Na crise, você está pronto para liderar o time de TI?

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“E quando um líder abraça sua responsabilidade de cuidar das pessoas, em vez de cuidar de números, então as pessoas vão seguir, resolver problemas e fazer com que a visão desse líder venha à vida da maneira certa, de forma estável, e não de forma oportunista.” Este trecho é do livro Leaders Eat Last, escrito por Simon Sinek, e aborda um lado da liderança pouco pensando ou discutido: o de proteger e cuidar de sua equipe. Muito já foi falado sobre liderar o time de TI sem ser autoritário, sem se isolar na posição. E tão importante quanto esses dois pontos, é a responsabilidade de resguardar o seu time dentro da empresa.

O departamento de tecnologia da informação é, geralmente, um dos que mais sentem o peso da responsabilidade sobre as operações. Blindar os funcionários de tamanha carga é papel de um líder maduro e responsável. 

Liderar o time de TI. O fazem os bons líderes:

  • Agem como pais: aguardam que todos estejam satisfeitos e resolvidos para, então, cuidar de suas atividades e buscar seus resultados próprios;
  • Respondem pelos atos de sua equipe, se responsabilizam por quaisquer problemas e colocam-se à frente para buscar soluções;
  • Não apenas incentivam, mas trabalham de forma cooperativa (atuam junto) e colaborativa (atuam de forma efetiva);
  • São bons ouvintes, em qualquer etapa de um projeto. De nada adianta ouvir no início ou no momento de crise e dar as costas para o grupo: o diálogo constante faz a equipe se sentir valorizada e, consequentemente, motivada a participar;
  • Valorizam e divulgam as conquistas e bons resultados: se eles erram, a culpa é minha; se acertam, os méritos são nossos.

Um bom líder inspira pessoas: com inteligência, ele consegue interferir no lado emocional do grupo e mostrar caminhos em momentos complicados, além de exterminar a indiferença e a desmotivação.

O polêmico Steve Jobs, com seu gênio reconhecidamente difícil, é considerado um dos maiores líderes inspiradores dos tempos modernos. E foi autor de frases como “Seja uma medida de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde se espera excelência”.

Reflita, então, sobre sua capacidade de liderar o time de TI. Sobre como inspirar as pessoas, desenvolver talentos e colaborar para desenvolver outros líderes. Quando nos sentimos seguros, atuamos sem a intervenção dos medos e das angústias em demasia, e nossa energia pode ser canalizada para à produtividade.

A importância da liderança em momentos de crise

Dentro de uma empresa a principal causa do desengajamento e desmotivação no ambiente de trabalho são as relações de liderança. Nesse sentido, a falta de feedbacks, falta de reconhecimento e falta de auxilio no desenvolvimento profissional levam a queda da produtividade das equipes e consequentemente prejudica a empresa como um todo.

Ademais, a falta de segurança psicológica e falta de clareza nas entregas e alinhamento também impactam diretamente a produtividade da equipe. Nesse sentido, os lideres possuem influência direta na produção da equipe de TI, especialmente em tempos de crise como na atual pandemia de Covid-19, pois são responsáveis pelos pontos citados.

No entanto, em tempos de crise, o papel do líder com a equipe deve ser diferente e se faz ainda mais necessário. Isso porque mais do que nunca as pessoas se sentem perdidas, inseguras, incapacitadas e desmotivadas. Nesse cenário, um bom líder deve atuar de forma a ajudar de fato a sua equipe por meio de uma liderança realmente consciente.

O que é uma liderança consciente?

A liderança consciente é uma estratégia de liderança composta por 6 pilares e que se faz necessária na pandemia por ser um período que vêm causando níveis altíssimos de estresse entre os colaboradores. Por isso, trabalhar os seis pilares da liderança consciente é uma forma direta de aumentar a produtividade e desenvolvimento do setor de TI da empresa.

Entre os pilares que devem ser trabalhados na liderança consciente estão: energizar pessoas, empoderar times, alinhar restrições, desenvolver competências, alimentar estruturas e melhorar tudo. Tais pilares atuam na implementação de incentivos as equipes, no combate à exaustão física e mental da equipe e no estimulo as trocas entre as pessoas.

7 dicas para liderar o time de TI em meio à crise

Para adotar uma liderança consciente, eficiente e possa realmente guiar a sua equipe de TI em meio a crise atual que vivemos, adote as 7 dicas abaixo de liderança!

1. Trabalhe a saúde mental

Trabalhar a saúde mental da equipe é a principal forma de acolher as inseguranças do time que diretamente afetam a produtividade. Para isso, a primeira das dicas para liderar o time de TI é investir semanalmente ou a cada 15 dias na reunião retrospectiva, prática que visa conversar com a equipe sobre a rotina dos últimos dias e também sobre os sentimentos do time.

Ou seja, a equipe de TI precisa se sentir compreendida pela empresa. Dessa forma, você como líder irá conseguir criar uma conexão autentica com o time e entender quais são os problemas da equipe. A partir dessa compreensão, o próximo passo é buscar sanar tais problemas de modo que a produtividade e desenvolvimento da equipe de TI aumente.

2. Trabalhe com transparência

Quando se fala em dicas para liderar o time de TI, transparência é uma das palavras chaves. Isso porque, um bom líder de TI precisa deixar claro quais são as necessidades da empresa, independente se elas desestabilizam ou não o time. Nesse sentido, esclarecendo os problemas e sendo transparente a equipe sentirá que faz parte da empresa.

Com isso, adotando a dica acima, o papel de um bom líder de TI é tentar alinhar as necessidades da empresa com o empenho da equipe. Ou seja, convide os colaboradores para serem peças na solução dos problemas. Dessa forma, o seu time de TI irá trabalhar de forma mais consciente e terão noção da importância dos mesmos para a empresa.

3. Seja empático com a equipe

Embora possa parecer clichê, ter empatia em momentos de crise é indispensável para uma boa liderança. Nesse sentido, um líder de TI deve buscar entender, questionar e descobrir as necessidades do time de forma empática. Além disso, ao ser transparente com o time é importante utilizar uma comunicação empática e que não assuste a equipe.

Na prática, a empatia como líder de TI pode ser praticada também abrindo um canal claro de comunicação com os colaboradores. Isso pode ser feito por exemplo de 15 em 15 dias por meio de uma conversa individual com cada membro do time. Portanto, ao pensar em como gerir a equipe durante a crise, não se esqueça desse ponto das dicas para liderar o time de TI!

4. Reconheça as qualidades do time

Reconhecer as conquistas e esforço do seu time de TI é importante, pois em momentos de crise é comum que o líder esqueça de reconhecer as metas alcançadas, colaborando assim para a desmotivação e consequente queda na produtividade da equipe. Para evitar que isso ocorra é importante incentivar na prática.

Ou seja, reconhecer na pratica as pequenas metas alcançadas de forma individual e também em grupo. Além disso, uma boa prática de reconhecimento em empresas é adotar o colaborador do mês, ou seja, o que mais se destacou. No entanto, isso deve ser feito de forma que os demais da equipe se sintam motivados e não menosprezados.

5. Incentive o trabalho em grupo

Construir relacionamentos faz parte do papel de um bom líder que deseja conhecer a sua equipe e ser empático. Portanto, a nossa quinta das dicas para liderar o time de TI é incentive a construção de parcerias entre a própria equipe. Isso porque muitos colaboradores do mesmo setor acabam se reconhecendo como rivais, prejudicando o trabalho em grupo.

Portanto, alem de procurar conhecer e construir uma boa relação com a equipe, um bom líder de TI deve procurar incentivar o bom relacionamento dentro da própria equipe. Tal ação é indispensável para o andamento da produtividade, para o desenvolvimento da equipe e também para o alcance das necessidades da empresa por meio do setor de TI.

6. Seja estratégico nas mudanças

Quando se fala em automação os colaboradores logo cogitam que necessariamente serão demitidos. Com isso, muitos podem acabar se sentindo desestimulados e consequentemente a produção da empresa pode ser afetada. Para que isso não ocorra em sua gestão como líder de TI, é importante buscar tornar a automação parte dos processos e não o processo em si.

Ou seja, busque utilizar a automação a favor da sua equipe de TI, tornando a tecnologia como parte de mudanças na estrutura da corporação e não como algo único. Alem disso, deixe claro a toda equipe a mudança de processos e a necessidade da automatização para o bom andamento da equipe e não para a sua substituição por completo.

7. Seja gentil consigo mesmo

Apesar da gestão girar em torno da sua liderança, você deve entender que não é o seu papel criar uma equipe de alta performance em plena uma crise mundial. Mais importante do que querer aumentar exponencialmente a produtividade, é buscar manter o time unido e entregando resultados.

 E então, gostou das dicas para liderar o time de TI em meio a crise? Procure aplica-las em seu cotidiano e lembre-se sua forma de atuar vai definir em que posição você vai estar neste mar de milhões de profissionais de TI!

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