Meu celular tem vírus! E agora?

celular tem vírus

A mobilidade já faz parte da rotina de muitas pessoas e empresas, principalmente por facilitar a comunicação e otimizar a produtividade. Mas, ao enfrentar problemas como lentidão ou travamentos no celular, a dúvida que sempre surge é se o celular tem vírus. Afinal, como saber se meu celular tem vírus?

Essa é uma pergunta muito comum, sobretudo com a exposição que a internet coloca os computadores e também celulares. E para saber a resposta dessa pergunta é preciso alguns testes.

Mas não se preocupe, pois não é preciso ser expert em tecnologia para realizar esses testes! Para aprender na pratica como descobrir se o seu celular tem vírus, continue lendo esse artigo. E confira algumas dicas que separamos e que podem indicar a presença de malwares e outros agentes maliciosos no seu aparelho!

Como saber se meu celular tem vírus?

Para saber se o seu celular tem vírus, existem alguns sinais que podem indicar a presença de malwares em seu dispositivo, como:

1.      Ícones estranhos

O primeiro sinal para verificar se o seu celular tem vírus são os ícones estranhos que surgem no dispositivo. No geral, os ícones estão associados a um aplicativo de fábrica ou então que estejam instalados no aparelho. Portanto, caso surja um ícone que não seja de fábrica e nem de algum app instalado, você já deve suspeitar que seu celular tem vírus.

2.      Comportamento anormal também é um indício que o celular tem vírus

O segundo sinal que pode evidenciar a presença de vírus no celular é o comportamento anormal do dispositivo.

Ou seja, travamentos e execução de ações por conta própria. Além disso, quando o celular reinicia sozinho, fica mais lento, ou então apresenta um consumo alto de bateria, é importante ficar atento, pois esse comportamento é um forte indicio de que seu celular tem vírus.

3.      Publicidade em excesso

Quando surge publicidade em excesso no celular, este também é um sinal de que seu celular tem vírus. Além disso, a presença de mensagens, ou então de postagens que não se lembra de ter compartilhado e app que solicitam seus dados também representam ameaças. Portanto, quando notar essas ocorrências, o alerta de que algo está errado deve ser ativado.

Vírus costumam ter sempre uma finalidade e alguns deles como os adwares, possuem o objetivo de lhe oferecer anúncios.

Alguns destes podem até ser outros golpes em potencial, cujas tentativas de aplicação ocorrem por meio da utilização destes vírus. Até poque anúncios falsos não durariam muito tempo nas plataformas convencionais.

4.      Erros em aplicativos é um sinal de que o celular tem vírus

A presença de muitos erros nos aplicativos que estão sendo utilizados e sem nenhuma explicação, a possível causa é que seu celular tem vírus. Fique atento a estes erros, eles podem aparecer e a tendência natural é que as pessoas simplesmente os fechem e sigam com a utilização do aparelho. No entanto, é sempre bom entender a causa dos erros.

Caso isso ocorra com frequência, é sempre bom tomar algumas atitudes de verificação, conforme iremos explicar mais adiante.

5.      Dano e modificações nos arquivos

Outro sinal muito comum de possíveis ameaças ao seu telefone é a ocorrência de danos inexplicáveis aos arquivos e documentos do seu celular. Se documentos que você costuma acessar com frequência, repentinamente aparecem como corrompidos, então desconfie de que seu celular tem vírus. Afinal, não é comum que arquivos se corrompam sem explicação.

E o mesmo vale para modificações repentinas nos arquivos e pastas do seu celular. Pastas que desaparecem ou então surgem do nada, movimentações de arquivo que você não reconheça também podem ser um sinal de alerta. Dessa forma é importante estar atento ao que acontece com seu celular, pois apesar do vírus ser silencioso, apresenta alguns sinais.

6.      Recursos que ativam e desativam sozinhos

Outro sinal bastante comum da presença de vírus em dispositivos móveis é a ativação e desativação de softwares e recursos destes aparelhos como bluetooth, rede wi-fi entre outros.

Dependendo da configuração do seu dispositivo, ao ligar o aparelho, é comum que estes recursos se ativem automaticamente.

Mas, se por ventura você perceber que eles estão desativando ou ativando por conta própria sempre que você está usando o celular, comece a desconfiar da presença de vírus no seu dispositivo.

7.      Redirecionamento automático em páginas de internet

Um sinal claro de vírus nos aparelhos de telefonia móvel são os redirecionamentos automáticos de páginas de navegação na web. Quando você tenta entrar em um site e automaticamente acaba parando em outro, pode ser um sinal de que seu celular tem vírus. Imediatamente deve-se proceder a verificações para concluir as causas e se livrar do vírus.

Este tipo de ação é muito comum até mesmo no caso do celular ainda não ter vírus, no entanto páginas maliciosas redirecionam sozinho para outras páginas, algumas até mesmo usam iscas, dizendo que seu celular tem vírus, pedindo que seja efetuada a correção. Tudo para enganar os possíveis usuários.

Fora os sinais acima, também é importante ficar atento ao consumo elevado de dados. Consumo de dados além do comum pode ser um indicio de que vírus estejam enviando pacote de informações para algum servidor. Por isso, procure ficar atento também a este detalhe.

Identificou vírus no celular? Saiba como resolver!

Agora que você já sabe como identificar se seu celular tem vírus, está na hora de descobrir como resolver o problema de forma definitiva. Existem basicamente duas formas de solucionar um problema com vírus no seu celular, e em ambos os casos será necessário a utilização de antivírus.

A primeira forma de eliminar os vírus do celular é através de antivírus instalados em um computador, onde o celular será analisado de forma indireta. Para isto, certifique-se de ter um antivírus instalado em seu PC. Agora conecte o celular ao mesmo, e realize a varredura de vírus utilizando o computador, lembre-se de escolher o armazenamento do celular.

Já a segunda maneira de resolver a situação é por meio é a utilização de antivírus próprios para telefone celular.

Dispositivos Android

Em dispositivos Android, é possível baixar programas antivírus pelo Google Play Store.

Após baixar o app no celular, basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo
  2. Clique na opção do app relacionado a varredura do aparelho
  3. Seleciona ativar varredura e aguarde o processo ser finalizado
  4. Feito isso, o aplicativo mostrará uma lista com possíveis ameaças. Nesse momento, você deve clicar em “remover todas”
  5. Depois disso, você deve realizar testes nas funcionalidades do aparelho para se certificar de que o problema com vírus foi solucionado.

Dispositivos iOS

Geralmente, os dispositivos iOS apresentam um mecanismo de segurança mais sólidos em relação ao Android. Contudo, iphone pegar vírus é algo que pode acontecer. Principalmente quando o usuário faz jailbreak ou então acessa links desconhecidos no aparelho.

Sendo assim, caso note algum comportamento estranho ou então alguns dos sinais que listamos anteriormente no seu dispositivo iPhone, a dica é restaurar o aparelho utilizando um backup anterior.

Depois, não esqueça de baixar pelo App Store um bom antivírus no seu dispositivo para garantir que seu celular esteja protegido contra ação de malwares e outros vírus maliciosos.

Como evitar vírus no celular corporativo: 4 dicas que você precisa conhecer!

Existem algumas formas de evitar vírus no seu celular. Estes cuidados devem ser tomados sempre, sobretudo se você utiliza um celular corporativo. Veja a seguir algumas dicas que preparamos para você evitar os temidos vírus.

1.      Ativar as configurações nativas

Os aparelhos corporativos possuem algumas funções próprias, assim como estratégias nativas para evitar os possíveis vírus. Uma delas está no fato de sempre disponibilizar atualizações do sistema para os seus celulares. Por isso, mantenha sempre seu celular atualizado e de acordo com as versões disponibilizadas pela fabricante. Esta já é uma boa medida de segurança

2.      Usar aplicativos antivírus

Esta é uma dica muito importante, pois os antivírus são as principais ferramentas no combate aos vírus dos celulares. Eles podem ser adquiridos na loja de aplicativos do seu smartphone e são bem rápidos de instalar, assim como de usar. Basta ativar os modos de proteção e realizar varreduras periódicas para sempre manter seu celular seguro.

Além disso, para uso corporativo, o mais indicado são as versões pagas, pois oferecem uma variedade maior de recursos que servem para detectar e eliminar a ameaça do dispositivo.

3.      Ter bons hábitos na hora de usar o celular

É importante que você evite ao máximo se colocar em situações de exposição aos vírus. Por isso, adotar bons hábitos na hora de usar o celular da empresa é o mais indicado.

Procure não navegar em páginas desconhecidas usando o ceular, muito menos clique em links suspeitos que chegam por email ou então faça downloads de arquivos de fontes desconhecidas. Vale lembrar também de não emprestar seu dispositivo corporativo e sempre ficar atento aos sinais de vírus.

4.      Faça o gerenciamento dos dispositivos corporativos

Uma boa solução para evitar os vírus em telefones empresariais é contar com um bom gerenciamento dos dispositivos móveis que sua empresa utiliza. Dessa forma serão liberados a instalação e uso apenas dos aplicativos funcionais para a empresa e o acesso a sites perigosos será restrito. Também é possível controlar os envios de documentos, impedindo a criação de arquivos infectados.

Agora você já conhece algumas dicas de como evitar os vírus e também de como reconhece-los. Basta fazer uso das dicas assim como das instruções de remoções de vírus que trouxemos aqui para se livrar deste incômodo e lembre-se: com os cuidados corretos e atenção na hora de usar o celular, você estará livre dos vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *