Saiba porque a Redução de Custos de Telecom é importante para a sua empresa

redução de custos em telefonia

Fazer a redução de custos em telefonia corporativa é muito importante, sobretudo porque um dos maiores gastos empresariais envolve justamente a área de telecomunicações.

Revisar custos, atualizar serviços, identificar erros e cobranças indevidas das operadoras. Tudo isso faz parte de uma boa gestão em telecom e ajuda a reduzir os gastos com telefonia otimizando o fluxo de lucro em caixa.

Mas, se ainda assim não se convenceu 100% de que reduzir despesas de telecom é um fator de vital importância para o seu negócio, continue sua leitura. E veja a seguir alguns argumentos que justificam a relevância de reduzir custos em telefonia para qualquer negócio, independentemente do seu porte ou segmento. Confira!

Por que a redução de custos em telefonia é importante?

Se preocupar em reduzir custos com telefonia é algo que pequenas e grandes empresa devem fazer. E motivos para isso não faltam. Ter o controle sobre os custos com telecom auxilia na tomada de decisões na hora de manter ou não um serviço neste setor. Isso ajuda a evitar que a empresa mantenha um serviço operando com prejuízo e sem gerar qualquer utilidade para o negócio. Mas não é só isso.

Se não houver controle sobre todos os recursos associados ao departamento de telecomunicação ou como eles são usados pela equipe, os gastos se excedem. Desse modo, uma empresa que poderia lucrar muito, acaba tendo que utilizar essa faixa de ganhos apenas cobrindo o valor de taxas muitas vezes já nem mais utilizadas.

Segundo um relatório divulgado pela Abinee com previsões da IDC Brasil, o mercado de telecom cresceu cerca de 10% só em 2021. Esse crescimento se deve, principalmente, em razão da pandemia do Covid-19, que digitalizou muitos processos, além de fazer com que muitos cargos passassem a operar de forma 100% remota, o que exigiu ainda mais deste setor. E a tendência é que esse crescimento do mercado de telecomunicações empresariais aumente em um ritmo muito mais rápido.

Diante disso, é importantíssimo dar atenção especial aos gastos com telefonia trazendo soluções viáveis que reduzam os custos altos e indevidos nessa área.

Gestão dos custos em telefonia

Se em uma família já é difícil gerenciar os gastos com telefonia com apenas uma ou duas linhas e um telefone fixo, imagine uma grande empresa, com milhares de funcionários com celulares, telefones, linhas e ramais.

Por isso, contar com uma gestão eficiente na redução de custos em telefonia é importante. Veja a seguir alguns dos benefícios que uma boa gestão de telefonia corporativa pode proporcionar ao seu negócio:

Evita desperdício de dinheiro com cobranças indevidas

A gestão de telefonia atua gerenciando as faturas e identificando através de auditorias o que é contratado e realmente está sendo faturado, buscando contestar valores indevidos. E evitando a cobrança inadequada das operadoras.

Ao fazer auditorias e identificar nas faturas os valores que não condizem com a realidade da empresa, evita-se os desperdícios de recursos que podem ser direcionados a outras áreas do negócio, assim como promove a redução de custos em telefonia e melhora a lucratividade da empresa.

Benchmarking de tarifas

Um benchmarking de tarifas é a comparação dos produtos, serviços e práticas de telefonia utilizados na empresa e é muito importante para comparar as ações e usos em telecomunicação para reduzir e otimizar custos.

Uma gestão de telefonia consegue comparar e buscar melhores opções de planos e pacotes, assim como promoções e descontos e rever contratos, visando a melhor qualidade dos serviços e o menor preço, garantindo um bom custo-benefício nos serviços de teleocm.

Otimiza processos ineficientes

Uma boa gestão de telecom não só participa na redução de custos em telefonia, mas ajuda a otimizar os processos que são ineficientes, atualizando os serviços para aqueles que sejam realmente necessários.

Ao otimizar os processos ineficientes na telefonia corporativa é possível usufruir melhor dos recursos de telecomunicação, otimizar a lucratividade da empresa, promover novos investimentos e reduzir gastos excedentes e inviáveis.

Proporciona uma melhor performance financeira

A gestão de telecomunicações ao fazer a análise e encontrar soluções que reduzam e otimizem os custos e o fluxo de caixa corporativo em relação aos serviços de telefonia acaba que por consequência proporcionando uma melhor performance financeira a empresa.

Isso acontece porque, ao reduzir gastos, identificar falhas e cobranças indevidas, encontrar melhores contratos com operadoras e otimizar os serviços visando a qualidade e o uso correto, as despesas gerais com telefonia diminuem e esse valor pode ser utilizado para muitos outros investimentos, beneficiando outros processos da empresa.

Além disso, aplicar boas estratégias de gestão de telefonia como a política de uso para a equipe de colaboradores e funcionários acaba por otimizar a produtividade corporativa e focar a atenção na melhor performance e resultados da equipe.

7 praticas para redução de custos em telefonia na sua empresa

redução de custos em telefonia

Agora que você já conhece a importância de uma boa gestão de telefonia corporativa e o quando ela pode colaborar não só para a redução de custos em telefonia, mas em vários outros processos internos da empresa precisa entender como fazer para gerenciar melhor a área de telecom.

Por isso, conheça as 7 principais práticas que irão te ajudar na redução de custos em telefonia corporativa e na otimização do fluxo de caixa lucrativo do seu negócio:

1. Conheça sua estrutura de telecomunicações

Conhecer a estrutura de telefonia da sua empresa e fazer o inventário desses recursos é a melhor maneira de identificar os ativos e licenças como a quantidade de telefones móveis e fixos, linhas, ramais, links de dados, modens, roteadores, computadores, servidores, softwares, etc.

Esse inventário oferece um melhor panorama do que há na empresa e facilitará a gestão de telefonia estratégica a fim de identificar de maneira mais fácil a origem dos gastos e promover a redução de custos de telecom, tal como verificar o que há em desuso.

2. Faça auditorias mensalmente

Tendo um inventário de faturas e o conhecimento dos equipamentos e serviços que compõem a estrutura de telecom da sua empresa é mais fácil realizar as auditorias e verificar os gastos com telefonia mensais.

Ao fazer a auditoria e análise das faturas é possível identificar os erros contratuais, os gastos excedentes, as cobranças indevidas e se reorganizar e readaptar contratos ou até mesmo contestar dados diretamente com as operadoras.

Auditorias bem detalhadas permitem identificar informações incompletas, erros e inconstâncias nas contas; tarifas indevidas ou incorretas; pacotes não contratados; sobretaxas de contrato; serviços pagos e não utilizados; reajustes periódicos que acontecem; entre outras situações.

3. Verifique os custos e inadequações dos serviços de telefonia

Para uma melhor redução de custos em telecomunicações corporativas é importante fazer a verificação dos custos da empresa, assim como as inadequações quanto ao uso dos serviços de telefonia da organização.

Sobretudo, porque essa análise irá lhe proporcionar uma visão mais clara sobre como sua equipe faz uso dos recursos de telefonia na empresa. E qual o impacto disso sobre as despesas da empresa no setor de telecom.

Situações como ligações com CSP de outras operadores geram custos adicionais. O uso de celular corporativo para outros fins que não o de trabalho, assim como a instalação e uso de aplicativos que não são úteis às operações da empresa também impactam diretamente as despesas com telecom. da empresa. E, portanto, precisam ser observados com atenção e posteriormente serem alvos de medidas e políticas para redução de custos em telefonia.

4. Aplique política de uso de telecomunicações a sua equipe de funcionários

Aplicar políticas corporativas e regras objetivas e claras aos funcionários e equipes da sua empresa é extremamente necessário. E quando se trata dos recursos de telecom não é diferente.

Deixe claro as políticas de uso, os bloqueios, permissões, horários e tudo o mais que se fizer necessário as atividades de telefonia corporativa. Assim como também deve-se esclarecer as ações a serem tomadas caso as regras não sejam cumpridas.

Exponha as restrições, mas também estimule a boa prática e eduque sua equipe através de treinamentos e playbooks, por exemplo. Estando a disposição para dúvidas e resolução de problemas, tanto como sugestões de elaboração e política de uso de telefonia.

5. Organize os pagamentos e evite multas e juros

Uma má organização pode gerar prejuízos com multas e juros, como por exemplo, os atrasos na data de pagamento das faturas.

Conhecer as datas de vencimentos, distribuir e definir o fluxo de pagamentos e verificar a confirmação desses pagamentos é essencial para que não haja cobranças excedentes. E até mesmo a negativação da empresa.

Para tornar tudo ainda mais eficiente busque registrar e centralizar esses comprovantes, mantendo regular e organizada essas cobranças.

6. Desative os serviços não mais utilizados

Otimizar a redução de custos em telefonia está diretamente ligado a cortar gastos, principalmente com os serviços que já não são mais utilizados. È preciso se ater as mudanças que ocorrem no ambiente corporativo e rever o que é usado para evitar desperdícios.

A rotatividade de funcionários pode gerar linhas ativas não mais utilizadas, por exemplo. Então, rever e monitorar constantemente os serviços a fim de desativar o que já não é mais útil, faz não só a empresa reduzir gastos. Mas tem um impacto gigante no bom fluxo de caixa e lucro do negócio.

7. Invista em gestão de telecom e efetive a redução de custos em telefonia na sua empresa

Por fim, mas não menos importante para reduzir custos de telecom invista em uma boa gestão de telecom. Com ela vai ser possível não só diminuir os gastos, mas otimizar todos os serviços relacionados a telefonia.

Mais que isso, ter o suporte de uma empresa especializada no assunto permite que sua empresa conquiste algumas vantagens competitivas, como:

  • Melhorias na comunicação interna e externa da empresa
  • Maior agilidade nas tomadas de decisões
  • Rápida identificação de falhas no setor de telecom e em outros departamentos interligados que comprometem a lucratividade do negócio

Uma gestão em telefonia especializada sabe o que faz, tem conhecimento sobre o assunto. E sabe lidar com as renegociações, encontrar desatualizações, reduzir gastos e ainda assim manter a qualidade dos serviços de telecomunicações na sua empresa.

Investir em uma boa gestão de telefonia corporativa é fundamental. Principalmente quando se tem por objetivo a redução de custos em telefonia e a otimização dos lucros empresariais. Por isso não deixe de aplicar as dicas aqui expostas e investir numa boa gestão de telecom no seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.