Passo a passo completo para aprender como liberar espaço no celular

como liberar espaço no celular

Atualmente os celulares corporativos já fazem parte da rotina operacional de muitas empresas. Com eles é possível melhorar a comunicação, agilizar a troca de informações, elevar a produtividade, além de otimizar o tempo na execução de determinadas tarefas. Mas, com o uso contínuo é normal que o dispositivo acabe ficando sobrecarregado em algum momento. E nessa hora muitos não sabem como liberar espaço no celular.

Este talvez seja o maior questionamento de quem administra o celular. O principal ponto aqui é manter a memória RAM sempre limpa. Assim, é possível obter um celular mais rápido e com melhor desempenho. Mas, para isso acontecer, é preciso antes analisar o que está sobrecarregando esse dispositivo.

Quanto a isso, são muitos os fatores responsáveis pela lentidão do celular, especialmente uso de muitos apps. Vídeos, fotos e músicas em grande quantidade também atrapalham.

Acompanhe esse artigo e veja agora quais são os fatores que consomem a memória RAM do celular. E o mais importante, o que fazer para liberar espaço no celular. Confira!

O que consome a memória RAM do celular?

No ambiente de trabalho é comum adotar alguns hábitos de uso que acabam prejudicando o desempenho do celular na empresa. Atitudes como armazenar muitos arquivos na memória do celular por exemplo, sobrecarregam o smartphone e prejudicando o seu desempenho.

Isso porque com a memória cheia, o dispositivo tende a travar ou ficar lento, o que inviabiliza seu uso no dia a dia de trabalho. Além disso, deixar muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo, mesmo que você não esteja usando, também é um problema que afeta o desempenho de celulares corporativos.

Isso acontece porque a memória RAM dos celulares não é tão grande. Então priorizar os apps que vai usar e deixar os outros fechados ajuda a não ocupar todo o espaço da memória RAM do celular.

Outro hábito que interfere negativamente nesse caso é não limpar o cache do smartphone. Quanto mais dados armazenados pior será o desempenho do celular. Esses dados consomem muito a memória RAM do aparelho. Mas, é preciso ter cuidado ao resolver limpar a memória, até mesmo para não excluir dados essenciais de desenvolvimento das atividades da empresa.

Como liberar espaço no celular

Visando melhorar a performance do celular para agilizar as tarefas e melhorar a produtividade na empresa, separamos abaixo 9 dicas de como liberar espaço no celular. E a primeira delas é:

1. Use um cartão de memória microSD

Uma das formas de como liberar espaço no celular é utilizar um cartão de memória. Com este recurso é possivel expandir a memória do celular e nele podem ser guardados arquivos e fotos, deixando a memória do próprio celular mais livre.

Com um cartão microSD, é como se se você dobrasse a memória do aparelho, pois terá a disposição para uso dois tipos de armazenamento, a memória do próprio celular e também a do cartão. Mas, é preciso ter cautela ao adquirir o cartão de memória, pois ele não deve ser muito pequeno e nem de baixa qualidade.

A dica básica para escolha do cartão de memória é pegar um cartão que possua boa capacidade e velocidade, ele pode ser em megabytes e gigabytes. O melhor é comprar um gigabyte.

Outro fator importante é identificar qual suporte de cartão de memória seu smartphone possui, pois se a capacidade do cartão for maior do que o celular suporta, ele será rejeitado e não vai funcionar.

2. Cloud Computing

Cloud computing ou computação na nuvem é uma das tecnologias que vem sendo cada vez mais utilizada nas empresas para acesso remoto a arquivos, softwares e dados através da internet.

Portanto, se a intenção é liberar mais espaço no celular, então passar a salvar arquivos em nuvem é o melhor caminho, já que este é considerado hoje um dos métodos mais práticos e seguros de armazenamento.

Salvando os arquivos em nuvem, além de liberar mais espaço no celular, você ainda passa a contar com uma alternativa para ter acesso facilitado a dados importantes da empresa. Com isso, há um ganho maior de tempo, como de produtividade que acabam se refletindo diretamente no seu desempenho na empresa.

3. Elimine arquivos que não são mais úteis e descubra como liberar espaço no celular

Outra dica útil para liberar espaço no celular é realizar uma faxina no smartphone, tirando tudo aquilo que é inútil. Por vezes, alguns arquivos como fotos e músicas, parecem inofensivos, mas prejudicam boa parte da memória do celular.

É possível fazer isto de forma manual ou então utilizar aplicativos específicos para este fim. Os apps conseguem identificar fotos que estão borradas, duplicadas ou com qualidade ruim e as exclui, liberando assim mais espaço.

4. Desinstale aplicativos que não são usados

Para manter o celular funcionando de forma ágil, é preciso garantir que todos os apps presentes terão alguma utilidade no ambiente de trabalho. Isso porque muitos aplicativos instalados no celular tendem a ocupar grande espaço dentro do smartphone e não há necessidade de mantê-los ali.

Por isso, fazer uma verificação geral em todos os aplicativos presentes, deixando somente os apps essenciais para o serviço é o mais indicado para manter o bom funcionamento dos dispositivos.

Para empresas que possuem um grande volume desses ativos, uma alternativa interessante para fazer essa mudança ocorrer na prática é contar com uma boa gestão de mobilidade corporativa. Com uma gestão especializada em celulares corporativos, será criada uma política capaz de administrar a forma como os dispositivos são usados no ambiente de trabalho, limitando a instalação de aplicativos a somente os que são indispensáveis para o serviço.

Dessa forma é possível não só reduzir as chances de sobrecarregar o celular, como também diminui os riscos e garante mais qualidade ao uso dos aparelhos na corporação.

5. Como liberar espaço no celular – Não exagere nos widgets

Os smartphones vêm cheios de widgets, que são aqueles atalhos para apps e funções do celular, que ficam localizados na tela de início. São ótimos recursos, mas quanto mais você adicionar, mais memória acaba sendo usada.

Isso acontece porque eles atuam independente do celular estar em uso ou não. Ocupando é claro a memória RAM do aparelho. Elimine esses atalhos e ganhe mais agilidade!

6. Desabilite efeitos de transição e animação

Outro ponto importante de como liberar espaço no celular é desabilitar as transições e animações que ficam na tela de descanso ou plano de fundo do celular. Embora sejam opções chamativas a princípio, essas animações ocupam boa parte da memória RAM do celular.

E como o foco é mais agilidade, então desabilitar esses recursos é essencial para ganhar mais espaço. Para isso você deve ir em configurações, procurar pela opção sistemas, depois avançado e configurações de desenvolvedor.

7. Como liberar espaço no celular – Faça backups

Outro ponto importante, após realizar a faxina, é fazer backups com frequência, para evitar que surjam problemas futuros. Muitas vezes você mesmo na intenção de liberar mais espaço pode apagar algo importante.

Quando se tem o backup consegue recuperar sem problemas.

Como liberar espaço no celular usando aplicativos

como liberar espaço no celular

Agora você já sabe como liberar espaço no celular. Mas, se ainda assim precisa de uma ajuda extra para otimizar espaço de memória em dispositivo corporativo, a tecnologia já oferece alguns aplicativos que otimizam o espaço e melhora a velocidade do aparelho. Veja abaixo os principais aplicativos usados para limpar a memória RAM do celular.

Android Booster

Este é um ótimo aplicativo, pois ocupa pouco espaço, no máximo 4 MB. Com ele é possivel fazer uma varredura completa no celular, limpando o cache de navegação, e ainda proporciona o modo economia de energia.

Desse modo, é possível acelerar os outros aplicativos e deixar a memória mais livre. Além disso, dentro dele há um gráfico que disponibiliza os dados de uso da memória do aparelho, por aplicativo.

RAM Booster Ultimate Pal

RAM Booster é outro app que usa pouco espaço, apenas 3,3 MB. Com ele é possível fazer uma boa varredura, deixando o aparelho com uma performance ótima.

Ele é bem intuitivo e fácil de usar, mas só está disponível no idioma inglês. Para realizar a limpeza com este aplicativo, só é necessário clicar no botão “Boost” e pronto.

CCleaner

Este app é uma excelente opção para quem busca formas de como liberar espaço no celular, pois ele trabalha removendo arquivos inúteis, como histórico de ligações, mensagens de SMS, e cache de pesquisa.

Para realizar o processo, basta procurar pelo botão “Clean” e definir os arquivos que quer excluir.

Cleaner for Media Files

Cleaner for Media Files é um app que atua diretamente no problema da memória RAM, pois ele resolve problemas relacionados a fotos e vídeos em excesso. O aplicativo mostra os arquivos que possuem maior tamanho e que ocupam mais memória dentro da galeria, contribuindo com a decisão do usuário na hora de excluir o app.

Sem falar que após tomar a decisão de excluir os arquivos, é muito simples o processo. Basta deslizar eles para baixo que já vai estar enviando à lixeira. Outra funcionalidade importante deste aplicativo, é a identificação de fotos duplicadas ou parecidas.

Ele separa essas imagens em uma pasta chamada similar, e você consegue deletar elas, liberando mais espaço ainda.

Contacts Duster Pro

Este app, é bem interessante para quem deseja descobrir formas de como liberar espaço no celular, pois ele atua na organização de contatos e endereços de e-mail, fundindo o número de contato com o e-mail correspondente, o que ajuda a ocupar menos espaço na RAM.

Além de mesclar os contatos e eliminar repetidos, ele limpa os zombies, que são aqueles e-mails que ficam salvos sem serem atribuídos a um contato.

Portanto, agora já entendeu como liberar espaço no celular e a importância de manter a memoria RAM dos dispositivos corporativos vagos para um bom desempenho. Então, coloque as dicas acima em prática e garanta dispositivos mais funcionais e com melhor desempenho para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.