Termos Técnicos de TI: Conheça os 35 principais para qualquer profissional desta área

termos técnicos de ti

Na área de tecnologia da informação existem vários termos técnicos de TI que são indispensáveis para quem atua nesse ramo. E por mais complexos que possam parecer, seu entendimento é necessário. Isso porque, a medida em que você vai se familiarizando com cada um deles, sua rotina de trabalho se torna muito mais fácil.

Portanto, se você é um profissional desta área ou pretende trabalhar com internet ou computação, continue lendo. E conheça agora mesmo os 35 principais termos técnicos de TI. Confira!

35 termos técnicos de TI que todo profissional deve conhecer

Não importa se você é iniciante ou então já possui experiência na área, os termos abaixo são indispensáveis para entender bem o mundo da tecnologia. Confira a seguir os 35 principais termos de TI que todo profissional dessa área deve conhecer:

1. Algoritmo

Algoritmo é uma sequência lógica e finita que possui instruções que geram uma fórmula matemática ou então estatística para a realização de análise de dados nos computadores.

2. ABR

ABR (Available Bit Rate) ou então em português TBD (taxa de bit disponível), corresponde a um dos termos técnicos de ti referente a quantidade média de dados transferidos por unidade de tempo.

3. Analytics

Analytics é um termo que se refere a capacidade de capturar, processar e analisar informações, de modo que estas se transformem em importantes insights para o desenvolvimento processos digitais.

4. ASCII

ASCII (American Standard Code for Information Interchange) que em portugues significa “Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação” é um dos termos técnicos de ti muito comum nessa área. Ele ser refere ao código binário que os computadores usam para se comunicar entre si.

5. AWS

AWS (Amazon Web Services) é um dos termos de ti que se refere a uma plataforma de serviços em nuvem, com funcionalidades capazes de ajudar empresas a crescer. Entre as funcionalidades que essa plataforma oferece estão armazenamento de banco de dados e distribuição de conteúdo.

6. B2B e B2C

B2B (Business To Business) é um termo utilizado para se referir a operações de empresas para empresas. Já o BDC (Business To Customer) se refere a negociações entre empresas e clientes.

No universo dos negócios digitais, estes dois termos são muito comuns. Por isso, profissionais de TI precisam ficar atentos a eles e entender bem o que tais termos significam.

7. BBS

BBS (Bulletin Board System) consiste em um ambiente virtual composto por modems, computadores e softwares ligados a uma ou então mais linhas telefônicas. Por meio de uma configuração feita usando arquivos de texto e scripts, é possível desenvolver seu próprio sistema e conecta-lo a outros sistemas através de uma rede telefônica.

8. BDE

BDE (Borland Database Engine) é um dos termos técnicos de ti  que se refere a um mecanismo de acesso a bancos de dados desenvolvido pela Borland e testado no mundo todo.

9. Backbone

Backbone, ou espinha dorsal em português, é um dos termos de ti que se refere a rede principal onde circula todos os dados pessoais de todos os clientes da internet no mundo todo.

10. Backup

Dos termos de ti já mencionados até agora, este talvez seja um dos mais utilizados no setor de TI. O Backup é uma expressão utilizada para se referir a cópia de arquivos de um dispositivo para outro dispositivo de armazenamento a fim de mantê-lo salvo em caso de perca de dados.

11. BI

BI (Business Intelligence) é um termo que se refere a um softwarepara visualização de indicadores de negócios que permite a visão simplificada de dados mais complexos.

12. Big data

Big Data é utilizado para se referir a um conjunto de dados complexos ou então muito extensos que os apps de processamento de dados comuns não são capazes de lidar com eficiência.

13. BYOD

BYOD (Bring Your Own Device), que em português significa “traga seu próprio dispositivo”, é um termo usado para indicar a possibilidade de uso dos próprios dispositivos pessoais como tablets, celulares ou então notebooks no ambiente de trabalho, de modo que eles sejam conectados a rede corporativa da empresa.

14. Cache

Cache é um dos termos técnicos de ti que se refere a um dispositivo de acesso rápido, integrado a um sistema, que serve como intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento.

15. COBOL

COBOL (Commom Business Oriented Language) ou então linguagem comum orientada para negócios em portugues, se refere a uma linguagem tradicional de programação muito utilizada em bancos de dados comerciais.

16. Cookies

Cookies é um termo que se refere a arquivos de tamanho pequeno que ficam guardados nos computadores com a função de armazenar dados específicos de clientes ou então de websites para serem localizados rapidamente pelo servidor no futuro.

17. Clock Rate

Clock Rate é uma expressão que se refere a frequência com que um processador de um computador funciona com sistema de medidas em Hertz, MHz ou então em GHz.

18. Cloud Computing

O cloud computing, ou então computação em nuvem no português, se refere ao uso da capacidade de armazenamento de computadores e servidores compartilhados que estão interligados através da internet.

19. CRM

CRM (Customer Relationship Management), ou então gerenciamento do relacionamento com o cliente no português, é termo utilizado para se referir a um sistema integrado de gestão composto por vários processos e tarefas executados de forma organizada e integrada, que tem como foco o relacionamento da empresa com seus clientes.

20. Dados estruturados

Dados estruturados são informações que se organizam de uma forma lógica e, por isso, diminuem a possibilidade de usá-los como insights em estratégias para o Big Data.

21. Dark data

Dark data se refere a dados desconhecidos que correm o risco de ficar armazenados sem serem analisados ou então acessados caso o próprio sistema não seja projetado para tal ação.

22. Data center

Data center é um dos termos técnicos de ti que se refere a um ambiente projetado para abrigar servidores, equipamentos de processamento, ou então de armazenamento de dados. 

23. DBA

O DBA (Data Base Administrator), ou então administrador de banco de dados no português, é uma sigla que se refere ao profissional responsável pelo gerenciamento e organização do banco de dados de determinada empresa.

24. DHTML

DHTML (Dynamic HTML) é um dos termos técnicos de ti que se refere a união das siglas HTML, JavaScript e CCS que ficam aliadas juntas facilitando mudanças de propriedades da web.

25. Elastic Search

Elastic Search corresponde a uma ferramenta usada para fazer a busca de código aberto (opensource) com capacidade de tratar em tempo real grandes quantidades de dados. Seu servidor se baseia em Apache Lucene e é desenvolvido em Java. Entre as vantagens dessa ferramenta de busca em full-text estão a disponibilidade para tratamento de grandes volumes de dados e o armazenamento dessas informações no formato de documentos.

26. Firewall

Outro termo de ti muito comum é este. O Firewall é uma expressão utilizada para se referir a um dispositivo de uma rede de computadores que visa aplicar uma política de segurança a um ponto especifico da rede.

27. FTE

FTE (Full Time Equivalent), ou então “equivalente a tempo completo” no português, é um dos termos técnicos de ti usado para designar um método de mensuração do grau de envolvimento de um colaborador com a empresa.

28. Gateway

Gateway é a expressão que se usa para se referir a um computador que liga duas redes ou então mais redes que usam protocolos de comunicação interna diferentes um do outro.

29. HTTPS

HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) é um dos termos técnicos de ti que se refere a um protocolo que permite a transferência de dados por conexão criptografada.

30. IOT

IOT (Internet of Things) ou então “Internet das Coisas” em português, é uma sigla utilizada para definir a conexão de qualquer coisa com a internet. Desde dispositivos eletrônicos, até eletrodomésticos, tênis, entre outras coisas.

31. OPEX

OPEX (Operational Expenditure) é um dos termos técnicos de ti que se refere ao capital utilizado para manter ou então melhorar os bens físicos da empresa. Entre os bens envolvidos, pode ser equipamentos ou então imóveis, por exemplo.

32. Intranet

Intranet é uma expressão utilizado pelos profissionais do setor de ti para se referir a rede interna de computadores de uma determinada empresa.

33. Query

Query é um termo utilizado para se referir ao processo onde dados são retirados da Big data. E em seguida são apresentados aos demais interessados de forma mais clara e dinâmica.

34. P2P

P2P (Peer to peer) é um dos termos técnicos de ti para uma arquitetura de redes de computadores onde cada ponto funciona como cliente e servidor facilitando o compartilhamento de dados.

35. Virtualização

Virtualização é um dos termos técnicos de ti que se refere a uma forma de execução de programas, sistemas operacionais ou então serviços em um único dispositivo físico.

Dica extra para você da área da tecnologia!

Saiba que além dos termos técnicos de TI citados acima são, existe uma infinidade de outros termos e expressões usadas no mundo da tecnologia. No entanto, mais importante do que decorar cada termo é você saber utiliza-los na prática. Portanto, pratique-os em seu dia a dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *