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GESTÃO DE CUSTOS DE TELECOM (TEM)

Controle e gerencie de forma integrada as despesas de telefonia fixa, móvel e dados,
através da metodologia TEM (Telecom Expense Management).

A GESTÃO DE CUSTOS DE TELECOM (TEM) Mobilit

oferece a visão completa e integrada de todos os custos

de telefonia fixa, móvel e dados.


Através de processos estruturados e um sistema de TEM na nuvem, o serviço permite o gerenciamento de todo ciclo de telecom, desde a contratação do recurso até o pagamento da fatura. Composto por módulos, que podem ser contratados conforme a necessidade da empresa, as atividades contemplam a gestão dos contratos, do inventário, das faturas e usuários, passando pelo rateio automatizado, auditoria e contestação, geração de relatórios e gráficos, além do monitoramento e apontamento recorrente de oportunidades de redução de custos.


MÓDULOS

Gestão de Contratos

Este módulo é a base de todo o processo de gestão e é responsável pelo cadastramento, centralização e manutenção de todas as informações referentes às regras e parâmetros dos contratos de telefonia fixa, móvel e dados.

O módulo também apoia a análise de otimização e benchmark de tarifas e planos contratados.

Gestão de Inventário

Neste módulo realizamos o cadastramento detalhado, centralizado e atualizado de todas as informações referentes aos recursos de telefonia fixa, móvel e dados contratados junto às operadoras.

A plataforma permiite fácil acesso e  visibilidade de todas as informações cadastrais, histórico, movimentação e ciclo de vida dos itens contratados.

Gestão de Faturas

No módulo de gestão de faturas é realizada de forma recorrente, a importação para a plataforme de TEM de todas as faturas de telefonia fixa, móvel e dados a serem pagas.

Esta atividade automatizada é fundamental e apóia os módulos de auditoria, rateio, contas a pagar, otimização e a geração dos relatórios e gráicos gerenciais.

Auditoria e Contestação

A auditoria e contestação é uma atividade recorrente e totalmente realizada pela Mobilit. Mensalmente validamos todos as tarifas e serviçcos cobrados nas faturas de telefonia fixa, móvel e dados e havendo inconsistências em relação aos parâmetros contratuais, é aberto um processo de contestação junto à operadora.

A contestação é acompanhada até o  ressarcimento dos valores pagos indevidamente e/ou correção da cobrança.

Rateio das Despesas de Telecom

O módulo de rateio de despesas de telecom, automatiza uma atividade muito trabalhosa e sujeita a erros para muitas empresas.

Utilizando as faturas importadas para a plataforma e o cadastro dos itens no inventário, é gerado um arquivo com todas as faturas devidamente divididas por centro de custos (conforme critério previamente informados) e em condições de ser importado diretamente ao ERP da empresa.

Gestão da Utilização

A gestão da utilização realiza o acompanhamento dos gastos e utilização dos recursos de telecom, por parte de todos os usuários e equipes.

A gestão acompanha a adequação ou não de usuários e equipes à política de uso da empresa, a qual pode estabelecer limites de gastos, faixas por perfil ou identificação de ligações particulares. O acesso às informações é feito através de consultas à plataforma de TEM ou envio programado dos relatórios aos usuários finais e gestores.

Tarifação

O módulo de tarifação coleta remota e automaticamente os dados de bilhetagem recebidos de quaisquer PABX e disponibilização das informações no sistema para consulta de usuários e gestores.

Este módulo apoia o rateio das despesas e gestão da utilização da telefonia fixa, pois permite veja o detalhe de ligações da empresa e valores condizentes aos laçados no ERP.

Contas a Pagar de Faturas de Telecom

Neste módulo é realizado o recebemento, validação, cadastramento e lançamento de todas as faturas no ERP da empresa, além do acompanhamento do efetivo processo de pagamento.

A análise processual, racionalização dos processos e atenção com multas e juros por pagamentos em atraso também fazem parte deste módulo.

Análise & Otimização

A consultoria de análise e otimização é um trabalho recorrente e tem por objetivo identificar mensalmente as oportunidades de redução de custos e eventuais desvios existentes entre o escopo contratado junto às operadoras e o efetivamente utilizado.
São levados em conta as mudanças de cenário e utilização, as novas ofertas das operadoras e as tecnologias disponíveis.

Book de relatórios

Adicionalmente às consultas realizadas diretamente ao sistema, o cliente do serviço de Gestão de Custos de Telecom recebe mensalmente um encarte de relatórios e gráficos com as principais visões históricas dos gastos de telecom e dados, além de informações referentes à oportunidades de redução.

Estruturação de Inventário

Realizado com projeto, a Estruturação de Inventário é uma atividade pontual destinada à clientes que estão com suas informações e cadastros de inventário incompletas e/ou desatualizadas. Através de uma equipe dedicada, este levantamento é realizado e as informações são cadastradas na plataforma de TEM.

Unificação de faturas

Também realizado como um projeto, a Unificação de Faturas é um serviço de racionalização e otimização do processo de contas a pagar de faturas de telecom e dados, destinado a clientes que possuem uma quantidade de faturas, vencimentos e localidades de cobrança muito acima do que poderiam ter. 

 

Como fazemos?

Saiba como estruturamos nossos serviços

 

Plataforma

A plataforma de TEM da Mobilit é uma solução em nuvem 100% Web e utiliza o banco de dados Oracle. A sua base de programação é sólida, segura e escalável, provendo o suporte tecnológico necessário para sistemas de TEM (Telecom Expense Management). A plataforma automatiza toda a gestão de Telecom e serve como uma central para o levantamento de informações detalhadas sobre recursos, contratos, faturas e utilização.

  • Compatível com os principais navegadores do mercado, através do protocolo HTTPS de segurança. A autenticação dos usuários utiliza o método Single Sign-On.

  • Perfis de acesso de acordo com o escopo de gestão dos usuários ou grupos de acesso (empresa, centro de custo, inventário, faturas, etc).

  • Cadastro de inventário divido por telefonia fixa, móvel, dados e equipamentos (aparelhos celulares). Filtros de consulta em tela e relatórios nos formatos TXT, DOC, XLS (Microsoft Excel) ou CSV.

  • Importação das faturas nos principais formatos eletrônicos. Detalhamento de chamadas, serviços, consumo de dados e SMS/MMS.

  • Envio de relatórios por e-mail para usuários e gestores com informações resumidas e detalhadas.

  • Portal do Usuário e Gestor para acompanhamento mensal das despesas de Telecom.

Processos

Todos os nossos processos são baseados na metodologia TEM (Telecom Expense Management), que oferece a solução completa e integrada em gestão de despesas de Telecomunicações. Utilizamos também as metodologias ITIL v3 e ISO 20.000 com o foco no atendimento ao cliente e na qualidade dos serviços prestados.
Todos os nossos processos são documentados, o que nos permite treinar e capacitar toda equipe de maneira rápida e eficiente.

Equipe

Contamos com uma equipe especializada e com vasta experiência no mercado de Telecomunicações. Nossa equipe de especialistas é formada por profissionais altamente capacitados e comprometidos com a qualidade e a excelência dos serviços prestados aos nossos clientes.
A equipe é subdividida em grupos de trabalhos, tais como; auditoria e contestação, rateio de despesas de Telecom, monitoramento de contratos, inventário, faturas e gestão da utilização. Além disto, também é possível contratar um analista dedicado para atuar nas dependências do cliente fazendo interface direta com os usuários e os departamentos da empresa. Dependendo do projeto o analista dedicado poderá atuar nos seguintes grupos de trabalhos; contas a pagar de faturas de Telecom, gestão de dispositivos móveis, roll-out de dispositivos móveis e estruturação de Inventário.

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Gestão de Custos de Telecom (TEM)

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