Consultoria de Telecom – Entenda porque vale a pena

Consultoria de telecom

Adotar boas práticas de telecomunicação é essencial para qualquer empresa que deseja agilizar atendimentos, elevar suas margens de lucro e se tornar mais efetiva em um mercado cada vez mais competitivo e qualificado. Contudo, gerenciar esse processo com foco em resultados nem sempre é fácil. É justamente nesse ponto que a Consultoria de Telecom faz toda diferença.

Este é um serviço especializado que pode facilitar e muito a rotina de uma empresa, otimizando não apenas a comunicação, mas também:

  • Reduzindo custos
  • Ampliando a segurança na execução de processos operacionais
  • Elevando o nível de satisfação dos clientes

Apesar disso, muitos gestores ainda desconhecem este serviço. Ou então não fazem ideia de sua relevância para o bom funcionamento do negócio. Sabendo disso, preparamos este artigo para explicar melhor sobre o que é e as vantagens de contar com uma Consultoria de Telecom. Confira!

O que é uma Consultoria de Telecom

A Consultoria de Telecom corresponde a um serviço que auxilia as empresas a gerenciar estrategicamente seus serviços de telecomunicação.

Seu objetivo consiste em orientar sobre as melhores práticas de telecomunicação para promover um equilíbrio entre tecnologia e os custos. E, assim, garantir que a empresa consiga extrair o melhor dos seus serviços de Telecom.

Para isso, a Consultoria de Telecom atua como um importante agente de transformação, analisando a Gestão de Telecom das empresas. E também identificando problemas, bem como as melhores soluções em telefonia corporativa para agilizar a rotina e reduzir custos.

O que faz uma Consultoria de Telecom

Basicamente, uma consultoria de Telecom se encarrega de orientar e administrar toda a parte ligada a gestão de telecomunicação de uma empresa. Ou seja, este é um serviço que realiza entre outras funções:

  • Gestão de custos de telecom – O consultor oferece ao gestor uma visão master e totalmente integrada dos custos da empresa ligados a telefonia fixa, móvel e de dados.
  • Segurança – A consultoria elabora estratégias abrangentes  e orienta a empresa sobre as melhores práticas para uma comunicação segura e eficiente com funcionário e sua base de clientes.
  • Gestão de dispositivos móveis – A Consultoria em Telecom administra a logística dos dispositivos móveis usando para isso sistemas, aplicativos e processos atualizados.

Além disso, esta consultoria também realiza auditorias, faz contestações de contas telefônicas, automatiza tarifações, auxilia na negociação de contratos de telecom e tudo mais que for necessário para reduzir custos, agilizar processos e potencializar os resultados do seu negócio!

Por que contar com uma Consultoria de Telecom

Uma consultoria de telecom pode ajudar sua empresa a se posicionar melhor no mercado atual. Isso porque, com a Pandemia e a transformação digital nas empresas, a comunicação acabou adquirindo um papel de destaque. Com isso, mais organização passaram a investir em telecomunicação.

Prova disso são os dados que um levantamento feito pela IDC traz. De acordo com este estudo, cerca de 35% das empresas latino-americanas projetam investimentos no mercado de Telecom em razão da Pandemia.

Mas, para garantir que o gerenciamento de telecomunicações traga benefícios para a empresa é preciso identificar as melhores soluções. E também saber como aplica-las visando a redução de despesas em telecomunicação.

Nesse sentido, a Consultoria de Telecom atua como grande aliada. Afinal, ela ajuda apontando as soluções de Telecom mais compatíveis com o perfil da sua empresa. E também orienta quanto a sua aplicação de modo a otimizar custos e elevar a eficiência interna da corporação.

Mas, este não é o único motivo que torna uma consultoria de telecom indispensável para as empresas. Este é um serviço que também oferece muitas outras vantagens, como:

Mais agilidade operacional

A Consultoria de Telecom ajuda a identificar gargalos que comprometem a performance da empresa e prejudicam seu crescimento. Com isso, o negócio ganha mais tração e agilidade operacional.

Além disso, por meio deste serviço, sua empresa consegue identificar de forma clara e objetiva quais ferramentas em telecomunicação são necessárias para garantir que esse crescimento seja contínuo.

Auxilia na redução de custos

Organizações que contam com uma Consultoria de Telecom conseguem reduzir até 30% os custos com seus serviços de telecomunicação. Ou seja, esta solução é perfeita para quem busca gerar mais economia com telefonia móvel, fixa e de dados.

Sob a ótica de uma boa consultoria em Telecom, sua empresa pode otimizar os custos de diferentes maneiras. Seja por meio de inventários, com gestão de contratos ou mesmo identificando as melhores oportunidades de reduzir custos bem como desvios existentes no contrato efetivado junto as operadoras.

Total visibilidade da gestão de Telecom

A consultoria de Telecom promove uma verdadeira auditoria na gestão de Telecom da sua empresa. Dessa forma, ela garante uma maior visibilidade e transparência sobre o que acontece neste setor, evitando que sua empresa perca dinheiro com cobranças indevidas, ou então com pagamento de juros e multas decorrentes de atrasos.

Além disso, evita-se também a contratação de serviços que sua empresa não irá de fato utilizar, otimizando assim a forma como você aplica seus investimentos.

Suporte para tomada de decisões

Informação é um bem muito valioso para tomada de decisões. Contudo, muitas vezes apenas ter acesso a informação não é o suficiente.

Também é preciso adotar uma visão mais holística, que não foque apenas na realidade da empresa. Mas no que acontece em outros setores e também nas tendencias de mercado. E é exatamente esse o papel do Consultor de Telecom.

Ou seja, este profissional irá atuar como um orientador ajudando os gestores na tomada de decisões mais estratégicas e operacionais. Como resultado, as chances de sucesso tendem a ser muito maiores nesse caso.

Otimiza o desempenho da empresa

A consultoria de Telecom não é um serviço voltado apenas para o alcance de resultados a longo prazo, pelo contrário. Suas práticas focam na realização de melhorias diárias e contínuas dentro das empresas, para o alcance de melhores resultados. E, consequentemente, a obtenção de um desempenho mais consistente e produtivo.

Suporte em implementações tecnologias

Recursos como gerenciamento de dispositivos móveis, ou então service desk muitas vezes deixam os gestores com dúvidas sem saber a melhor forma de implementar estas soluções em suas empresas.

Nesse sentido, a consultoria em Telecom atua oferecendo todo o suporte técnico e operacional necessário para descomplicar essas implementações e otimizar os resultados da empresa.

Mantém a empresa atualizada

O mercado está em constante atualização e as empresas precisam estar preparadas para acompanhar essa evolução. O que isso significa?

Na prática, isso quer dizer que uma empresa para se consolidar e ter sucesso no mercado precisa revisar e aperfeiçoar seus processos, bem como práticas de gestão. Ou seja, as empresas precisam passar por mudanças e se atualizar para crescer.

Sendo assim, investindo em consultoria de Telecom você estará investindo em atualização. Afinal, este é um serviço que alia conhecimento e tecnologia para preparar sua empresa para essas mudanças e torna-la mais competitiva para o mercado.

Quando contratar uma consultoria de telecom

Uma dúvida muito recorrente entre os gestores que conhecem e sabem da importância de uma consultoria de Telecom para a empresa é identificar qual o melhor momento para acionar esse tipo de serviço.

No geral, o melhor indicado para a necessidade de investir nesse tipo de serviço são os custos da sua empresa com o serviço de telefonia e internet.

Ou seja, a partir do momento em que perceber que o setor de telecomunicação da sua organização está gerando altos custos para o negócio, então este se configura como o momento certo para contar com uma Consultoria de Telecom.

Além disso, esse tipo de consultoria também é indicado para empresas que estão operando com recursos de TI já ultrapassados e sentem que é hora de investir em inovação.

Vale dizer ainda que a consultoria em Telecom não se destina apenas a empresas com problemas de telecomunicação já instalados. Este serviço também é muito útil para organizações que desejam se antecipar e adotar ações preventivas no sentido de garantir as melhores soluções para sua gestão de telecom.

Como escolher o melhor serviço de consultoria de Telecom

Contar com uma consultoria de Telecom sem dúvida é uma vantagem competitiva muito importante para qualquer negócio. Afinal, além de contribuir e muito na diminuição de custos e despesas na empresa, este serviço também ajudar no seu crescimento.

Mas, para garantir todos os benefícios e vantagens que a consultoria em Telecom pode oferecer, é importante escolher a empresa certa que além do know how também ofereça soluções voltadas para a necessidade do seu negócio.

Por isso, antes de contratar verifique quais recursos de tecnologia a consultoria em Telecom oferece. Além disso, avalie também se o perfil e cenário atual da sua empresa são considerados no planejamento e estratégias aplicadas pela consultoria.

Tomando os cuidados acima certamente as suas chances de tomar a melhor decisão e ter a frente da sua empresa uma consultoria de Telecom eficiente e de qualidade são grandes.

Agora você já sabe o que é e a importância de contar com uma consultoria de Telecom. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Aproveite para comentar abaixo e compartilhar conosco suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *