reduzir despesas corporativas

Neste artigo apresentaremos algumas medidas práticas que as empresas devem adotar para reduzir despesas corporativas.

Atravessamos um momento conturbado, que exige atenção e preparo em gestão. Contudo, novas lideranças serão escolhidas ainda este ano, e junto com o período eleitoral, dúvidas sobre  inflação, juros, PIB, alta na inadimplência e especulações causam mudanças nos cenários macro econômicos que impactam diretamente nas decisões estratégicas das organizações. 

Adicionalmente a essas considerações, novos entrantes internacionais exibem seus orçamentos enxutos, exigindo a mesma cultura em nosso mercado, e a não redução das despesas como premissa na gestão, compromete a competitividade. 

Empresas brasileiras têm em seu DNA, a habilidade de lidar com intempéries; contudo, vivem administrando obstáculos ao mesmo tempo em que precisam manter o olhar  no futuro.  

Reduzir despesas não deve significar a perda de recursos ou de força de trabalho, e tampouco deve custar a satisfação dos funcionários e a sua produtividade.

Muitos pontos podem ser levantados para encontrar os reais fatores geradores de gastos desnecessários, e esses sim devem ser analisados e cortados.

Conheça as melhores práticas em redução de custos, regras de ouro para o gestão inteligente:

Evite cortes de gastos nas áreas geradoras de receitas

Concentre-se nas operações centrais e evite ao máximo reduzir custos de áreas críticas, como vendas, marketing ou tecnologia que permita a execução do trabalho. Essas áreas devem ser preservadas, assim como a cooperação de todos os profissionais envolvidos.

Descontos em faturas

Saiba que multas por atraso ou juros oneram muito as despesas no final do mês. Negocie descontos para pagamentos antecipados e evite atrasos nos pagamentos.

Tarifas bancárias

Esteja atento as taxas e observações em pormenores, letras miúdas e pequenas cobranças diversas. Faça um levantamento de tudo o que foi gasto, e pesquise as tarifas de outros bancos. Adicionalmente, pesquise taxas  menores e converse com o gerente. Se souber negociar, você poderá diminuir os gastos em um terço ou até pela metade.

Redução de impostos

Certamente a complexidade se faz presente no sistema tributário brasileiro, e as diversas possibilidades em tributação podem representar redução ou não do pagamento de impostos.  Adicionalmente, tenha um contador de confiança para encontrar soluções para o seu tipo de negócio e especificação tributária. 

Compras e serviços

Despesas como material de escritório, alimentos e itens de manutenção podem custar caro. Planeje com antecedência e compre quantidades maiores com desconto. Em outras palavras, utilize os serviços online, aonde em muitos casos os preços são menores e não há cobrança de frete.

Meios de comunicação

Ligações telefônicas, principalmente as feitas para celulares, planos de dados inadequados e erros em faturas correspondem em muitos casos ao principal fator de desperdício de capital dentro de uma empresa. Contudo, é muito importante que esses processos sejam analisados, revistos e otimizados.

Outro ponto importante é a disponibilização de tecnologia móvel para comunicação. Mensagens de texto, redes sociais e teleconferências reduzem drasticamente os custos com Telecom.

Armazenamento na nuvem

Documentos impressos são caros, ocupam espaço e são ecologicamente incorretos. Imprima o estritamente necessário e invista em armazenamento de dados na nuvem, notas fiscais e faturas eletrônicas e ordens de serviço remotas. Conheça algumas ferramentas gratuitas como por exemplo, Google Drive, Box, Docs, Dropbox, iCloud, entre outros.

Renegociação de dívidas

As dívidas são parte dos negócios. Entretanto, não se desespere, negocie juros e elabore um plano para  quitação estudando as possibilidades e as vantagens existentes junto aos fornecedores e bancos. 

Terceirização

Uma ótima maneira de economizar com pessoal e treinamento. Contudo, funções de apoio como especialistas em seleção, consultorias em Telecom e Marketing podem ser contratados para projetos específicos, contribuindo com sua expertise. 

Otimização

Em muitas empresas os setores estão focados em suas tarefas particulares e a visão sistêmica fica comprometida. Otimizar processos através de análises ou consultorias pode ser de grande auxílio na identificação de pontos de atenção, tanto na redução de despesas como na eficiência em processos e produtividade. 

O momento é oportuno para revisões orçamentárias e novas elaborações. Apesar de tudo, análises vinculadas a redução de despesas devem ser consideradas prioridade, tanto para obter os resultados almejados, quanto para se considerar futuros investimentos. 

A hora é de economizar, e isso significa assumir o compromisso sustentável para com suas operações e custos. Grandes empresas estão sinalizando que este é o caminho, e em suas políticas consideram a eficiência em gestão de custos, parte integrante de suas estratégias. 

Finalmente, redução de custos trata de otimizar processos de forma inteligente, considerando prioridades e eliminando desperdícios. Deve ser feita de tempos em tempos, para garantir a saúde da empresa. Quem se prepara não sofre os prejuízos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *