Perdi meu celular! E agora?

Perdi meu celular

Mais que um transtorno, perder o celular chega a ser um pesadelo. 

Para muitos é a mesma sensação de quem teve o carro roubado, o coração dispara, as mãos tremem e ficamos feito doidos refazendo nossos passos para descobrir onde é que o perdemos.

Após procurar em todo canto, ligar para si mesmo, para a casa, escritório e até a padaria, nos damos conta da verdade nua e crua: perdemos o celular, de verdade.

A primeira reação é um misto de raiva e tristeza, e por fim nos conformamos, a contragosto.

Hoje em dia carregamos o mundo dentro do celular, e não desgrudamos de nossos pequenos e valiosos dispositivos.

Ao perdermos nossos aparelhos, corremos o risco de exposição ou dano, devido à grande quantidade de dados contidos na memória, tanto pessoais como corporativos.

Chorar o leite derramado não adianta agora, e devemos nos ater às questões práticas:

O primeiro passo é não entrar em pânico, e saber que a tecnologia também possibilita nossa proteção, e devemos saber como podemos proceder:

  • Diversos sistemas operacionais possuem ferramentas de rastreio, do tipo “Find my Iphone”. Se tiver instalado, é possível que você consiga, por GPS, identificar sua localização;
  • Caso não consiga localizá-lo, notifique a operadora para cancelar os serviços da linha imediatamente. Caso quem roubou o aparelho consiga destravar qualquer tipo de senha de acesso, poderá usá-lo para ligações e downloads, e a conta virá pra você;
  • Verifique também com a operadora se você tem direito a algum tipo de seguro, dependendo do seu plano;
  • Faça um boletim de ocorrência (B.O.);
  • Caso utilize o aparelho para trabalhar (BYOD), confirme com o departamento de TI da sua empresa se há políticas e procedimentos para esses casos. Eles podem ajudar a proteger ou até mesmo apagar os dados do dispositivo;
  • Há empresas que utilizam sistemas de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, EMM) e têm a capacidade de eliminar todos os dados corporativos do celular, ou mesmo travar o aparelho completamente, impossibilitando o seu uso.

Perdi meu celular! Prevenir é o melhor…

Como dizem: Mais fácil prevenir do que remediar. Conheça algumas medidas simples que podem ser tomadas no ato de aquisição do aparelho, o que farão toda a diferença:

  • Primeiramente, faça o download do aplicativo do tipo “Encontre meu telefone” – e mantenha o GPS ativado sempre que estiver fora de casa;
  • Faça backup, e assim você terá sempre acesso aos dados, imagens e vídeos, mesmo em caso de perda. A boa notícia é que existem muitos serviços gratuitos de backup feito na nuvem, ou mesmo na rede da sua empresa;
  • Incrivelmente as senhas ainda são grandes ferramentas de proteção. Utilize sempre senhas fortes para dificultar o acesso ao seu aparelho, não só no login, mas também em e-mail a aplicativos relevantes ou pessoais.

Nunca mantenha o aparelho destravado, utilize senhas, sempre!

Essas medidas são simples e irão garantir sua segurança e tranquilidade, caso o pior aconteça.

A atenção é uma grande virtude, principalmente no trabalho. Mantenha seus dados em segurança e evite apuros com essas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *