5 dicas para ser um profissional de TI bem sucedido

profissional de TI

Em algumas situações você se sente no limbo e não sabe que caminho percorrer na sua carreira de TI?  Para ajudar, listamos 5 dicas para se tornar um profissional de TI bem sucedido.

A capacidade de um profissional é determinante para que ele permaneça no caminho que escolheu, contudo algumas questões podem ser vistas como barreiras em seu desenvolvimento. Muitas vezes isso não diz respeito às suas capacitações e sim ao comportamento.

Tenha calma (inteligência emocional)

Enfrentar clientes que não reconhecem suas habilidades é algo muito desgastante, contudo é preciso ter calma na hora de lidar com eles, principalmente com aqueles que exigem mais.

Nem sempre o que ele pede é algo rápido de se resolver e por essa razão é importante saber lidar com a situação sempre com educação e respeito. O ideal é não se desanimar com os comentários e nunca terminar o dia pensando que você falhou em todos os trabalhos que fez.

Seja Persistente (resiliência)

A indústria de TI é um cenário em constante mudança, apresentando plataformas e problemas novos a cada dia. Em algumas situações esses problemas parecem que não vão embora nunca, sendo indispensável a capacidade de lidar com um problema por longos períodos de tempo. É possível que você encontre mais desafios dos quais gostaria de assumir, exemplos:

  • Um vírus, que costumam ser sempre um problema;
  • Atualizações em sistemas que acontecem mais vezes do que você consegue se adaptar;
  • Clientes que nunca vão realmente entender como funcionam os computadores;
  • Falta de reconhecimento em situações novas.

Nessas e em outras situações é imprescindível que o profissional de TI tenha persistência firme. Alguns desafios exigem muita energia e jogo de cintura, por essa razão é importante ter foco.

Tenha paciência (sabedoria)

Usuários e clientes podem ser muito frustrantes e se você não tem muita paciência, essas pessoas vão rapidamente levá-lo a loucura. Se você não souber lidar com as diferentes situações, poderá colocar em risco sua carreira e acabar por perder o seu humor. 

É importante lembrar que sem paciência, você não terá chance de atuar nessa área, tendo em vista que não são só as pessoas que desgastam seu humor. Alguns sistemas vão testar a sua paciência também, mas não perca a calma, assim é possível economizar alguns cabelos brancos e a sua sanidade.

Aprenda mais (estudo constante; curiosidade)

Muitas pessoas decidem se tornar programadores porque fizeram um curso, mas é importante saber que não se pode mergulhar de cabeça sem ter habilidades que a carreira exige. 

No campo de trabalho aparecem problemas e sem a habilidade necessária poderá ser difícil resolvê-los. O ideal é manter-se em constante formação e se manter informado quanto às mudanças na área, principalmente com novas plataformas e sistemas.

Aprenda a improvisar (criatividade)

Essa dica vale para muitas situações e não significa que estamos enganando ninguém. Improvisar significa confiar em suas habilidades e pensar por si só, para buscar soluções ainda não pensadas. 

Na área de TI, muitas vezes não haverão instruções detalhadas sobre o que fazer em determinado momento, ou como proceder em caso de panes ou falhas, e é nesta hora que terá de agir rápido, com criatividade e conhecimento.

Seguindo essas dicas, muito mais voltadas ao nosso lado humano, seremos grandes profissionais. Contudo, somente o conhecimento técnico não ajuda nas relações com nossos colegas nem tampouco no atendimento ao cliente. Aprimore-se como pessoa e vá longe em sua carreira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *