O que é Tecnologia da Informação?

tecnologia da informação

Processos de gestão que se baseiam em Tecnologia da Informação são cruciais para empresas que desejam se consolidar e manter sua competitividade em alta no mercado.

Afinal, a necessidade por melhorias contínuas em seus processos, assim como a criação de oportunidades e mudanças na forma como as empresas entregam seus produtos e serviços ainda é latente nas organizações. Com isso, a Tecnologia da Informação é vista como o caminho para assegurar mais agilidade e qualidade nos processos internos da empresa.

Mas, apesar de sua relevância, ainda são muitas as questões envolvendo esse assunto. Se você, assim como muitos, não sabe o que é Tecnologia da Informação e qual sua importância para as empresas hoje em dia, continue sua leitura. E aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse tema. Confira!

O que é informação?

Para compreender melhor o significa de Tecnologia da Informação, é importante saber o conceito de informação.

Do ponto de vista analítico, podemos afirmar que informação trata-se de um conjunto de dados com valor agregado. No ambiente digital, esses dados se traduzem a um conjunto de bytes e bits.

Mas, quando organizados e classificados de uma forma lógica, servem como um importante recurso para que pessoas e empresas consigam atingir suas metas e alcançar objetivos. Considerando esse ponto de vista, é possível compreender que a informação é tão relevante hoje em dia que pode, inclusive, definir a sobrevivência de um negócio no mercado, por exemplo.

Afinal, se uma empresa não cuidar ou usufruir bem das informações que possui, pode comprometer sua imagem frente a seu público. E até mesmo perder ótimas oportunidades de negócio ou mesmo de escalar sua empresa.

Tecnologia da Informação o que é?

A Tecnologia da Informação, ou TI como é mais conhecida, trata-se, portanto, de um conjunto composto por toda as atividades e soluções que englobam recursos computacionais visando a coleta, armazenamento, processamento, segurança, gestão e acesso, assim como uso das informações.

De modo geral, esses recursos computacionais que integram a TI incluem a combinação de softwares com hardwares. Ou seja, de computadores, servidores, smartphones, equipamentos de rede, a sistemas operacionais, aplicativos, soluções ERP e protocolos de comunicação. Tudo se correlaciona para gerar dados e insights importantes para facilitar o dia a dia das organizações, trazendo mais eficiência ao produzir, acessar, gerenciar e enviar dados.

Em outras palavras, pode-se dizer que TI corresponde a todos os recursos tecnológicos que uma empresa utiliza para gerar dados e informações importantes para sua equipe, clientes e parceiros, ajudando esse grupo a lidar e operar da melhor forma possível com um dos principais ativos de uma organização hoje em dia: a informação.

Qual a sua importância?

Entender o que é TI, é só o primeiro passo para ser possível ter uma visão mais clara sobre o que de fato esse recurso representa para as empresas.

O fato é que qualquer empresa hoje em dia, independentemente do seu porte, depende do departamento de TI para se manter funcionando. Isso porque, de tarefas simples como fazer uma ligação ou enviar um email, as atividades mais complexas como implementar softwares gerenciais, tudo passa pelo trabalho na área de TI.

Desse modo, para garantir que todos os recursos de hardware e sofware sejam utilizados e mantidos de forma compatível com cada atividade, agregando e dando sentido às operações, é preciso contar com um departamento de TI eficiente.

Fora isso, a Tecnologia da Informação também fornece recursos tecnológicos capazes de processar e classificar os dados, facilitando a tomada de decisão por parte dos gestores, assim como a resolução de problemas ligados a comunicação e outros setores, proporcionando uma maior agilidade dos processos e construção de uma estratégia de implementação bem definida.

Além disso, com os dados gerados é possível observar os resultados da empresa por período, sendo mais fácil verificar o crescimento por meio de indicadores específicos. Em suma, a tecnologia da Informação é hoje uma das engrenagens mais importantes de movimentação de uma empresa.

Tecnologia da Informação o que faz?

Geralmente, o departamento de TI é visto como o setor responsável pela resolução de problemas técnicos de uma empresa. Contudo, suas atividades vão muito além disso devido a evolução do mercado, hoje é uma área que contribui com demandas muito mais estratégicas.

A área de TI engloba uma série de soluções e tarefas que visam facilitar o acesso as informações, gerenciar e mensurar dados. Ou seja, mais do que solucionar problemas técnicos e operacionais, a Tecnologia da Informação ajuda a organização a se familiarizar com seus dados e usa-los a seu favor para otimizar processos.

Quando vinculada a ideia de inovação e otimização de tempo, a tecnologia da informação, por meio de seus processos de automação proporcionam facilidades aos colaboradores na execução de suas atividades. Afinal, muitas tarefas manuais podem ser processadas automaticamente, conferindo mais tempo para a equipe se dedicar a demandas mais específicas.

A Tecnologia da informação é capaz de contribui ainda com uso e manutenção de programas de programas de gestão, assim como, com a segurança das informações, usando técnicas de proteção de dados e computação em nuvem.

Por isso, é fundamental que se tenha uma comunicação constante entre a tecnologia da informação e as outras áreas da empresa. Somente assim é possível usar este recurso para impulsionar a empresa para o melhor desenvolvimento de suas atividades, tornando ela mais produtiva.

O que fazem os profissionais de tecnologia da informação

Basicamente, a função principal dos profissionais que atuam na área de TI é gerenciar e tratar o processamento das informações. Além disso, ele também fica encarregado de cuidar de todo o aparato computacional da empresa.

Dependendo das habilidades profissionais e necessidades da empresa, o profissional de TI também pode atuar como um verdadeiro parceiro estratégico da empresa no sentido de desenvolver ações inovadoras e altamente competitivas.

Mas, via de regra, a presença do profissional de TI é importante em diferentes setores da empresa:

  • Administração de banco de dados: nesta área o profissional monitora e gerencia dados da empresa, organizando em um banco para que fique mais fácil de realizar a consulta;
  • Desenvolvimento de e-commerce: o profissional trabalha construindo e ajustando as lojas virtuais do seu cliente. Buscando estratégias de melhor divulgação e automatizando processos básicos;
  • Programação: trabalha com a criação de programas, sites, portais. Além de criar faz os ajustes e aprimoramentos das tarefas dentro dos softwares;
  • Qualidade de software: bem semelhante em relação a programação, mas é ainda mais focada no melhoramento de programas. Testando a qualidade e fazendo o monitoramento documentado, com a intenção de reportar problemas aos desenvolvedores. Para que sejam ajustados e entreguem melhores resultados. Promovendo uma análise segura das funções e também em relação a segurança;
  • Segurança: trabalha com estratégias para evitar ataques às informações da empresa. Essa área tem um papel fundamental na vida das empresas;
  • Suporte técnico: é a área mais conhecida, serve para dar atendimento em relação ao uso de programas e ajustes de computadores.

Muitos profissionais, desenvolvem mais de uma tarefa e estão inseridos em diferentes áreas. Tudo isso vai depender das qualificações e afinidades que eles possuem em relação a cada área.

Quais os conhecimentos que um profissional da tecnologia da Informação deve ter?

As habilidades básicas que esse profissional precisa ter, são:

  • Criatividade;
  • Compreensão da empresa;
  • Dedicação;
  • Conhecer outras línguas;
  • Ser dinâmico;
  • Compreender de gestão de projetos;
  • Capacidade de desenvolver pensamento analítico;
  • Ter visão estratégica de negócio;
  • Noções de cultura organizacional;
  • Princípios de gestão;

Tudo isso, somado às habilidades que a empresa onde vai atuar necessita, para se tornar um destaque na área. Além disso, ser dotado de certificado, pois nessa área é uma coisa que conta muito. Quanto mais qualificado, melhor.

Afinal, dominar bem um assunto só traz bons resultados para sua vida profissional e para a empresa que está inserido.

Agora que você conhece mais detalhes sobre tecnologia da Informação, busque um profissional de qualidade para sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.