Consultoria empresarial: O que é e como pode ajudar a sua empresa

consultoria empresarial

Uma consultoria empresarial é importante em vários momentos do negócio. Seja qual for o porte ou segmento da empresa, com a visão externa de um especialista em consultoria empresarial, empreendedores e gestores conseguem encontrar soluções para diversos problemas, fortalecendo seus pontos fortes e implementando uma gestão estratégica mais eficaz para um crescimento saudável.

Contudo, há quem ainda tenha dúvidas em relação ao potencial desse tipo de consultoria. Seja porque desconhecem do que se trata exatamente uma consultoria empresarial. Ou mesmo por não compreender como este serviço pode contribuir para o desenvolvimento do negócio.

Sabendo disso, preparamos esse artigo completo para que você entenda melhor sobre o que é, como funciona uma consultoria empresarial. E como esse suporte especializado pode ajudar a sua empresa a crescer. Confira!

O que é consultoria empresarial?

Uma consultoria empresarial é um serviço que analisa meticulosamente as características e processos organizacionais de uma empresa, com o objetivo de identificar problemas e estruturar soluções visando o desenvolvimento competitivo e saudável do negócio.

Mais do que reconhecer falhas e promover melhorias, este é um trabalho que envolve amplo conhecimento de mercado, compreensão estratégica do cenário corporativo, assim como das abordagens pessoais e métodos de trabalho.

Atualmente, existe consultoria empresarial online ou física. Mas independentemente do formato, os resultados que se pode obter com essa prática são os mesmos. Ou seja, otimizar as finanças, melhorar processos e departamentos, reduzir custos, elevar a lucratividade, entre outros.

Em outras palavras, uma consultoria empresarial é uma solução que busca desenvolver a gestão do negócio em todas as suas esferas, visando potencializar suas entregas e otimizar seus resultados.

E se engana quem acha que esse tipo de consultoria é necessário apenas para grandes empresas. Atualmente, a consultoria empresarial em pequenas empresas vêm se tornando um diferencial importante, sobretudo para quem busca maximizar sua performance no mercado e escalar o empreendimento.

Como funciona consultoria empresarial?

Um serviço de consultoria empresarial funciona com a colaboração entre o consultor, o gestor responsável e a equipe empresarial. Além disso, existem algumas etapas consideradas essenciais e que integram o funcionamento desse tipo de consultoria.

A primeira delas consiste no levantamento do perfil do cliente. Ou seja, o consultor faz uma análise panorâmica sobre a empresa e seu funcionamento. Assim, ele consegue entender os desafios, assim como a cultura organizacional da corporação e o modo como ela desenvolve suas atividades. É nessa etapa onde o consultor tem a oportunidade de identificar as reais necessidades e problemas da empresa.

Na etapa seguinte da consultoria, realiza-se o planejamento das ações. É aqui que o consultor vai definir, com base nos problemas identificados, o que será preciso fazer para sanar os gargalos da empresa e/ou otimizar seus processos.

Em seguida, parte-se para a etapa crítica do processo que é a execução do plano de ações. Nesta etapa da consultoria, o especialista acompanha de perto a execução do plano de ação, analisando as mudanças e seus efeitos sobre o problema.

O passo seguinte consiste na mensuração dos resultados, que é o momento onde acontece a revisão completa do que foi feito e os resultados obtidos com a consultoria. O objetivo aqui é determinar se os objetivos traçados no início do processo foram alcançados.

Com as metas e objetivos alcançados é hora de comemorar. Afinal, tão importante quanto definir objetivos e planejamento, é se orgulhar do que foi alcançado, além de claro replanejar ações necessárias para manter o foco e a evolução constante.

Como a consultoria gestão empresarial pode ajudar sua empresa?

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Uma consultoria empresarial pode ser útil para uma empresa de diferentes maneiras. Para começar, a visão externa de um consultor empresarial sobre os processos internos, ajuda a identificar com mais facilidade os gargalos que estão impedindo seu crescimento, assim como na promoção de soluções que visam otimizar seus processos e resultados.

Além disso, esse especialista também colabora definindo objetivos mais coerentes e praticáveis conforme a realidade da organização.

Dessa forma, é possível ter o direcionamento adequado para traçar metas tangíveis a curto, médio e longo prazo. Mas isto não é o único fator que torna uma consultoria empresarial importante para uma empresa.

Maior conhecimento para você, seu negócio e toda sua equipe

Além de resultados mais concretos e eficientes, com a consultoria empresarial é possível adquirir uma enorme bagagem de conhecimento e experiência, tanto gestores e lideres, como os membros da equipe.

Dessa forma, mais do que soluções, este é um serviço que agrega novos aprendizados, assim como uma visão mais abrangente de seus processos, auxiliando na identificação dos pontos que necessitam de maior atenção.

Auxílio em tomada de decisão

Querendo ou não a vantagem acima, nos leva a outra vantagem, a de ter a ajuda de um consultor nas tomadas de decisões. Ou seja, ao contratar uma consultoria empresarial você tem um suporte disponível com conhecimento e ferramentas que podem auxiliar e direcionar as ações de sua empresa em diversas circunstâncias. Isso a depender das necessidades do seu negócio.

Desse modo, é possível considerar a consultoria empresarial quando se quer reduzir as despesas da empresa. Ou então para elevar o faturamento, melhorar a produtividade da equipe, aprimorar a gestão de telefonia ou outros departamentos, otimizar o relacionamento com clientes entre outras causas.

Com esse profissional não há influências políticas, vícios, relacionamentos… seja o que for, o serviço é bem direto e focado no que realmente interessa.

Descoberta de novas oportunidades

Uma consultoria empresarial também ajuda a empresa não apenas na descoberta de novas oportunidades de negócio, como também orientando sobre a melhor forma de aproveita-las, para escalar o empreendimento, gerando mais lucratividade. E consolidando cada vez mais sua marca no mercado.

Todos esses fatores acabam contribuindo para otimizar o posicionamento estratégico da empresa no mercado, garantindo assim mais competitividade e maior consistência à corporação.

Quando é o momento certo de contratar uma consultoria para sua empresa?

A verdade é que não existe um melhor momento para contratar os serviços de uma consultoria empresarial. O que existe na verdade é uma relação de necessidade e de estratégia.

Uma consultoria pode ser estratégica quando visa prevenir problemas e transpor obstáculos no cenário corporativo, já antecipando a resolução dos desafios que podem surgir na caminhada. Já quando se trata de uma consultoria por necessidade, os principais indicadores dessa situação seriam os seguintes listados abaixo:

  • Um baixo desempenho produtivo de colaboradores, de gestores ou de funcionários em geral.
  • Estrutura de gerenciamento ou gestão da empresa não seguindo as determinações do mercado, em discrepância com a área e objetivos a serem alcançados.
  • Falta de controle das informações e atividades da gestão.
  • Empresa sem objetivos claros que resultem em crescimento e alcance de resultados eficazes.
  • Finanças empresariais no vermelho, dívidas, entre outros problemas relacionados.
  • Gestão financeira sem muita noção da situação empresarial.

Um serviço de consultoria empresarial proporciona a qualquer organização todo o conhecimento necessário para mitigar falhas, bem como fortalecer os pontos positivos, ganhar mais notoriedade no mercado, otimizar processos. E trazer maiores conhecimentos para equipe e para o negócio como um todo.

Esse leque gigante de utilidades não só ajuda a alcançar objetivos e metas de curto, médio ou longo prazo, como também otimiza e centraliza modelos e processos visando uma integração maior de resultados em um menor tempo e menor uso de recursos.

Investir no serviço de consultoria empresarial é vantajoso e isso você já pôde perceber. Portanto, não deixe de pensar na necessidade individual do seu negócio, nos pontos a serem melhorados e no alcance dos objetivos internos com a visão de um profissional externo.  

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