O que é Telecom?

Com a transformação digital batendo às portas das empresas, o termo Telecom vem sendo amplamente discutido no mundo corporativo. Apesar do conceito ser antigo, ele se apresenta nos dias de hoje como uma possibilidade das empresas se modernizarem, bem como de alcançar o que todo gestor sonha: a redução de custos e o aumento da produtividade!

Continue lendo esse post e saiba mais do que se trata e como o Telecom pode ajudar a sua empresa. Confira!

O que é Telecom?

Sendo uma abreviação de Telecomunicação, Telecom corresponde a um conjunto de tecnologias que permite uma comunicação a longa distância.

Essas tecnologias funcionam como um canal de comunicação por onde a transmissão de dados entre emissor e receptor ocorre. Entre as tecnologias que integram o serviço de Telecom estão banda larga, telefonia fixa, televisão por assinatura entre outros.

E destes, a telefonia é o serviço que as empresas mais usam e que impacta diretamente em sua rotina.

Qual o papel da Telecom nas empresas?

Basicamente, a Telecom desempenha um papel muito importante no setor corporativo. Afinal, ela se encarrega de oferecer uma infraestrutura adequada que permite aos seus integrantes se comunicarem com qualidade e eficiência.

Com uma comunicação eficaz, as empresas podem agilizar processos, elevar a produtividade, bem como otimizar o atendimento ao cliente. Além disso, a telecomunicação quando bem executada dentro da empresa também melhora a relação com parceiros e fornecedores. E contribui de modo direto para o crescimento econômico das corporações.

No entanto, para extrair o melhor dos serviços de Telecomunicação sem gerar altos custos para a empresa, é necessário muito mais do que conhecimento sobre essas tecnologias. Nesse caso é preciso contar com uma gestão eficiente e estratégia dos recursos de telecomunicação.

Gestão de Telecom

A gestão deTelecom é uma excelente estratégia para empresas que desejam se posicionar de forma competitiva no mercado. Afinal, ela oferece um conjunto de soluções que ajuda a controlar e reduzir os custos no setor de Telecomunicação.

Como resultado, a empresa garante que seus representantes se relacionem com clientes, fornecedores e colaboradores com mais eficiência e por um bom custo-benefício.

Além disso, a gestão de Telecom também aponta e soluciona falhas relacionadas a comunicação interna e externa da empresa. E também oferece outros benefícios como veremos a seguir!

Benefícios da gestão de Telecom

telecom

Mesmo que os serviços detelecomunicação não estejam diretamente ligados a atividade-fim da empresa, eles são indispensáveis para seu crescimento. Mais do que isso, quando gerenciado e alinhado com os propósitos da empresa, a gestão de Telecom proporcionam uma série de benefícios, tais como:

·         Redução de custos

Com o apoio de softwares ou então Consultorias, a gestão de Telecom mapeia custos e despejas no setor de telecomunicação. Com esses dados em mãos, é possível otimizar gastos indevidos, bem como propor reduções. 

Além disso, a gestão de Telecom também otimiza a tomada de decisão sobre a aquisição de novos recursos de telecomunicação. Isso tendo como base as reais necessidades da empresa no setor.

·         Automatização do controle de custo

A gestão de Telecom substitui processos manuais do controle de custo dos serviços de telecomunicações por auditorias 100% automatizadas. Dessa forma, a realização do pagamento, possíveis contestações e análise de contrato podem ser feitos de forma conjunta.

·         Rastreabilidade dos dados

Também nota-se os benefícios da gestão de Telecom na centralização e rastreabilidade de dados. Isso porque, os dados dos serviços de Telecom são padronizados, bem como analisados de forma integral. E com informações realistas do consumo dentro da empresa. Dessa forma, é possível identificar falhas e excessos de consumo dos serviços de telecomunicação.

·         Garantia de equipamentos funcionais

A gestão de Telecom possui o benefício de realizar o inventario dos equipamentos utilizados nos serviços de telecomunicação. Dessa forma, a performance máxima dos equipamentos é garantida. Além disso, o gerenciamento dos equipamentos garante que a troca dos mesmos seja feita antes que eles fiquem obsoletos e prejudiquem processos na empresa.

·         Identificar inovações em Telecom

Com a gestão de Telecom é possível seguir tendências, assim como inovações no mercado de telecomunicações. Dessa forma, é possível identificar e investir em soluções que forneçam melhorias na qualidade e custos da empresa. Além disso, é possível ainda estabelecer uma politica de uso do sistema Telecom da empresa.

Práticas pra realizar uma gestão de Telecom estratégica

Uma boa gestão de Telecom é capaz de impulsionar o funcionamento de uma empresa como um todo, potencializando processos internos, assim como promovendo maior qualidade em serviços prestados. Dessa forma, para fazer a gestão de Telecom de modo a transformar o sistema de comunicação corporativo, é necessário que a corporação adote as seguintes medidas:

1.      Investir em softwares

Investir em softwares, ou então em metodologias como a Telecom Expense Management (TEM) é a solução mais eficiente para a gestão de Telecom. Os softwares permitem o acompanhamento do consumo real do serviço Telecom. Isso inclui o controle de informações como a duração de chamadas, quantidade de ligações e tempo médio de atendimento.

2.      Mapeamento dos processos

O mapeamento dos processos refere-se ao ato de listar todos os aparelhos da empresa, incluindo smartphones, telefones fixos e computadores. Isso é necessário para identificar demandas e gastos desnecessários da empresa em relação as soluções de Telecom. Além disso, é possível realocar equipamentos para áreas com demanda maior.

3.      Definir um plano de gestão

O plano de gestão de Telecom ajudará a organizar as informações cruciais para sua implementação, como metas para a diminuição de gastos, os prazos estabelecidos, os responsáveis pelos processos e as ações propostas. Essa etapa pode ser feita com o apoio do mapeamento dos processos, por meio do software escolhido e considerando as precisões da empresa.

4.      Realizar a gestão de inventário

A gestão de inventário serve para controle dos equipamentos que fazem parte dos ativos da corporação. Com um inventário bem feito, é possível identificar planos de telefonia errôneos, bem como linhas subutilizadas. E até aparelhos obsoletos que não contribuem para a qualidade do atendimento.

5.      Revisar os contratos de Telecom

Com base nas etapas anteriores, uma gestão de Telecom deve considerar ainda a revisão regular dos contratos com operadoras. Por meio dessa revisão, é necessário avaliar se existe planos de dados mais vantajosos a empresa. Além disso, é preciso viabilizar um número de linhas, aparelhos e dados suficiente que atenda toda a demanda da empresa.

6.      Instituir a política de uso

Ao desenvolver uma politica de uso dos serviços de Telecomunicação a empresa pode passar a conscientizar os seus colabores quanto ao uso correto dos recursos. Tal política deve conscientizar sobre o bom uso, razões e possíveis punições. A colaboração dos funcionários é indispensável para que a empresa consiga atingir as metas da gestão de Telecom.

7.      Agendar auditorias

Além da politica de uso, faz parte da gestão de Telecomunicação agendar regularmente auditorias para debater sobre como cada colaborador está utilizando os recursos. Com isso, é possível identificar correções necessárias para proporcionar melhores condições de trabalho e de atendimento aos clientes. Além do debate da implantação de novas tecnologias no setor.

Agora você já sabe o que é Telecom. Ficou com alguma dúvida? Pensando em fazer a gestão de Telecom na sua empresa? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a reduzir os custos com Telecom e TI na sua empresa!

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