Consultoria de Telecom, um guia completo

consultoria de telecomunicações

Considerando a importância dos recursos de telecomunicação na organização, o apoio especializado de uma consultoria de telecom pode fazer a diferença técnica e financeira para o sucesso não só da gestão de circuitos, aparelhos e contratos, mas de toda a estratégia da empresa.

Os gestores de TI são responsáveis por diversos processos diretamente relacionados à estratégia da empresa. Se os projetos são os órgãos vitais de TI, telecomunicações são  as veias e artérias, que conduzem dados e voz para conectar pessoas e organizações. A consultoria facilita esse processo com tecnologia e especialização.

Neste texto, vamos abordar todas as questões que você pode ter sobre o assunto, como:

  • O que é uma consultoria de telecomunicações
  • Principais áreas de atuação
  • Quais os benefćios de sua contratação
  • Como maximizar os benefícios de uma consultoria de telecom

O que é uma consultoria de telecomunicações?

O objetivo principal da consultoria é se posicionar entre a estratégia e a execução das atividades de telecom, oferecendo ganhos financeiros e técnicos para seus clientes. 

Na ponta de cima, da estratégia, a consultoria apóia gestores a tomar decisões assertivas em telecomunicações, por meio de relatórios, gestão do uso e monitoramento de recursos. Já na execução, a consultoria tira das áreas de TI tarefas que consomem tempo, como auditorias de faturas e monitoramento de contratos. 

Estes trabalhos descritos acima são realizados por meio de: 

  • Automação de gestão via plataformas, centralizando todas as informações de contratos, uso e faturamento de serviços, gerando relatórios que suportam a tomada de decisões.  
  • Equipe especializada em telecom, com profissionais experientes no trato com operadoras, com benchmark de melhores tarifas contratuais e experẽncia com diversos projetos. 

Principais áreas de atuação de uma consultoria de telecom

Negociação de Contratos

Um bom contrato tem reflexos em toda a gestão de telecom. Este processo garante o melhor quadro tarifário/financeiro dentro dos níveis de serviço (SLAs) desejados pelo cliente. 

A consultoria de telecom é responsável pelo processo de preparação para negociação. Isto inclui definir os SLAs adequados para o cliente, trazendo para a mesa sua experiência em negociações para definir o cenário desejado. 

Com isso, a consultoria realiza o processo de concorrência (RFP) junto às operadoras, dentro destes parâmetros. Com a operadora definida, a consultoria tem também a tarefa de implantação do contrato, garantindo todas as entregas previstas no mesmo.

Auditoria de Faturas

Como assegurar que as operadoras estão cumprindo o que efetivamente foi contratado? Uma consultoria em telecom traz analistas e plataformas tecnológicas para auditar todas as faturas de forma automatizada. Feito este processo, a consultoria realiza a contestação junto à operadora para crédito na próxima fatura e assegura seu recebimento.

Outra auditoria realizada pela consultoria envolve contas passadas, e geralmente durante o processo de olhar para o passado as empresas descobrem que há ressarcimentos significativos à disposição. A auditoria retroativa de telecom pode ser uma excelente forma de financiar um projeto completo de consultoria.

Gestão da Mobilidade Corporativa

Com a explosão de novas tecnologias móveis, o número de dispositivos gerenciados pelas empresas aumentou exponencialmente. Este aumento sobrecarregou departamentos de TI, gerando pontos cegos para gestores, onde dispositivos são perdidos, atualizações tecnológicas não são feitas e o controle de envios e recebimentos de aparelhos para operadoras cai na informalidade.

Um consultoria de telecom possui plataformas e analistas para realizar o processo de MDM (Mobile Device Management), trazendo visibilidade para todos os dispositivos e chips da organização, além de monitorar ativamente o uso e fluxo destes recursos. Além disso, a consultoria vira a interface da empresa com as operadoras, assegurando que todos os recursos que são enviados para troca, upgrade e outras atividades estão monitorados até a conclusão dos processos.

Gestão do Uso e Tarifação

O consumo dos recursos de telecomunicações pelos usuários é outro gargalo operacional e financeiro das empresas. É preciso assegurar que os recursos sejam usados de forma produtiva, sem desperdícios ou abusos. 

Indo além disso, a visibilidade do uso no nível individual ou departamental integra-se à estratégia da empresa além da área de TI. Quantas ligações um call center ou departamento comercial realizou no mês, e como isso se compara à produtividade da área?

A gestão do uso, tanto pela tarifação quanto pelo monitoramento de recursos móveis (via fatura), é realizada pela consultoria de telecom. Isto ocorre com o apoio de plataformas automatizadas, que conseguem gerar informação instantânea, de empresa – centro de custo – usuário. 

Assim, a consultoria apoia na educação do uso adequado dos recursos, e também na estratégia corporativa e na melhor visibilidade financeira, via rateio de despesas.

Quais os benefícios de contratar uma Consultoria de Telecom?

Para agrupar mais facilmente os diversos benefícios de ter uma consultoria de telecom na sua empresa, vamos dividir os benefícios em dois grandes grupos: os financeiros e os operacionais.

Benefícios financeiros

O maior benefício financeiro de uma gestão de telecom via consultoria é a garantia de que todos os valores acordados entre operadora e empresa são cumpridos. Isso garante que sua empresa não vai pagar nem pelos erros na medição de serviço e nem por serviços não contratados, e que todas as penalidades previstas em contrato serão executadas, sem prejuízo à organização.

Este trabalho também traz benefícios financeiros de maior liquidez, como recuperação de valores pagos indevidamente no passado. A descoberta de incorreções nas cobranças passadas pode ser uma fonte de receita para financiar um projeto mais completo de gestão de telecom.

Um dos benefícios mais interessantes para o fluxo de caixa de uma empresa que conta com uma consultoria de telecom é o de custo evitado. Por exemplo, na renegociação de contrato um processo bem feito reduz tarifas, assim evitando custos maiores de um contrato “padrão”, com tarifas de tabela. Outro custo evitado é o de mau uso dos recursos, por meio de monitoramento de recursos e educação de usuários, evitando desperdício.

Benefícios operacionais

O principal benefício operacional de uma consultoria de telecomunicações é o deslocamento do tempo gasto por gestores de TI da operação para a estratégia. Sem a preocupação de inventários, faturas, relatórios de uso e contratos, os líderes de TI conseguem focar em projetos que agreguem valor para a estratégia. Desta forma, a carga operacional fica nas mãos de um parceiro especializado, com equipe e plataformas que aumentam a eficiência na execução. 

Outro importante ganho é o de visibilidade. Uma consultoria de telecom que traz tecnologia oferece fácil acesso a qualquer informação da gestão de telecom nos niveis corporativo, filial, departamento e usuário. 

Com maior visibilidade, a disseminação de informações gerenciais é outro importante benefício trazido pela consultoria. A emissão de relatórios melhora consideravelmente a gestão estratégica, antecipando gargalos, apoiando a gestão financeira de centros de custo e identificando oportunidades de melhoria contínua.

Preparando-se para trabalhar com uma Consultoria de Telecom

Você leu este artigo e decidiu procurar uma consultoria de telecomunicações para sua infraestrutura. Você procura uma que consiga executar todos estes serviços, capaz de entregar os benefícios, com a combinação de tecnologia e equipe e com experiência comprovada.

Mas o que fazer antes de iniciar o processo, e como você pode acelerar o atingimento de resultados?

Tenha a documentação disponível

Contratos e faturas de meses anteriores são o ponto de partida para no mínimo renegociar seus contratos e para realizar auditorias. A consultoria de telecom pode ser seu parceiro na obtenção destes documentos junto a operadoras (pedidos de segundas vias). Porém, se estes estão disponíveis no início, o processo pode ser iniciado mais rapidamente.

Prepare o cadastro de usuários

Cadastros de usuários são uma parte vital da gestão do uso, seja uma planilha de Excel ou uma exportação de seu ERP ou Active Directory. Após disponibilizar as informações de colaborador – filial – departamento – ramal fixo ou móvel você tem um excelente ponto de partida para atividades centrais de gestão de telecom como rateio de despesas, controle de usuários e outros.

Defina pontos de contato com a consultoria de telecom

Por fim, a definição de papéis dentro da organização é fundamental para facilitar a comunicação entre empresa e consultoria de telecom. Obviamente a liderança do projeto está nas mãos de TI, mas é importante manter contato com os demais departamentos. Este contato é importante quando se trata de dimensionar inventário e serviços para novos contratos de telecom, por exemplo.

Apesar da liderança do projeto ser do CIO/Diretor de TI em empresas maiores, é importante identificar no departamento os pontos de contato com a consultoria. Este canal rápido com a empresa facilita diversos processos, agiliza entregas e a evolução geral de algumas atividades. 

Precisaríamos de vários artigos para detalhar tudo que uma consultoria em telecom pode fazer por sua empresa. Porem, acreditamos que você viu o suficiente para ter uma boa idéia sobre o assunto.

E agora?

Caso haja alguma dúvida, não hesite em conversar conosco: traga seu caso específico e vamos ver como estes tópicos se alinham com suas expectativas.

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