PABX Virtual: Tudo o que você precisa saber!

pabx virtual

Considerado um dos maiores aliados da gestão de Telecom, o PABX virtual é uma das inovações que veio para transformar a comunicação telefônica das empresas a partir de soluções inteligentes e integradas que otimizam processos e proporcionam maior eficiência no setor corporativo.

Continue sua leitura e veja agora mais detalhes sobre o que é PABX Virtual, como funciona essa tecnologia. E porque deve usar o PABX Virtual na sua empresa. Confira!

PABX Virtual o que é?

Para que entenda o que é PABX Virtual, é necessário primeiramente compreender da onde surgiu esta expressão.

Basicamente, o PABX Virtual corresponde a uma evolução do tradicional PABX. Esta é a sigla para “Private Automatic Branch Exchange”, que em tradução livre quer dizer “Troca Automática de Ramais Privados”.  Ou seja, o PABX é uma central de telefone que conecta linhas de operadoras com a rede privada de ramais dentro de uma empresa.

O PABX virtual, por sua vez, é um tipo de PABX que funciona como um sistema de telefonia na nuvem. Ou seja, esta central, também conhecida como PABX na nuvem, distribui um único número VoIP para diversos ramais.

Dessa forma, é possível controlar e expandir a comunicação via telefone com clientes, fornecedores e colaboradores dentro das empresas.

Como funciona o PABX Virtual?

Tão importante quanto saber o que é PABX é entender como funciona essa tecnologia. No geral, o sistema PABX virtual funciona de forma 100% digital, seguindo o conceito de cloud computing.

Ou seja, essa central de telefonia funciona com base na computação em nuvem, que fornece o serviço na modalidade SaaS. Com isso, as empresas não precisam mais contar com centrais de telefonia físicas em sua estrutura operacional. E o sistema de comunicação se torna muito mais prático, flexível e econômico.

PABX Virtual vs PABX Tradicional – Entenda a diferença

Na prática, o PABX virtual e o PABX tradicional servem para a mesma coisa: transferência de ligações internas e externas. Mas, apesar de apresentar a mesma finalidade, o PABX virtual e o tradicional possuem algumas particularidades. Principalmente na forma de realizar essa troca de ramais.

Basicamente, a diferença entre essas duas tecnologias, pode ser melhor compreendida nos 4 pontos abaixo:

1.      Custo de aquisição

No PABX tradicional é necessário a compra de uma central de telefone. Além disso, também é preciso investir na instalação de diversos recursos, o que eleva o custo de implantação. Já no modelo virtual a empresa deverá pagar apenas pelos serviços utilizados, como Internet e sistema VoIP.

2.      Complexidade da instalação

No modelo tradicional é necessário que um técnico especializado se dirija até a empresa para realizar a instalação do sistema. Já no PABX ip, a instalação pode ser feita de forma remota pelo suporte, garantindo uma implantação ágil e econômica.

3.      Manutenção do sistema

No PABX tradicional a manutenção geralmente é feita in loco. Já no modelo virtual a manutenção, assim como a instalação, também é feita de maneira remota.

4.      Flexibilidade

No modelo tradicional existe uma quantidade finita de ramais para instalação e a ampliação futura possui um custo altíssimo.  Já no PABX digital é feita a ampliação dos ramais ou então desinstalação conforme as necessidades da empresa.

Recursos do PABX Virtual

O PABX digital possui uma série de recursos que são responsáveis por torna-lo tão importante para a gestão de Telecom empresarial.  Além de conectar ramais de forma simplificada, o PABX ip possui os seguintes recursos:

·         Gravador de chamadas

O PABX em nuvem possui o gravador de chamadas como um dos seus mais importantes recursos. Por meio desse recurso as empresas podem analisar o atendimento, desenvolver feedbacks para os funcionários. E até providenciar mudanças no atendimento. Além disso, com este recurso as ligações são separadas em diversos filtros úteis ao usuário.

·         Monitoramento em tempo real

O monitoramento em tempo real é um recurso simples, eficiente e intuitivo do PABX digital que permite que a empresa tenha acesso a situação de cada um dos ramais. Além disso, com o painel de monitoramento da operação, a organização tem acesso a situação de cada agente. O que viabiliza a busca e implementação de diferentes meios com o intuito de melhorar o atendimento.

·         Pesquisa de satisfação

Com o recurso “pesquisa de satisfação”, a empresa pode descobrir qual o grau de satisfação dos clientes com o atendimento. Essa pesquisa é feita ao final de cada atendimento, onde o cliente é direcionado para uma breve pesquisa. Nesta pesquisa, o cliente é convidado a responder perguntas rápidas e simples por meio do teclado de telefone.

·         Atendimento eletrônico

Por meio do recurso URA (Unidade de Resposta Audível), o PABX ipatua no redirecionamento automático dos clientes para o setor desejado da empresa. Esse redirecionamento é feito por meio de um menu com opções numéricas a escolha do cliente. Além disso, esse recurso permite o atendimento a diversas solicitações sem a intervenção de um funcionário.

·         Tarifador

O PABX virtual possui um recurso que permite monitorar as ligações em tempo real, definindo seu tempo de duração. Com isso, é possível ter total controle sobre os custos dos serviços de comunicação. Além disso, monitorando em tempo real as ligações, a empresa consegue identificar os desperdícios ou então o mau uso sobre o serviço. Tudo isso se traduz em menos custos e mais economia para a organização.

·         Correio de voz

O correio de voz do PABX virtual é um recurso que colabora para que a empresa não perca clientes por conta de algum ramal ocupado ou então atendente ausente. Para isso, este recurso oferece ao cliente a possibilidade de gravar um recado, inclusive com áudio anexado. Após a gravação, o correio de voz envia o recado para o e-mail do funcionário responsável.

·         Relatórios detalhados

O PABX virtual fornece relatórios detalhados com informações cruciais paraa gestãode Telecom dentro da empresa. Entre as informações cedidas estão o TMA (tempo médio de atendimento), TME (tempo médio de espera), quantidade de ligações, chamadas recusadas e diversas outras métricas indispensáveis para a análise qualidade do atendimento.

·         Integração com CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um software de gestão de relacionamento com o cliente. Nas empresas, o CRM pode ser utilizado de forma integrada com o PABX virtual a fim de otimizar o atendimento ao cliente. Alem disso, a junção dos recursos do PABX ip com o CRM, permitem que a empresa escale vendas e não perca nenhum cliente.

Por que usar PABX virtual?

Ao analisar os recursos do PABX virtual, já é possível ter uma noção da importância dessa tecnologia dentro de uma empresa. Inclusive, essa nova tecnologia se torna indispensável para quem deseja investir cada vez mais em gestão de Telecom. Além disso, os motivos para o investimento em PABX virtual podem ser notados nos seguintes pontos:

Investimento baixo

O PABX virtual não exige a instalação de uma central telefonia cara com um emanharado de fios e aparelhos. Ao contrário disso, o PABX digital além de completo, exige apenas o investimento em uma boa internet e sistema VoIp. Além disso, o serviço pode ser cancelado a qualquer momento, sem contrato de fidelidade e sem multas por quebra de contrato.

Redução dos custos

O PABX na nuvem não exige um ambiente específico dentro da empresa para a sua instalação e manutenção. Isso porque o PABX virtual não depende de nenhum equipamento físico, portanto não exige reparos. Dessa forma, essa tecnologia permite que a empresa passe a reduzir custos. Alem disso, a tecnologia VoIp também colabora para a redução de gastos.

Alta mobilidade

A mobilidade é o principal motivo para uma empresa investir na tecnologia PABX virtual. Por funcionar por meio de apps e softwares, os ramais podem ser conectados nos equipamentos em qualquer lugar do mundo. Com isso, os funcionários da empresa podem trabalhar em Home Office com a mesma excelência das atividades executadas na empresa.

Gestão da operação

Por meio dos recursos que o PABX virtual fornece, o gestor da empresa pode tomar decisões mais assertivas. Isso inclui analisar a qualidade do atendimento ao cliente, verificar o trabalho executado pelos colaboradores e identificar gastos supérfluos. Além disso, por meio dos recursos disponibilizados o gestor pode avaliar as reais necessidades da empresa.

Disponibilidade no mercado

Apesar de ser uma inovação no mercado de telecomunicações, o PABX virtual já é uma realidade. Entre as empresas que já possuem a tecnologia, a Intelbras ganha destaque com a sua linha de PABX intelbras. A linha PABX intelbras é composta por centrais compactas e hibridas que atendem a tecnologia analógica, digital e também por IP.

Sistema escalável

Alem de dispensar gastos com servidores, telefones, cabos, quadro de distribuição, salas refrigeradas para equipamentos, manutenção e contratos, o PABX ip possui a vantagem de ser um sistema escalável. Ou seja, tanto a ampliação de ramais quanto a redução dos mesmos podem ser feitas de maneira mais e com um custo baixo.

Agora que já sabe tudo sobre o PABX virtual, o que achou dessa tecnologia? Buscando soluções para otimizar o setor de Telecom da sua empresa? Entre em contato com a Mobilit e conheça nossas soluções para gestão de Telecom!

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