Na crise, você está pronto para liderar o time de TI?

liderar o time de TI

“E quando um líder abraça sua responsabilidade de cuidar das pessoas, em vez de cuidar de números, então as pessoas vão seguir, resolver problemas e fazer com que a visão desse líder venha à vida da maneira certa, de forma estável, e não de forma oportunista.”

O trecho acima é do livro Leaders Eat Last, escrito por Simon Sinek, e aborda um lado da liderança pouco pensando ou discutido: o de proteger e cuidar de sua equipe.

Muito já foi falado sobre liderar sem ser autoritário, sem se isolar na posição. E tão importante quanto esses dois pontos, é a responsabilidade de resguardar o seu time dentro da empresa.

O departamento de tecnologia da informação é, geralmente, um dos que mais sentem o peso da responsabilidade sobre as operações. Blindar os funcionários de tamanha carga é papel de um líder maduro e responsável. 

Liderar o time de TI. O fazem os bons líderes:

  • Agem como pais: aguardam que todos estejam satisfeitos e resolvidos para, então, cuidar de suas atividades e buscar seus resultados próprios;
  • Respondem pelos atos de sua equipe, se responsabilizam por quaisquer problemas e colocam-se à frente para buscar soluções;
  • Não apenas incentivam, mas trabalham de forma cooperativa (atuam junto) e colaborativa (atuam de forma efetiva);
  • São bons ouvintes, em qualquer etapa de um projeto. De nada adianta ouvir no início ou no momento de crise e dar as costas para o grupo: o diálogo constante faz a equipe se sentir valorizada e, consequentemente, motivada a participar;
  • Valorizam e divulgam as conquistas e bons resultados: se eles erram, a culpa é minha; se acertam, os méritos são nossos.

Um bom líder inspira pessoas: com inteligência, ele consegue interferir no lado emocional do grupo e mostrar caminhos em momentos complicados, além de exterminar a indiferença e a desmotivação.

O polêmico Steve Jobs, com seu gênio reconhecidamente difícil, é considerado um dos maiores líderes inspiradores dos tempos modernos. E foi autor de frases como “Seja uma medida de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde se espera excelência”.

Reflita, então, sobre sua capacidade de liderar o time de TI. Sobre como inspirar as pessoas, desenvolver talentos e colaborar para desenvolver outros líderes.

Quando nos sentimos seguros, atuamos sem a intervenção dos medos e das angústias em demasia, e nossa energia pode ser canalizada para à produtividade.

Por fim, olhe e repense suas iniciativas: sua forma de atuar vai definir em que posição você vai estar neste mar de milhões de profissionais de TI. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *