Erros em contas telefônicas? Conheça os motivos

erros em contas telefônicas

Será que os erros em contas telefônicas são muito frequentes no Brasil?

Basta consultar serviços como Reclame aqui e PROCON para encontrar no topo da lista as operadoras de telefonia. As reclamações vão desde clientes com linhas pessoais em planos pré-pagos até grandes corporações com milhares de linhas em atividade. Mas por que será que é assim? Qual a origem de tantos clientes insatisfeitos?

Antes de explicar os motivos, não devemos nos esquecer de comentar sobre o fenômeno das telecomunicações no Brasil, que hoje é um dos maiores mercados do mundo. Se em 2013 mais da metade da população não tinha acesso à internet, hoje mais de 80% da população possui celulares e smartphones.

Muitos fatores, que se originam desde a privatização do sistema Telebrás, a explosão da demanda e aquisição de linhas, a falta de infraestrutura, terceirização do atendimento, causam um colapso na cobertura e serviços oferecidos. Hoje em dia corre-se contra o relógio. E passamos por um processo de reformulação para que o Brasil possa entrar definitivamente nos trilhos do desenvolvimento.

Mas longe de querer criticar, nossa missão aqui é informar sobre como podemos nos proteger destes erros em contas telefônicas que infelizmente podem nos custar muito dinheiro! Confira os principais erros cometidos pelas operadoras em faturas corporativas!

Erros em contas telefônicas envolvendo tarifas

O valor por minuto de chamada ou tipo de chamada pode sofrer grandes variações. Desde o valor “cheio”, ou seja, sem contrato algum, até o valor inserido em planos corporativos negociados em contrato. Pode ser difícil de acreditar, mas ainda encontramos empresas de razoável tamanho sem contrato algum. Então, como primeiro passo, recomendamos: tenha um contrato e negocie suas tarifas!

Voltando aos erros, o que mais encontramos são disparidades entre o que foi contratado e o que está sendo pago. Erros nos valores por minutos em chamadas corporativas, DDD, DDI, tarifas de Roaming, etc. Por exemplo, dentro de um plano corporativo as chamadas de celular pra a mesma operadora deveriam custar 0,05 centavos o minuto, mas na conta eles são cobrados em 0,50 centavos. Percebe o quanto de dinheiro um “detalhe” desse pode desperdiçar?

Os serviços, que compreendem por exemplo pacotes, planos de dados corporativos, cobertura 3G ou 4G, também são alvos de erros. O preço do SMS por vir alterado, sem desconto, ou pode-se estar pagando por pacotes de SMS que sua equipe já não usa mais. Algumas empresas pagam por franquias de dados, e acabam utilizando mais, pagando um alto valor pelos megabytes excedentes.

Erros em contas telefônicas – Cobranças indevidas de serviços

Analisar o contrato feito com as operadoras de telefonia é um cuidado indispensável para evitar cobranças de serviços que não foram acordados no momento da assinatura do contrato. Isso porque é comum que as operadoras incluam valores inexistentes referente a serviços que sua empresa sequer contratou ou mesmo já fez o cancelamento do serviço.

Por isso, se manter atento aos serviços que sua empresa fechou com a operadora é essencial para identificar esses serviços inexistentes e solicitar o reembolso dos pagamentos indevidos ou até mesmo o cancelamento do serviço junto a operadora.

Inclusão de linhas não contratadas

Com a ampliação do uso de telefonia móvel nas empresas, o número de linhas telefônicas aumentou bastante nos últimos anos. Dessa forma, a inserção de linhas telefônicas a mais do que o contratado pela empresa se tornou um erro em contas telefônicas muito comum e quem gerando muito prejuízo nas corporações.

Na maioria das vezes este erro acontece em função da falta de controle sobre a interpretação das faturas telefônicas, sendo algo recorrente em empresas que possuem uma estrutura de telecom de grande porte.

Se este é o seu caso, então o ideal para evitar que esse erro lhe cause sérios prejuízos é buscar o auxilio de uma gestão de telecom. Através deste serviço é possível garantir uma melhor análise e controle de todas as linhas que fazem parte do seu contrato. Sejam elas móveis, fixas ou de transmissão de dadoso. Assim, qualquer linha não contratada que seja inserida, você enquanto gestor será prontamente notificado. E, então, poderá tomar as providencias cabíveis para solucionar o problema em tempo hábil.

Presença de navegação avulsa

Normalmente, as operadoras de telefonia contam com a oferta de planos e pacotes de dados de navegação específicos para empresas. Acontece que também existe a chamada navegação avulsa, um tipo de serviço em que não há um valor definido para uso de dados. Ou seja, ao inserir créditos nos dispositivos da empresa a operadora cobra um valor X pelo uso de dados naqueles dispositivos. Dessa forma, na navegação avulsa não há um limite de dados que o funcionário pode usar.

Sem haver um controle sobre o uso destes dados, a operadora pode cobrar em cima de valores diferentes. Por isso, estabelecer um valor limite no contrato é essencial para impedir que esse detalhe se torne um problema no futuro.

Como solucionar erros em contas telefônicas da empresa?

Com toda essa complexidade, as contas telefônicas têm muitos itens relacionados a fatores a serem analisados, o que dificulta o processo. É aí que a consultoria de TEM (Telecom Expense Management) entra em cena, como comprovadamente a melhor solução para o caso. Equipes dedicadas e treinadas para encontrar erros cumprirão todo o escopo de telecom.

Desde a auditoria de faturas até a (re)negociação de contratos e obtenção de ressarcimento com as operadoras, sem que você precise delegar o serviço para sua equipe interna ou investir em treinamento. Portanto, o passo mais inteligente que sua empresa pode dar para otimizar processos e enxugar custos é buscar parcerias, com serviços personalizados.

Vantagens da consultoria de TEM

Além de ajudar na analise e interpretação das faturas telefônicas da sua empresa, uma consultoria de TEM é na verdade um serviço que pode oferece uma série de outras vantagens competitivas para o seu negócio.

Vasto conhecimento de mercado

Uma consultoria de TEM fornece para sua empresa uma visão transparente sobre o que acontece no setor de telecom, indicando quais gargalos estão gerando mais custos nesse departamento. E apontando as melhores soluções visando um melhor aproveitamento dos seus recursos de telefonia. Ou até mesmo modificando a forma como você aplica seus investimentos no setor.

Visão imparcial do problema

Na gestão de qualquer empresa, uma das dificuldades que mais afeta os gestores é conseguir avaliar um determinado problema ou cenário sob uma perspectiva mais ampla. Porém, quando se trata de gestão de telecomunicação, estabelecer essa visão macro é fundamental. Principalmente na hora de avaliar e discutir detalhes de cada uma das partes do processo ou então do problema em si.

Quando essa análise é feita por um profissional capacitado e que não possui uma relação direta com as partes envolvidas tem condições de fornecer devolutivas e feedbacks isentos de qualquer interesse.

Vasto conhecimento de mercado

Uma empresa especializada em gestão de TEM possui ampla experiencia de mercado e sabe como lidar com diferentes problemas e falhas que existe no processo de contratação ou então uso dos serviços de telefonia junto as operadoras telefônicas.

Com isso, você terá a sua disposição toda a expertises da empresa para solucionar os erros em contas telefônicas que ainda estão acontecendo. E também promover mudanças capazes de gerar um melhor retorno dos serviços de telefonia para o seu negócio.

Melhor suporte para tomadas de decisão

O consultor de Telecom é mais do que um prestador de serviços. Na verdade, este profissional desempenhará um papel muito importante, auxiliando e orientando o gestor em suas tomadas de decisão. Tanto no setor de telecomunicação da empresa, como também no que se refere a outros setores interligados ao departamento de comunicação e até mesmo com relação aos investimentos em inovações e tendencias de mercado.

Melhor custo-benefício

Existem gestores que veem uma consultoria de TEM como um gasto desnecessário. Contudo, pensar dessa forma é um erro. E sabe por que?

Mais do que auxiliar no desenvolvimento de projetos ou então solucionar situações pontuais, uma consultoria de Tem é na verdade um investimento que oferece o melhor custo-benefício para qualquer empresa.

Isso porque, analisando o contexto e tendo em mente os recursos que a empresa dispõe, as decisões apoiados por uma consultoria desse tipo normalmente são focadas em resultados, mas sem deixar de lado a sustentabilidade do empreendimento, assim como também as possibilidades de gerar melhorias contínuas a curto, médio e longo prazo.

Sendo assim, fica evidente o quão importante e necessária uma consultoria de Tem se faz, não só para evitar os erros em contas telefônicas. Mas também para o aprimorando de serviços, da comunicação e o crescimento da empresa como um todo.

Resumindo; evite erros nas contas telefônicas e proteja-se dos equívocos das operadoras, contribuindo com a melhora das operações de ambas as partes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.