Diagnóstico de Telecom: Porque você deve fazer um urgentemente

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A projeção do desenvolvimento de Telecom empresarial impressiona pelos números. Estima-se que deva crescer mais de 3 bilhões de dólares até 2019, mostrando sua importância para o mundo empresarial e o desenvolvimento de novos negócios.

Diante de tal número, é de providencial importância que o empresariado estabeleça um diagnóstico de Telecom com rapidez. Para acompanhar esse desenvolvimento será preciso estabelecer planos para o setor de Telecom e a implantação das novas tecnologias. Dessa forma é possível acompanhar devidamente tanto os clientes quanto os fornecedores, bem como os parceiros envolvidos no negócio, envolvendo a logística e as áreas de suprimentos e produção.

Continue lendo esse artigo até o final e conheça agora algumas das vantagens de contar com um diagnóstico de telecom eficiente!

Vantagens de estabelecer um diagnóstico de telecom

O setor de telecom se tornou peça chave para o crescimento de muitas empresas. Nesse sentido, estabelecer um diagnóstico de telecom eficiente, que lhe permita identificar os pontos de falhas e apontar as melhorias necessárias para otimizar a comunicação e outros processos é fundamental.

Por meio da gestão dos serviços e despesas de telecom, empresas de vários segmentos podem implementar estratégias e planos de ação que:

  • Otimizam recursos voltados para telecomunicação
  • Definem um controle mais efetivos sobre as despesas geradas no setor de telecom
  • Orientam quanto as melhores práticas no uso dos ativos de telecomunicação.

Mas não é só isso. Com um trabalho de gerenciamento em telecomunicação, seu negócio poderá obter muitas outras vantagens, como:

Redução de custos em telecom

Quando o assunto é redução de custos, muitos gestores logo pensam em otimizar processos na linha de produção ou então implementar uma infraestrutura mais eficaz. Alguns também associam esse objetivo a capacitação da equipe. Mas, na verdade, é possível diminuir a perda de capital também trabalhando no setor de telecom da empresa.

Ainda que não pareça, mas uma má gestão de telecom pode acabar gerando prejuízos significativos para a organização. De uso indevido de dispositivos móveis e outros ativos, a cobranças indevidas nas faturas. Tudo isso pode acabar consumindo uma boa parte do seu faturamento e você nem mesmo se dá conta.

Por outro lado, com um diagnóstico de telecom feito a partir de uma gestão eficiente, é possível ter acesso detalhado a como os investimentos no setor de telecom estão sendo alocados, bem como a forma como sua equipe está usando os recursos de telecomunicação.

Mais que isso, durante o processo de gestão são feitas auditorias periódicas afim de analisar detalhadamente as faturas e contratos com operadoras de telefonia. Desse modo, você enquanto gestor terá uma melhor noção se todos os serviços contratados estão realmente sendo utilizados pela empresa e se a operadora está efetuando uma cobrança justa pelo serviço.

Todo esse trabalho se reflete em menos despesas e mais economia, sem abrir mão da qualidade na comunicação e demais processos.

Mais segurança

No ambiente corporativo, poder contar com processos e recursos confiáveis que garantam a integridade e segurança das informações é fundamental.

Nesse quesito, fazer o diagnóstico de telecom visando monitorar os equipamentos envolvidos com a transmissão de dados é crucial, já que esta representa uma das portas de entrada para ocorrências de ameaças e outros problemas que possam comprometer a segurança dos dados corporativos.

Com uma gestão de telecom eficiente, sal empresa consegue obter um controle mais efetivo não só de quem usa os recursos de telefonia da empresa, como também da forma como esses ativos estão sendo usados no dia a dia. Desse modo, as chances de haver desvio de informações sigilosas ou que outras pessoas não autorizadas tenham acesso a algum dado da empresa são mínimas.

Produtividade

Uma vez que você aplica um diagnóstico de telecom eficiente na sua empresa, sua equipe passa a utilizar os equipamentos e recursos de telefonia com mais eficiência e assertividade.

Hoje em dia existem tecnologias que oferecem diferentes funcionalidades como mapeamento de ligações feitas e recebidas no ambiente de trabalho, identificação de uso pessoal de aparelhos telefônicos da empresa entre outras. Desse modo, o controle sobre o uso dos equipamentos pela equipe se torna maior, o que evita desperdícios de tempo e a ociosidade no ambiente de trabalho.

Como resultado, há um ganho expressivo de produtividade na empresa e, consequentemente, um aumento na sua lucratividade.

Soluções para redução de custos em telecom

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A tecnologia disponível atualmente permite que a empresa tenha acesso a várias ferramentas que possam reduzir os custos envolvidos no setor de telecom. À medida que são implantadas as tecnologias, também há um acréscimo de custos, se providências não forem tomadas para sua redução. No geral, entre as principais ferramentas que integradas aos recursos de telecom ajudam a otimizar custos, duas se destacam:

Ferramentas MDM (mobile device management)

O gerenciamento de dispositivos móveis ou MDM é uma ferramenta que vem ganhando destaque no setor corporativo.

Basicamente, esta ferramenta está relacionada a gestão de dispositivos móveis. Por meio dela é possível que sua empresa consiga gerenciar todos os dispositivos móveis relacionados à sua empresa, sejam eles próprios da organização ou então dos funcionários. Além disso, este gerenciador também monitora e administra os dados em nuvem, elevando a praticidade no acesso dos dados, mas sem comprometer a segurança no armazenamento e transmissão das informações.

Ademais, através das ferramentas de MDM, sua empresa consegue obter maior controle sobre vários fatores como consumo, plano de celular entre outros, o que otimiza bastante as rotinas administrativas sem elevar os custos para a empresa.

EMM (enterprise mobility management)

O EMM ou Enterprise Mobility Management corresponde a um processo que permite a várias empresas gerenciar seus dispositivos e todo o conteúdo compartilhado a partir deles com segurança. Por meio desse sistema é possível usar ferramentas de trabalho em dispositivos corporativos e da equipe. Isso sem colocar em risco a segurança das informações, bem como seguindo as regras estabelecidas pela empresa nesse sentido.

Vale destacar que o EMM não é uma ferramenta como o MDM, mas um conjunto de estratégias e planejamentos que direcionam as ações de mobilidade corporativa do negócio.

Através desse sistema, as empresas passaram a não restringir o uso de dispositivos moveis pessoais no local de trabalho, pelo contrário. Ao implementar soluções de EMM, as organizações flexibilizaram o uso desses dispositivos, mas com o controle de TI. Dessa forma era possível otimizar o uso de dispositivos pessoais, de modo a elevar a produtividade da equipe, de onde os funcionários estivessem, mas mantendo a segurança como se estivessem no escritório.

Gestão de mobilidade corporativa é o que sua empresa precisa

Uma empresa que tenha acoplada a gestão de mobilidade empresarial tem ao seu dispor um serviço inteligente de utilização dos recursos de Telecom. Ou seja, ela pode gerenciar os custos e ampliar sua utilização, conseguindo excelentes resultados. E também mantendo sua linha dorsal de Telecom ligada aos dispositivos utilizados pelos colaboradores e facilmente controlados.

As mudanças que ocorrem no setor de Telecom são feitas, praticamente, de trimestre em trimestre. Buscando sempre novas soluções, as empresas e operadoras estão trabalhando com a visão de futuro. E essa visão de futuro não pode faltar a qualquer empresa, hoje totalmente dependente desses recursos para a consecução de seus negócios.

O controle e a proteção de Telecom, portanto, demanda a utilização de profissionais capacitados, que tenham acesso às novas tecnologias e possam aplicá-las nas empresas sem que isso seja considerado um custo inimaginado para a empresa: o investimento em Telecom é uma obrigação empresarial e sua terceirização é o caminho mais acertado para a manutenção da atualidade dos recursos ali implantados.

Quando nos voltamos para a globalização percebemos a importância da TI para qualquer empresa, desde as pequenas e médias, que hoje possuem acesso fácil aos processos de exportação e importação, até as multinacionais, que já perceberam e utilizam os recursos mais recentes.

Diante disso, para a manutenção e atualização dos processos de TI, o empresário deve ter como prioridade o diagnóstico dos recursos atuais. Além disso, também é importante contar com uma projeção de atualização constante. Mas, isto são coisas o que demandam conhecimento técnico e experiência no que se refere a Telecom. Verifique seu processo atual e faça o diagnóstico. Sua empresa precisa disso e seu bolso não vai se arrepender do investimento realizado.

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