VoIP: Saiba o que é e se vale a pena para sua empresa

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Nos últimos anos o setor de telecomunicação evoluiu bastante. Graças ao avanço da internet, surgiram novas soluções como a tecnologia VoIP que vem conquistando muitos adeptos por oferecer um nível maior de flexibilidade e eficiência a quem busca por uma comunicação empresarial escalável e com melhor custo-benefício.

A nível global, a tendência é que o mercado de tecnologia VoIp alcance cerca de $102,5 bilhões de investimentos até 2026. O que por sua vez, demonstra o rápido crescimento dessa tecnologia e sua relevância para marcas em todo mundo.

Contudo, se você ainda não entende muito do assunto e, por isso, não sabe do que se trata ou mesmo se vale a pena investir na tecnologia VoIp em sua empresa, continue sua leitura e compreenda como essa tecnologia funciona, quais suas vantagens e as principais diferenças com as linhas tradicionais de telefonia.

VoIP o que é?

VoIP é a sigla para Voice Over Internet Protocol e se refere basicamente ao sistema de telefonia por IP, telefonia por internet ou telefonia baseada na nuvem. De forma geral, o VoIP nada mais é que um sistema que faz chamadas através da internet ao invés de usar o caminho tradicional da central telefônica ou das redes fixas.

O Voice Over Internet Protocol converte os sinais de voz analógicos em dados digitais e assim faz com que as chamadas sejam realizadas independente das circunstâncias, desde que haja acesso à internet.

Além de chamadas de áudio, o sistema VoIP também permite configurações de sessões multimídia, possibilitando a realização de chamadas de vídeo. Essas chamadas, de áudio e vídeo, podem ser recebidas e enviadas por vários tipos de dispositivos. Sejam eles computadores, smartphones ou mesmo tablets. Porém, o uso é feito normalmente em aparelhos tradicionais.

O VoIP é muito utilizado em aplicativos como os populares WhatsApp por exemplo, ou o Skype e o Zoom. A qualidade de áudio desses aplicativos também costuma ser bem melhor que a de chamadas tradicionais.

Porém, os aplicativos dos quais citamos acabam usando a tecnologia de forma mais “branda”, voltada ao mercado consumidor. E isso quer dizer que ali é possível ter apenas acesso a um conjunto básico de recursos e que há muito mais a ser entregue pela tecnologia.

O VoIP a nível empresarial oferece muito mais que chamadas baratas e custo previsível com qualidade de áudio ótima, problemas técnicos mínimos e soluções imediatas, há junto disso muito mais vantagens.

Como funciona o VoIP?

De forma menos técnica, o VoIP é um substituto das linhas telefônicas e fios com o uso da internet. Ou seja, desse modo ele converte a sua voz em dados que podem ser transmitidos na nuvem, da mesma forma que funciona o envio de e-mail, por exemplo.

Uma das várias vantagens desse sistema é que não haverá falhas se estiver conectado com a internet. Isso porque a maior parte dos problemas que envolvem o VoIP podem facilmente ser corrigidos de forma remota e em poucos minutos.

Vantagens do VoIP para as empresas

De modo geral, os benefícios da tecnologia VoIP para o mercado corporativo alcançam níveis surpreendentes que permitem ações muitas vezes nem imaginadas. Uma maior acessibilidade, escalabilidade e tecnologia de ponta estão entre suas principais vantagens, mas há muito mais a se considerar quando se trata de VoIP.

Maior economia

Para começar essa tecnologia oferece uma maior economia em custo direto. Ou seja, quando comparada ao serviço de telefonia tradicional, os cursos iniciais são gigantes, principalmente em telefones comerciais e hardware de PABX. Com o VoIP há uma economia relevante nesse custo.

Além disso, com o sistema VoIp, as empresas não precisam se preocupar com gastos com fios de cobre, afinal a transmissão de voz e dados é feita de forma simultânea pela conexão da internet sem precisar mexer na fiação elétrica.

Ainda falando em economia, a tecnologia VoIp também elimina gastos com ligações por minuto. Sobretudo porque nesse caso os gastos são apenas com o serviço e pacote mensal de internet que a empresa já paga. Desse modo a economia com telefonia usando esse sistema pode chegar a 80%.

Trabalho remoto e produtividade

O VoIP permite conexão com uma longa lista de recursos existentes que viabilizam o trabalho remoto, como chamadas em espera, atendimento automático, chamada de vídeo instantânea, chamada em conferência, entre outros.

Desse modo, há um ganho maior de produtividade por parte dos colaboradores, além de uma maior economia de tempo e custos envolvendo transporte e gastos com viagens. Sem contar que é possível ainda otimizar a troca de informações através dos recursos oferecidos pelo sistema VoIp, compartilhando documentos e outros dados com várias pessoas ao mesmo tempo.

Maior acessibilidade e segurança

Estas são algumas das principais vantagens em se optar pelo sistema VoIP. Por ser uma tecnologia baseada na nuvem, é possível fazer chamadas de qualquer lugar do mundo quando, sempre que quiser, podendo inclusive direcionar a chamada e receber correio de voz por e-mail.

Além disso, outro ponto que também conta a favor dessa solução de telefonia é o fator segurança. Isso porque as ligações por VoIp são criptografas, o que por sua vez reduz as chances de interceptação de mensagens por indivíduos mal intencionados.

Outros benefícios importantes do sistema VoiP:

  • Maior escalabilidade – O sistema de telefonia deve crescer juntamente com o negócio, até mesmo para eliminar a necessidade de hardwares e linhas dedicadas, bem como gastos extras. Nesse cenário o VoIP ganha a cena outra vez, já que seu funcionamento na nuvem oferece a escalabilidade que o negócio precisa, garantindo que mudanças sejam feitas com muito mais rapidez na configuração do sistema de telefonia.
  • Recursos independente do tamanho da equipe – Há muitos recursos no sistema VoIP e toda essa gama de possibilidades avançadas atende a equipes de diferentes portes. O que não acontece com a telefonia tradicional, onde pequenas e grandes empresas precisam de provedores de chamadas diferentes para atender cada demanda.
  • Qualidade de chamadas – A qualidade de áudio no sistema VoIp é superior não variando de acordo com clima ou outros fatores. Ou seja, ele consegue manter sua estabilidade e qualidade com conexão robusta e boa qualidade de banda.
  • Suporte multitarefa – Ou seja, ao ligar e estar entre uma chamada você pode estar realizando outras ações, como enviar um documento, uma imagem. Ou mesmo um vídeo sem interromper a ação.

Diferenças entre VoIP e telefonia convencional

A principal diferença entre o sistema VoIP e o sistema de telefonia convencional é que uma é feita por meio da rede de internet. E a outra ocorre através de centrais ou redes fixas. Porém, há outras diferenças.

Entenda quais são essas outras diferenças que existem entre os dois sistemas de telecomunicação empresarial:

  1. Tempo de ativação – Uma linha VoIP pode ser ativada em menos de 1 hora sem precisar sair do lugar onde se está. Enquanto isso uma linha convencional de telefonia pode demandar alguns dias.
  2. Processos que são necessários – Para a VoIP é somente preciso ter uma conta no serviço e conexão com a internet. Já para a telefonia convencional há processos como planos de fidelidade, passagens de cabo, configurações, etc.
  3. Cobrança em ligações – No sistema VoIP a cobrança é baixa e notada em chamadas para telefones fixos ou em ligações nacionais e internacionais. Já na telefonia convencional a cobrança é feita por tempo e tipo de ligação. O que gera valores diferentes conforme a distância, a operadora, os horários e até mesmo os dias.

Vale a pena investir nessa tecnologia?

Existem muitas particularidades do sistema de tecnologia VoIP que fazem a diferença e prevalecem sobre o sistema de telefonia convencional. Além das vantagens, o custo benefício oferecido pelo sistema VoIp é muito mais atrativo.

Mas, será que realmente vale a pena optar por essa tecnologia? A verdade é que a tecnologia VoIP ao ser utilizada no meio corporativo pode mudar a comunicação da sua empresa. Não só atualizando as ferramentas de telefonia, mas proporcionando muito mais à equipe com custos bem menores.

Além de maior economia, o sistema VoIP de chamadas torna tudo mais fácil e produtivo, diminuindo as burocracias de ligações. E também maximizando o tempo e o dinheiro gastos com esses processos.

O VoIP é um sistema muito eficiente e barato que otimiza o relacionamento entre empresa e cliente de maneira imediata, solucionando de forma mais rápidas as demandas externas. E, inclusive, tendo um suporte com solução de problemas internos muito mais acessível e eficiente em pouco tempo.

Não é por acaso que o Voice Over Internet Protocol vem conquistando o público e as empresas e corporações de forma rápida e roubando a cena da telefonia tradicional com suas inúmeras vantagens de uso!

Portanto, se o seu objetivo é otimizar a telecomunicação da sua empresa, garantindo mais recursos, mais flexibilidade e menores custos, investir no sistema VoIp sem dúvida é uma opção que vale a pena!

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