Você sabe quanto está gastando em Roaming?

roaming

Saiba o que fazer para reduzir gastos em roaming adotando uma gestão de mobilidade corporativa sólida e eficiente.

Já notou a quantidade de telefones por aí? Não fazemos ideia da quantidade de Smartphones em operação. E segundo os últimos levantamentos, o número gira em torno de 4.5 e 6.8 bilhões de unidades. Os celulares literalmente tomaram o planeta, e a maioria dessa demanda está sendo utilizada para o trabalho.

Para você, gestor de TI, isso significa muitos ativos para controlar e organizar. Com celulares pessoais e corporativos se misturando no ambiente de trabalho, é fácil perder o fio da meada e extrapolar as contas pelo uso indiscriminado de pacotes de dados e roaming.

Controlar gastos de nossos telefones pessoais até que é fácil. Mas, quando falamos de centenas de linhas corporativas operando ao mesmo tempo, temos um grande problema. Os gastos com Roaming fora de controle podem ser bem altos. As tarifas por minuto de ligação e por megas de internet móvel podem resultar em contas com valores estratosféricos no final do mês!

Então, como fazer para reduzir os gastos com roaming na empresa? Existem algumas medidas que você pode adotar para cortar ou diminuir gastos nesse quesito. Mas antes entenda melhor como funciona o roaming em telefonia.

Roaming nas empresas – Entenda como funciona

Basicamente o roaming é um serviço que as operadoras de telefonia disponibilizam para que você e sua equipe consigam fazer e receber chamadas, assim como também trocar mensagens e navegar pela internet, mesmo estando fora da área de cobertura.

Essa facilidade na comunicação requer um preço, que normalmente vem registrado na fatura e costuma assustar, tendo em vista os altos custos cobrados em roaming, seja ele nacional ou então internacional. Algumas operadoras tem abolido a cobrança de roaming nacional, mas ainda assim é importante ficar atento a esse quesito para não acabar perdendo o controle das contas e ter prejuízos.

Como reduzir despesas com ligações e tráfego de dados na telefonia móvel corporativa

Basicamente, existem algumas medidas que você pode adotar para reduzir os custos com ligações e uso de dados em roaming na sua empresa. A adoção de uma política de uso transparente é uma delas.

Cultura da transparência

A clareza sobre gastos e uma política de uso adequada e disponível deve ser a base de uma empresa que pretende implementar uma “cultura” sólida. Cada vez mais dependemos de nossos dispositivos para o trabalho, e os custos com ligações e internet são a fundação de toda a estrutura de TI.

Se não podemos refrear essa tendência, temos de aprender a lidar com ela e suas complexidades, educando todos os colaboradores sob um conjunto único de regras.

Por isso, a melhor forma de reduzir despesas com telefonia móvel e roaming nas empresas é adotando uma politica de uso transparente, que mostre para funcionários e colaboradores todos os impactos financeiros que os serviços de roaming, bem como o uso dos dispositivos móveis na comunicação corporativa provocam na organização.

Invista em software de gestão de despesas em telecom

Não podemos apenas educar e esperar que cada colaborador a controlar seus gastos, confiando que todos irão seguir à risca nossas premissas, sem haver controle algum. Isso seria trabalhoso (quase impossível em alguns casos), e além disso, a área de TI tem outros afazeres.

Sendo assim, a solução efetiva de fato é um software de Gestão de Despesas de Telecom. Através dele, você poderá ter a visualização sobre todos os dispositivos em uso, assim como os usuários, planos ativos nas linhas, e faturas atualizadas mês a mês.

Essa é a única forma de centralizar os dados, visualizar diversos grupos de usuários, e possuir funcionalidades como:

  • Saber quanto cada usuário gasta, exatamente;
  • Localização de todos os contratos em um só lugar;
  • Manter um inventário completo de todos os dispositivos e linhas em uso;
  • Alocação de custos para setores ou colaboradores específicos.

Não se engane ao pensar que esse tipo de solução só é necessária à grandes empresas. Pequenos e médios negócios com mais de 50 linhas em atividade já encontram nas despesas de telecom os seus maiores gastos.

Trabalho inteligente

Com uma gestão adequada de uso, e um software para controlar os usuários e custos, você terá dado um importante passo. Isso porque, além de economizar (é o que todos queremos!), promoverá o uso inteligente e claro das ligações em Roaming.

Agora, o que você tem de fazer é procurar quem possa lhe ajudar com a implementação do software e cadastro de dispositivos e usuários. A melhor opção é a terceirização desse serviço para especialistas em TEM (telecom expense management), que pode ir além de apenas fornecer o Software.

Estabelecer metas de uso, políticas de utilização e criação do inventário de dispositivos são apenas algumas das operações oferecidas por esse tipo de consultoria.

O que uma consultoria especializada em TEM pode fazer?

Contar com uma consultoria especializada em TEM significa ter acesso a informações e estratégias valiosas que podem otimizar sua gestão e reduzir os gastos envolvendo o uso dos dispositivos móveis na corporação.

Mais que isso, por meio dessa consultoria, os especialistas realizam uma análise consultiva completa do perfil de consumo em telefonia da sua empresa, assim como também do contrato firmado entre sua organização e as operadoras de telefone. A partir dessa análise, é possível identificar alternativas para promover mais economia no setor.

Somado a isso há também ações na gestão de telefonia, como controle de inventário e faturamento, bem como as auditorias. Tudo isto garante ao cliente não apenas gerar mais economia, como também desfrutar das melhores condições contratuais, pagando um valor justo pelo serviço utilizado.

Além disso, o trabalho de uma consultoria também permite aos gestores identificar com mais facilidade todos os gargalos de custos com telefonia na sua empresa, buscando ainda indicar as melhores formas de contorna-los. Seja envolvendo o uso de dispositivos móveis na comunicação e transmissão de dados, ou na telefonia convencional.

Como selecionar uma empresa adequada para esse serviço?

Agora que você conhece a importância de uma consultoria especializada em TEM na redução de custos, veja abaixo algumas dicas que separamos para ajudar você a selecionar a empresa certa para este serviço.

Atente-se ao atendimento e suporte

Ao procurar uma ajuda especializada para a gestão de TEM visando a redução de custos com telefonia móvel, os primeiros pontos que deve avaliar é o atendimento e suporte oferecidos pela empresa. Para isso, você pode fazer algumas pesquisas, ver o que outros clientes dizem e buscar feedbacks reais de como funciona o atendimento na empresa.

Caso queira ir além disso, você pode ir até a empresa e conhecer de perto como funciona o trabalho e as soluções oferecidas pela empresa.

Uma empresa especialista em consultoria de Telecom, além de prestar um excelente atendimento ao cliente, também flexibiliza as formas de contato oferecendo diversos canais de atendimento para retirada de dúvidas, sugestões, reclamações, enfim, para manter uma relação mais próxima junto aos seus clientes.

Além disso, a qualidade também deve se fazer presente no suporte técnico que a empresa oferece. Nesse caso é essencial contar com um suporte que atue de forma rápida. Até mesmo para evitar atrasos ou problemas que possam afetar a comunicação na sua empresa.

Capacidade profissional para o serviço

Se você está buscando por especialistas em gestão de telefonia móvel para reduzir os custos da sua empresa, então subentende-se que seu objetivo é levar mais profissionalismo a esse quesito no setor de telecom, certo?

Sendo assim, é de fundamental importância que ao contratar uma empresa de consultoria de TEM, você verifique se a equipe realmente sabe o que está fazendo. Ou seja, se a capacidade profissional da equipe é suficiente para atender sua demanda.

E isso vale não apenas para experiência acadêmica, mas também a experiência prática. Desse modo, será possível atestar a eficiência e qualidade dos serviços que serão prestados pela empresa.

Veja as soluções ofertadas

Será que a empresa de consultoria de telecom oferece as soluções mais adequadas para atender aos gargalos da sua empresa neste setor?

Para obter essa resposta é crucial verificar o leque de serviços que ela oferece. Dessa forma, você terá a chance de selecionar com consciência apenas os serviços que melhor atenderão as suas exigências.

Muitas vezes, esse tipo de informação está presente no site da empresa, mas você também pode discutir o assunto momentos antes de fechar o contrato. O mais importante é compreender de forma clara e objetiva o que a empresa de consultoria poderá fazer por sua organização.

Não perca mais dinheiro com o uso desmedido dos serviços de roaming na sua empresa. Conte agora mesmo com a Mobilit e tenha acesso a melhor consultoria em TEM do mercado para identificar as falhas e apontar as soluções certas visando reduzir os custos com telefonia na sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *