Liderança de TI – 7 características que o líder de TI deve ter

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Aprenda a liderar, e o sucesso será a consequência”. Conheça as 07 características que uma boa liderança de TI deve ter para ser bem sucedido. 

Dentro do ambiente corporativo, um profissional que saiba escutar, motivar, comandar e delegar, enquanto mantém equilíbrio entre atitude e humildade é um bem que não tem preço para a empresa.

Mas, acontece que nem todo líder já nasce desse jeito (com raras exceções) e a grande maioria de nós pode aprender e desenvolver tais habilidades.

Sendo assim, quais características um líder de TI deve ter? Inspirar seus colaboradores e fazer a diferença para a empresa?

Para facilitar, portanto, listamos 7 características principais que o líder de TI deve ter ou desenvolver. Assim como, a compreensão das necessidades daqueles que estão no mesmo barco que você.

Líderança de TI: Humildade

A famosa frase “A segurança é silenciosa, incertezas fazem barulho” é uma grande verdade. Um líder inseguro irá buscar constantemente por atenção e crédito por suas ações (mesmo quando não merecer).

Por isso, colocar o seu ego de lado através da humildade é uma decisão sábia!

Quanto mais esbravejar, mais irá expor a sua falta de autoestima, revelando atitudes negativas, por exemplo: inveja e insegurança Atitudes que podem acabar com uma empresa.

Lembre-se, a palavra “humildade” vem do latim “humilitas” e “humus”, que significa “quem tem os pés do chão”, “quem está em contato com o solo”, e com isso designa uma pessoa que reconhece seus fraquezas e limitações.

Portanto, ela age de acordo com essa consciência. Um líder de TI com essa virtude irá certamente empoderar seus colaboradores de maneira positiva.

 Líder de TI: Positividade

Não importa o seu cargo, a atitude é tudo quando lidamos com pessoas. Até o diretor de TI, que lida mais com tecnologia, precisa contar com pessoas em quase 100% das operações.

Por isso, é importante saber que pessoas podem ouvir palavras, mais irão sentir as atitudes.

Ou seja, ninguém pode “fingir” um sentimento negativo e pensar que não será notado. 

Sabe aquela impressão que temos quando dizemos “não é o que você diz, mas sim a forma como você diz”?

Isso é um fato verídico, pois podemos dizer algo positivo, mas se nossa atitude for negativa, será interpretada como tal.

Se você reclama que seus funcionários não estão motivados, então é melhor começar a liderar pelo exemplo.

Seja você a motivação, o entusiasmo, e compartilhe essa energia contagiante. Mostre gratidão e incentivo. Você terá todos os olhos e mentes juntos com você, prontos para grandes desafios!

Liderança de TI: Comunicação

Ah, a comunicação! Essa é difícil de conseguir para um líder de TI? O que é uma boa comunicação, praticamente falando?

Comece por compartilhar a sua visão estratégica com os seus parceiros e assim, assegurar o correto alinhamento, todos na “mesma página”, certo?

Além disso, divida os sucessos da empresa com eles. Quem trabalhou em determinado projeto? Quem fez acontecer?

O reconhecimento é uma ferramenta poderosa usada por grandes líderes que desperta a motivação intrínseca e o senso de pertencimento da equipe.

Encorajar, portanto, a transparência é essencial para uma conduta ética dentro das organizações.

Por fim, a comunicação é uma riquíssima fonte de recursos e insights.

Se o negócio passar por dificuldades ou desafios, coloque seu time a par dos acontecimentos.

Você irá se surpreender com as diferentes ideias e perspectivas novas que irá receber e que ainda não havia considerado!

Líder de TI: Delegar

Delegar é uma tarefa difícil para a maioria dos líderes de TI. Costumamos pensar que podemos fazer tudo nós mesmos, e melhor do que o resto das pessoas.

A verdade é que é impossível alguém fazer tudo sozinho ao mesmo tempo. 

Encontrar e desenvolver expertises escondidas por vezes é como lapidar uma pedra preciosa.

Então, uma boa liderança de TI precisa observar bem as aptidões de seus profissionais e desenvolver a arte de delegar as tarefas certas para os talentos certos.

Consequentemente confiar que seus colaboradores irão se esforçar para fazer o melhor, sempre!

Liderança de TI: Mentoring

Líderes em potencial podem ser encontrados em qualquer lugar da empresa. A tarefa do líder em exercício é identificar essas características e, então, servir-lhes de “mentor”.

A missão do líder de TI não se resume ao aqui e agora, mas sim, a preparar o futuro da empresa.

Por isso, o seu valioso conhecimento deve ser passado para frente, pois uma hora todos iremos nos aposentar, não é mesmo?

Encontrar os candidatos certos para transferir conhecimento, assegurando o futuro do negócio e formando os líderes de amanhã, é parte da missão de um grande líder.

Líder de TI: Paciência

A paciência é uma virtude que poucos possuem. Geralmente, costumamos querer tudo, e querer tudo rápido!

Líderes, diferentemente de todos, devem se destacar nesse aspecto. Líderes de TI têm de ser pacientes.

Isso porque as pessoas estão contando com você, portanto dê um tempo para assimilar as informações e evitar o esgotamento das relações. 

Em síntese: a sabedoria do negócio é adquirida com o tempo e devemos enxergar isso como uma jornada e não uma corrida competitiva desenfreada.

Liderança de TI: Empatia

Para conseguir desenvolver uma boa liderança de TI é preciso saber tem empatia com a equipe de funcionários, clientes e com os clientes.

Líderes que praticam empatia em seu trabalho tendem a entender exatamente o que o cliente ou deseja, mas ainda não sabe. Além disso, consegue ser “amigo” dos colaboradores e ter um bom relacionamento com colegas.

Dessa forma, uma liderança de TI empática desenvolve soluções que abordam as necessidades do cliente e que diminua os conflitos internos.

Portanto, líderes de TI precisam procurar pensar na experiência do outro e interagir para entender sobre os serviços. Além disso, deve perguntar sempre “O que fazer para tornar tal processo melhor para os demais?”.

5 dicas importantes para realizar uma boa liderança de TI

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Além dos atributos acima, uma boa liderança de TI precisa sempre buscar a excelência perante clientes, colaboradores e parceiros. Para ajudar nessa empreitada, separamos 5 dicas de ouro para quem ganhar destaque como um bom lider de TI. Veja!

1.     Entenda todos os processos

Uma boa liderança de TI necessariamente deve buscar ter um amplo conhecimento da empresa e ser especialista em sua área de atuação. Para isso, é preciso deixar um pouco as infinitas reuniões de lado e ir colocar as habilidades técnicas e atributos em prática. Dessa forma, o gestor mostrará que está empenhado em realmente entender todos os setores.

Com essa atitude, você ganhará a admiração dos colaboradores e demais parceiros. Além disso, passará a ter um conhecimento maior de cada setor e assim irá conseguir tomar decisões mais assertivas no seu dia a dia de trabalho.

No entanto, vale lembrar que o processo de conhecer os demais setores requer do gestor muita humildade, paciência e acima de tudo, respeito com os demais parceiros.

2.     Saiba ouvir sempre

Uma boa liderança de TI não trabalha sozinha e muito menos toma decisões sem considerar a opinião de todo o grupo. Por isso, se você quer exercer uma boa liderança de TI, então deve saber ouvir a opinião dos colaboradores, parceiros e clientes, mesmo que sejam contrarias à sua. Dessa forma, como líder de TI, você mostra que se importa com a participação de todos.

Além disso, ao procurar sempre ouvir as demais opiniões, o gestor de TI pode aprender assuntos que ele mesmo não sabia. Afinal, os demais integrantes da equipe possuem uma visão mais pratica e realista dos problemas diários da empresa. Ademais, eles também possuem conhecimentos técnicos que podem ser de grande valia para uma boa liderança de TI.

3.     Seja o exemplo

Os melhores lideres de TI sempre devem servir como um espelho em qualquer situação para toda a equipe. Para que isso ocorra, o gestor de TI deve sempre tratar a equipe com respeito e valorizar o trabalho de cada colaborador da empresa. Além disso, para dar exemplo como gestor de TI, o mesmo precisa apoiar os colaboradores para o alcance de metas.

Nesse sentido, uma liderança de TI de sucesso deve encontrar maneiras diferentes de motivar os funcionários e de auxilia-los em seus pontos fortes e fracos. Inclusive, um bom líder de TI sabe reconhecer os seus próprios valores e habilidades, usando o em favor do coletivo. Ademais, um bom gestor deve se preocupar com o lado emocional para evitar conflitos internos.

4.     Mantenha-se atualizado

Assim como diversas áreas, o setor de TI é dinâmico e está sempre se transformando. Dessa forma, os conhecimentos tecnológicos de hoje podem se tronar ultrapassados amanhã. Nesse sentido, uma boa liderança de TI deve buscar sempre capacitações para se manter atualizado e saber lidar com as novas tecnologias do setor de TI.

Além disso, a capacitação continua não deve ser voltada apenas para o Líder de TI, mas também para toda a equipe. Dessa forma, tanto o gestor quanto a equipe serão estimulados a se aperfeiçoar cada vez mais em prol da empresa. Nessa empreitada, vale a pena conhecer a biblioteca ITIL (Information Technology Infraestructure Library) que possui praticas da área.

5.     Busque parceiros e ferramentas

Uma boa liderança de TI é aquele que também sabe reconhecer quando precisa de ajuda, ou seja, quando precisa terceirizar ou automatizar o manual. Nesse momento, lideres de TI devem buscar ferramentas de TI que ajudem no planejamento, monitoramento e organização do setor. Além disso, existem ferramentas para aumento de produtividade e capacitação.

Fora as ferramentas especificas para armazenamento, comunicação, help desk e também para inventário. Investindo em tais ferramentas de TI, o gestor ficara mais livre para se dedicar a outras questões do seu setor, como o relacionamento com clientes. Além disso, por automatizem tarefas simples, as ferramentas diminuem as chances de erros manuais.

E você, se considera um grande líder de TI? Está cultivando as virtudes necessárias? Conte-nos sobre suas experiências!

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