O que é Ciência de Dados

o que é ciência de dados

Você sabe o que é ciência de dados ou já ouviu falar em Data Science? Se não, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de aprimorar a análise de dados e tornar sua empresa mais competitiva no mercado.

Vivemos em uma Era onde lidar com o enorme fluxo de dados gerados diariamente se tornou um grande diferencial. Nesse contexto, a Ciência de Dados surge como uma poderosa ferramenta que permite a você usar essa gama de informações a favor do seu negócio. Mas para isso acontecer, é preciso que você sabia como usar esse recurso para explorar e processar essas informações.

Continue lendo esse artigo para entender mais sobre o que é ciência de dados. Saiba também para que ela funciona e porque essa ferramenta é tão fundamental para as empresas!

O que é a ciência dos dados

Para você que ainda não sabe o que é Ciência de Dados, podemos resumir esse termo como um conjunto de práticas e métodos aplicados para extrair insights valiosos a partir de um grande volume de dados, sejam eles estruturados ou não.

Ou seja, por meio do Data Science, é possível aplicar tecnologias para capturar dados. E processa-los de forma analítica, gerando valor para uma empresa.

Para isso, os profissionais dessa área, conhecidos como cientistas de dados, são responsáveis por transformar informações brutas em resultados precisos. Durante esse processo são combinadas inúmeras habilidades, entre elas de análises estatísticas, de marketing e também na área da computação.

Assim, as informações obtidas podem ser utilizadas pelas empresas a fim de elaborar planos de ação estratégicos e facilitar a tomada de decisões. Os dados obtidos podem ainda auxiliar na criação de novos produtos ou serviços, que melhor se adequam ao público-alvo da empresa.

Para que serve o Data Science?

Tão importante quanto saber o que é ciência de dados, é entender como essa ferramenta funciona.

Basicamente, o principal objetivo da Ciência de Dados é oferecer informações de qualidade para a empresa. Ou seja, seu papel consiste em fornecer dados que possam otimizar a gestão interna. E que também consigam auxiliar na compreensão tanto do comportamento dos consumidores, quanto das tendencias de mercado.

Por isso, ela pode ser aplicada em diferentes áreas da empresa. Desde o setor de produção, até no departamento de marketing, vendas, RH, financeiro entre outros.

Como funciona a Ciência de Dados

No geral, existe uma grande relação entre estatística e ciência de dados. Isso porque, após a captura e armazenamento de dados, as informações são validadas e passam a ser analisadas por algoritmos estatísticos. 

Esses algoritmos são responsáveis por processar os dados de forma ágil gerando as informações necessárias para direcionar as estratégias da empresa.

Por que a Ciência de Dados é tão fundamental para as empresas?

Afinal, porque saber o que é ciência de dados ou como ela funciona é algo importante para a empresa? Via de regra, é muito comum ver gestores com esse tipo de questionamento.

Mas, compreender a real importância do Data Science para as organizações não é tão difícil. Afinal, a estatística e ciência de dados são as principais fontes de informações que servem como base para a tomada de decisões corporativas.

Graças as informações e avanços nos processos de análises de dados hoje é possível:

· Agilizar a tomada de decisões

As decisões baseadas em informações geradas por esse tipo de análise que une tecnologia e inteligência são muito mais precisas e efetivas. Além disso, a ciência de dados permite que elas sejam tomadas mais rapidamente. Isso porque é possível ter acesso rápido a todas as informações disponíveis. Deste modo, torna-se mais fácil direcionar as ações.

·Facilita a captação e fidelização de clientes

Com a utilização dessa ferramenta as organizações se tornam mais capazes de estudar o comportamento dos consumidores. Com isso é possível identificar tendências e considerar fatores importantes do mercado. E, assim, elaborar estratégias mais direcionadas, otimizando tanto os produtos quanto o atendimento.

Dessa forma, a empresa consegue melhorar seu engajamento e chamar a atenção de novos consumidores, bem como reter mais clientes para o negócio.

·Simplifica processos e melhora a produtividade

A ciência de dados pode não apenas contribuir com o desenvolvimento de estratégias externas, como também ajudar na otimização de processos internos.

Por meio da sistematização dos dados é possível identificar falhas nas atividades e pontos que estão atrasando a equipe. A partir disso os gestores podem definir quais as mudanças necessárias para otimizar a produtividade do time.

·Possibilita a projeção de demandas e melhor gestão de estoques

Quando o fluxo de informações é coletado e processado, as empresas podem utilizar os seus dados para prever as mudanças de mercado e, consequentemente, suas demandas. Isso porque, com essas informações é possível antecipar quando determinados produtos ou serviços serão mais ou menos buscados.

Com essas previsões, é possível controlar mais adequadamente não apenas a produção, mas também os estoques do produto em questão. Deste modo pode-se economizar nos mais variados tipos de recursos.

Otimiza a logística

A ciência de dados pode ser utilizada ainda na tomada de decisões de logística. Por meio de análises eficientes é possível definir as melhores rotas e também ter maior precisão no tempo de entrega.

Otimiza o marketing e desempenho financeiro da empresa

Com a ciência de dados a empresa consegue coletar informações sobre o comportamento, perfil de compra e outras coisas sobre seus clientes. Deste modo, é possível traçar estratégias de marketing bem estruturadas e mais assertivas. Por meio disso, é possível ofertar os produtos mais adequados para cada tipo de pessoa.  

Além disso, a utilização da ciência de dados implica em decisões melhores e mais ágeis. Isso aumenta a produtividade, reduz gastos e desperdícios. Todos esses fatores em conjunto contribuem para a empresa lucrar mais.

Ciência de dados x Analises estatísticas

Muitas pessoas que não sabem exatamente o que é ciência de dados, costumam confundir esse termo com “análises estatísticas”. Contudo, estas são duas coisas distintas.

De modo geral, podemos dizer que a análise estatística diz respeito apenas à interpretação de números. Por outro lado, a ciência de dados trata da obtenção de informações por meio de diferentes habilidades e tecnologias.

Ou seja, a ciência de dados é capaz de obter as informações necessárias a partir de uma grande quantidade de dados de diferentes lugares. Assim ela é capaz de não apenas interpretar valores, mas também de fazer previsões.

Sendo assim, podemos dizer que os profissionais de estatísticas não conseguiriam fazer uma analise profunda dos dados quase que em tempo real, como os cientistas de dado conseguem. Por esse motivo profissionais capacitados nessa área são cada vez mais valorizados.

Qual a jornada de dados em uma empresa?

Além de saber o que é ciência de dados é fundamental conhecer como a jornada de dados acontece dentro da empresa. O caminho dos dados dentro da organização segue uma sequência lógica de seis etapas. São elas:

1. Coleta: Nessa etapa os profissionais especializados reúnem os dados de diversas fontes como sites externos, planilhas, dispositivos físicos, Nuvem, entre outros.

2. Transporte: Os dados obtidos são movidos entre usuários e centralizados em um só lugar facilitando a execução das etapas seguintes.

3. Proteção: Nessa etapa é garantido que apenas pessoas autorizadas terão acesso aos dados. Além disso é criada uma estrutura que torna possível detectar e eliminar anomalias garantindo que apenas as informações corretas chegarão aos responsáveis por tomar as decisões.

4. Armazenamento e processamento: Nessa etapa é desenvolvida uma infraestrutura capaz de armazenar e processar os dados corretamente. Neste momento geralmente são utilizadas ferramentas em Nuvem.

5. Análise dos dados: Nesse passo são utilizados os algoritmos. Por meio deles, é possível extrair informações estratégicas e contextualizadas, capazes de auxiliar os gestores das empresas.

6. Compartilhamento: Na ultima etapa as informações obtidas são compartilhadas com os responsáveis por tomar as decisões, deste modo eles podem encontrar soluções mais eficientes.

Para que o processo funcione é fundamental que todos os passos sejam seguidos corretamente. Deste modo as informações obtidas podem ser consideradas confiáveis para serem aplicada às reais necessidades da empresa.

Como é possível notar, essa é uma jornada longa e complex. Por isso é importante ter bons profissionais e ferramentas, pazes de trabalhar na otimização de todas os estágios. Deste modo é possível garantir a obtenção de resultados cada vez mais precisos.

Por que ter uma cultura corporativa voltada a dados?

Não ter uma cultura corporativa voltada a dados é uma forma muito eficiente de jogar dinheiros fora. Embora lidar com tamanho volume de dados não seja uma tarefa fácil e demande preparado, recursos e pessoal capacitado, ela ainda é uma excelente aposta.

Isso porque uma boa analises de informações pode resultar em melhores planejamentos estratégicos para os seus negócios. Deste modo, as organizações capazes de realizar todos esses processos se destacarão em meio as outras, conquistando mais clientes.

A quantidade de informações geradas diariamente só tende a aumentar. Deste modo você pode escolher utilizá-las a seu favor ou então deixar o seu negócio ficar para trás nesse quesito. Se o seu objetivo é alcançar cada vez mais pessoas é importante entender o que é ciência de dados, bem como inseri-la na sua empresa o mais rápido possível!

Então, gostou de saber mais sobre o que é ciência de dados? Então aproveite para conhecer mais novidades e outras dicas que podem otimizar a gestão da sua empresa acompanhando nosso  LinkedIn e no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *