Assessoria em Telecom Vale a Pena?

Os serviços de telecomunicação fazem parte da rotina de qualquer empresa hoje em dia. Mas, embora pareça fácil realizar a gestão dos recursos de telefonia como linhas de telefone fixa, banda larga, dispositivos móveis entre outros, existem muitos obstáculos por trás desse processo de gestão. E é justamente nesse aspecto que contar com um serviço de telecom assessoria faz toda a diferença.

Mas você sabe exatamente o que é o serviço de assessoria de telecomunicação? Como esse serviço funciona e por quais motivos o serviço de telecom é tão importante para gestão e o sucesso da sua empresa?

Se a resposta for não, acompanhe esse artigo até o final. Nele mostraremos todos os detalhes que você precisa saber sobre os serviços de assessoria em telecomunicações. Desde sua definição, até se contratar uma telecom assessoria realmente vale a pena para o seu negócio. Confira!

O que é uma assessoria em telecom?

A assessoria em telecom consiste em um serviço que busca identificar a situação real da gestão de telefonia de uma empresa, visando orientar tecnicamente e desenvolver soluções aplicadas a este setor para otimizar custos assim como melhor aproveitamento dos serviços de telecomunicação corporativa.

Para isso, a telecom assessoria basicamente desempenha algumas funções estratégicas, o que inclui desde implementar políticas de uso de dispositivos móveis com orientações de segurança de informação nas empresas, até aplicar softwares que otimizam a comunicação sem comprometer os custos em telecom, além de promover melhorias em processos operacionais no setor de telefonia, assim como em outros departamentos que estejam interligados diretamente ao setor de telecomunicação.

Ou seja, um assessor de telecomunicações não só aponta as soluções, mas procura ir além, adotando medidas para sanar os problemas relacionados a gestão de telecom. Seu trabalho consiste em oferecer orientações técnicas associadas a área de telecomunicação da empresa, fazendo o monitoramento e dando o suporte adequado, auxiliando em atividades como instalação de recursos, execução de teste e emissão de relatórios.

Em outras palavras, o objetivo principal de uma assessoria em telecomunicações é identificar problemas entre a tecnologia aplicada, a eficiência em comunicação interna e externa da empresa e os custos em telecom que esse processo gera como um todo. Assim, torna-se possível sugerir e implementar soluções possíveis e que façam parte da realidade do negócio, agindo como transformador nas áreas de gestão em telecom, segurança e gestão de dispositivos móveis reduzindo os custos e agilizando os processos.

Telecom assessoria vale a pena?

Um serviço de assessoria telefonia ajudará sua empresa, seja ela de grande ou pequeno porte a otimizar seu sistema de telecomunicação, melhorando a comunicação interna e também com seus clientes, reduzindo os custos com telefonia e agilizando processos com maior segurança de informações no seu negócio.

Portanto, investir em telecom assessoria sem dúvida é algo que faz a diferença para empresas que desejam garantir uma melhor performance operacional e se tornar mais competitivas no mercado. Inclusive, quanto a isso os números não mentem.

Nos últimos anos os investimentos em telecom aumentaram consideravelmente. Em um levantamento feito pela IDC revelou que cerca de 35% das empresas latino-americanas focaram boa parte dos seus investimentos no mercado das telecomunicações, principalmente em decorrência da Pandemia, que trouxe a necessidade de manter a conexão com equipes trabalhando remotamente e a proximidade com seus clientes a partir de canais de comunicação efetivos.

Mas, estes não foram os únicos motivos que tornam o serviço de assessoria em telecom úteis para as empresas. E, portanto, um investimento com excelente custo-benefício. Veja a seguir, quais outras razões sua empresa deve contar com uma assessoria de telecomunicações eficientes hoje em dia. E os impactos que essa telecom assessoria pode oferecer para o seu negócio.

Melhora no desempenho

As estratégias guiadas pela telecom assessoria lhe permitem obter resultados não apenas de longo prazo, mas melhores no desempenho diário.

Com o suporte de um assessor de telecom, a empresa consegue enxergar com mais facilidade o que precisa ser feito hoje para que ela consiga chegar aonde deseja em um futuro próximo, buscando melhorar os pontos que já são bons e rever os aspectos ruins, de modo a otimiza-los ou substitui-los por ações mais efetivas.

Suporte de tomada de decisão

Com a competitividade no mercado empresarial cada vez mais acirrada é preciso ter dados claros e precisos sobre os mais diversos tipos de processos da empresa, de modo que estes dados possam auxiliar em tomadas de decisão mais claras e assertivas.

Para que isso seja feito é necessário primeiramente ter uma visão holística, que vá mais além da realidade da empresa, para enxergar o que se passa tanto no setor de telecom como em outros departamentos, bem como as questões associadas aos custos financeiros e as tendências de mercado.

Além disso também é preciso contar com o auxílio de ferramentas que se baseiem em dados de mercado e melhores estratégias. O que só é possível quando se tem uma assessoria de telecom competente. E que seja alinhada diretamente aos propósitos do negócio para ajudar os gestores a tomar as melhores decisões. Não de forma intuitiva, mas baseadas em dados consistentes.

Redução de custos

Investir em um serviço de telecom assessoria ajuda a sua empresa a garantir uma boa redução de custos na área de telecomunicação. Isso porque este setor é um dos que envolvem os maiores gastos, seja pelo uso inadequado dos ativos deste departamento, ou pela falta de gerenciamento quanto aos custos e contratos firmados com operados envolvendo a telefonia da empresa.

Uma assessoria de telecom permite adoção de estratégias que visem reduzir gastos mensais em telefonia. Tanto por conta da revisão de contratos de telefonia, quanto pelo uso de métodos eficientes que agilizem e otimizem as demandas e os processos.

Aquisição de novos conhecimentos

O serviço de assessoria em telecom é feito normalmente em parceria com os gestores da empresa. Sendo assim, esta relação acaba gerando um troca produtiva de conhecimento, fazendo com que haja uma atualização constante de informações entre os profissionais.

Isso acaba contribuindo para um aumento de competência na hora de executar determinadas tarefas no setor de telecom. Ou seja, contratando uma assessoria, sua empresa adquire o que há de mais valioso nesta relação, o conhecimento adequado para atingir os resultados esperados.

Agilidade em atingir resultados

O tempo necessário para atingir metas e objetivos na maioria das vezes está associada a experiência, aliada ao conhecimento técnico e recursos disponíveis na empresa.

Sendo assim, ao contratar serviços de assessoria em telefonia é possível ganhar tração e desenvolver ações com maior agilidade alcançando metas, assim como objetivos empresariais com mais rapidez e facilidade, visto que seu negócio terá o suporte direto de profissionais que já estão engajados nesse processo há bastante tempo e tem conhecimento do assunto.

Como contratar a melhor assessoria em telecom

telecom assessoria

Investir em telecom assessoria como podemos ver é uma prática bastante indicada. Principalmente quando se pretende reduzir gastos nas áreas de telefonia e internet, proporcionar o crescimento empresarial como um todo, otimizar tempo e custos. E também para quem busca recursos tecnológicos inovadores.

Afinal, nem sempre as empresas costumam detectar falhas no uso de seus ativos, cobranças indevidas, assim como outros problemas envolvendo o setor de telecom sozinhos.

Portanto, contratar um serviço de consultoria ou assessoria em telecomunicações é essencial, tanto para grandes ou pequenas empresas que já detectaram problemas neste departamento. Ou então para quem quer agir de maneira preventiva e estabelecer estratégias melhores que auxiliem na comunicação, agilização de processos. E, consequentemente, no crescimento empresarial saudável, potencializando os lucros do seu negócio.

Mas como contratar esses serviços de forma assertiva e sem arrependimentos futuros?

Ao optar por decidir pela empresa que vai prestar os serviços de assessoria em telecomunicações para você é preciso considerar alguns pontos.

É necessário encontrar uma telecom assessoria que seja experiente e ofereça um serviço de qualidade. Mais que isso, é preciso contar com uma empresa que atenda as necessidades e características da sua empresa de forma bastante individual. Ou seja, uma empresa que considere como pontos chaves o bom planejamento, organização e as boas estratégias focadas nos serviços oferecidos pela sua empresa.

É muito importante focar na escolha da empresa certa para fazer os serviços de assessoria em telecom. Que seja uma empresa que ofereça não só o “know how”, mas também as melhores soluções voltadas para as necessidades do seu negócio. Só assim poderá garantir as vantagens e benefícios que esse serviço pode oferecer.

Avalie o perfil e o cenário da empresa, bem como as possibilidades de aplicar as soluções apresentadas pelos serviços de assessoria em telecom. É muito importante estar alinhado e planejado as escolhas para tornar os serviços realmente eficiente.

Ao tomar os cuidados e seguir as dicas acima, com certeza sua escolha de um serviço de assessoria em telecom será direcionada pela melhor decisão. Assim, poderá usufruir da eficiência e da qualidade dos serviços que a telecom assessoria realmente propõe e visa entregar para a sua empresa.

Agora que você sabe o que é telecom assessoria, assim como as vantagens em ter um serviço de assessoria em telecomunicação na sua empresa, não deixe de realizar uma avaliação. Solicite agora mesmo um orçamentos e proporcionar melhor qualidade e maior lucro na sua empresa do suporte adequado no setor de telecomunicação do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.