Gestão de TI: O que é e porque é tão importante

gestão de ti

Em meio a uma Era onde as empresas dependem cada vez mais da tecnologia moderna e da informatização para otimizar seus processos e atividades, poder contar com uma gestão de TI eficiente e confiável faz toda a diferença.

Afinal, a tecnologia da informação é hoje um dos setores que interfere em praticamente tudo dentro de uma empresa. Da coleta e processamento de dados, ao armazenamento, distribuição e segurança das informações. Todos os processos necessitam de atuação ativa da gestão de TI. E, por isso, ela é tão importante para o crescimento de negócios em todos os departamentos.

Compreender mais sobre do que se trata a gestão de tecnologia da informação e sua importância sem dúvida contribui para tomadas de decisão mais assertivas para sua empresa. E foi justamente pensando nisso que preparamos esse artigo completo sobre o assunto.

Portanto, continue sua leitura e veja a seguir mais detalhes sobre o que é gestão de TI. E qual sua importância para as empresas hoje em dia. Confira!

O que é gestão de TI?

Em síntese, a gestão de TI se trata do processo de monitoramento e administração dos sistemas de tecnologia da informação de uma empresa. O que inclui, por exemplo, o processamento do software que sua empresa usa para fazer a gestão do estoque, a automação de etapas na gestão de telefonia da sua organização. Ou ainda os computadores que sua equipe usa para trabalhar.

Mas, é importante destacar que a gestão de TI não envolve apenas a infraestrutura tecnológica da empresa. Embora a seleção, implementação e manutenção das ferramentas essenciais para o bom funcionamento da organização representem um pilar importante, há outros que fundamentam o gerenciamento da tecnologia de informação, como:

  • Pessoas – Sem a equipe de colaboradores adequada, dificilmente algum setor da empresa terá êxito. Portanto, cabe a gestão de TI atribuir responsabilidades as equipes de tecnologia considerando as necessidades da organização e expertises dos colaboradores.
  • Processos – Tão importante quanto contar com profissionais qualificados e boas ferramentas, é garantir a padronização necessária dos processos. Desse modo, o gestor de TI fica encarregado de certificar que os recursos sejam aplicados da forma correta e que todos saibam exatamente como fazer para manter a integridade dos processos.

 Importância da gestão de TI para as empresas

Ainda que gestão de TI seja considerada atualmente uma importante vantagem competitiva, há muitos gestores que veem o setor apenas como um reagente a problemas existentes na empresa e não como uma peça atuante e proativa na identificação de falhas e melhoria contínua na gestão de projetos e processos.

O fato é que se você não conta com uma gestão de TI eficiente, dificilmente terá como garantir que sua empresa está oferecendo um serviço consistente e de excelência aos seus clientes finais. Além disso, contar com um gerenciamento eficaz neste setor também é importante para garantir outros benefícios que podem elevar a competitividade do seu negócio, tais como:

Aumenta a produtividade

A boa gestão de TI possibilita a implementação de ferramentas e processos que facilitam e agilizam a rotina de trabalho dos colaboradores. E quanto mais fácil for para o funcionário desempenhar uma tarefa, mais ele vai render nas suas horas de trabalho.

Além disso, quando não se perde tempo com tarefas que poderiam ser automatizadas, o funcionário consegue focar em pontos mais estratégicos que vão permitir maior crescimento da empresa.

Uma boa gestão de TI ajuda a diminui custos

Implementar uma boa gestão de TI é algo que requer um investimento inicial. Mas, considerando o retorno a longo prazo que essa mudança pode promover, fica fácil perceber que esse investimento ajudará a evitar ou minimizar problemas desnecessários, auxiliando desse modo na redução de custos para a empresa.

Imagine o quanto um software de gestão de telefonia, por exemplo, pode auxiliar na automação de determinadas tarefas, na redução de falhas, no controle de gastos em roaming, assim como em outras melhores. No final, tudo isso irá se refletir em menos custos para a organização.

Aumenta a segurança

A proteção e segurança dos dados é uma das preocupações mais latentes dentro de uma organização. Dependendo do porte da organização, é possível que diariamente seja preciso lidar com grande volume de dados sensíveis.

E qualquer falha nesse sentido pode acabar gerando prejuízos não apenas financeiros, mas sobretudo na imagem da organização.

Nesse sentido, uma boa gestão de TI também cuidará da segurança das informações que sua empresa opera. Seja implementando estratégias para dificultar o acesso a dados sensíveis, ou mesmo adotando novas tecnologias capazes de identificar possíveis portas de entradas a invasores ou efetuando um melhor rastreamento de dados.

Maior qualidade do relacionamento cliente e empresa

Com a gestão de TI é possível conseguir uma integração entre os canais de relacionamento com o cliente.

Desse modo, o cliente pode entrar em contato por e-mail e por telefone e terá apenas a continuidade de seu atendimento, sem a necessidade de repetir informações e suas necessidades. O que por sua vez levará a experiência do usuário a outro nível.

Ou seja, com uma boa gestão de TI operando na sua empresa é possível que todos os setores consigam acessar as informações, assim o atendimento fica completo e atende bem às necessidades dos clientes.

A gestão de TI eficiente otimiza os processos

O uso de softwares obsoletos que prejudicam o acesso aos dados de cadastros, dificulta muito a agilidade e o bom funcionamento de qualquer empreendimento. Com a implementação da gestão de TI é possível ter sempre à disposição os melhores programas, softwares e recursos para o desempenho eficiente de cada tarefa.

Isso promove mais agilidade e assim também há economia de tempo e dinheiro. Sem falar que reduz o estresse dentro da empresa, pois os funcionários não ficam horas tentando resolver problemas gerados pelo próprio software.

Abertura para novas oportunidades de negócio

Uma boa gestão de TI não é vantajosa apenas para seus clientes finais. A partir do momento em que sua equipe de TI centraliza todas as informações e as disponibiliza para que toda equipe tenha acesso, isso facilita a identificação de novas oportunidades de negócio.

Isso porque, com a facilidade de acesso aos dados gerados pela empresa, sobretudo no setor de atendimento promovida pelo setor de TI, é possível, por exemplo, identificar o melhor momento para oferecer um produto ou serviço, elevando as chances de conversão em venda. Ou ainda ser capaz de reconhecer quais clientes estão mais próximos do perfil desejado para fazer um upgrade de serviços.

Melhora a gestão da empresa como um todo

Um bom empreendedor tem em mente que gerenciar os números de sua organização é fundamental. Para acompanhar de perto a evolução desses números e entender como está a performance da empresa é importante estar com todos os processos alinhados.

A gestão de TI permite que você acompanhe inclusive os custos mensais por setor, os dados de venda de cada área e produto. Além de outros dados importantes, para verificar o crescimento da empresa.

Com uma boa gestão de TI é possível ter todas as informações organizadas e acessíveis, deixando o gerenciamento mais tranquilo e assertivo.

Recursos eficientes na gestão de TI

Para uma boa gestão de TI, além do conhecimento técnico e experiência no setor, também é preciso contar com alguns recursos e inovações para impactar de modo significativo os resultados de uma empresa. Entre os recursos mais indicados para uma gestão de TI, estão:

Business Intelligence

O Business Intelligence é uma solução capaz de retirar terabytes de dados operacionais de forma rápida e ainda identificar o motivo que está impactando nos serviços.

Com ele a empresa consegue ter insights sobre processamentos e problemas de dados, anomalias e tendências negativas de TI. Facilita também a tomada de decisão para evitar problemas no sistema.

Sem falar que contribui para a empresa entender como seus clientes funcionam, e isso promove melhores estratégias para dar impulso ao negócio.

Computação em nuvem

O armazenamento de dados em nuvem é um conceito já bastante difundido no cenário corporativo e não é para menos. Já que esse método aumenta a segurança de dados, permite escalabilidade, oferece serviços de recuperação de dados e outros tantos benefícios.

Com a nuvem é possível que a empresa consiga reduzir custos e melhorar a eficiência dos processos, contribuir com as operações financeiras. E até posiciona a empresa em relação às soluções de transformação do futuro.

Mas, para conseguir extrair o melhor dessa tecnologia de armazenamento, contar com uma gestão de TI eficiente faz toda diferença.

Computação cognitiva e IA

Com o uso de computação cognitiva e IA a gestão de TI consegue prever problemas, analisar dados e permitir maior qualidade dos serviços. Além disso, é possível a implantação de chatbots que irão interagir como agentes virtuais, auxiliando na resolução de problemas menos técnicos. E, assim, garantir uma melhora significativa no atendimento ao público em geral.

Portanto, agora já entende a importância de uma boa gestão de TI, os benefícios e principais recursos envolvidos. Então não deixe de investir nesse setor e garantir resultados melhores e mais consistentes para o desenvolvimento do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.