Como reduzir gastos corporativos: Regras de ouro

como reduzir gastos corporativos

Neste artigo apresentaremos algumas medidas práticas que as empresas devem adotar para ter como reduzir gastos corporativos.

Atravessamos um momento conturbado, que exige atenção e preparo em gestão. Contudo, novas lideranças serão escolhidas ainda este ano, e junto com o período eleitoral, dúvidas sobre  inflação, juros, PIB, alta na inadimplência e especulações causam mudanças nos cenários macro econômicos que impactam diretamente nas decisões estratégicas das organizações. 

Adicionalmente a essas considerações, novos entrantes internacionais exibem seus orçamentos enxutos, exigindo a mesma cultura em nosso mercado, e a não redução das despesas como premissa na gestão, compromete a competitividade. 

Empresas brasileiras têm em seu DNA, a habilidade de lidar com intempéries; contudo, vivem administrando obstáculos ao mesmo tempo em que precisam manter o olhar  no futuro.  

Saber como reduzir gastos corporativos não deve significar necessariamente a perda de recursos ou então de força de trabalho, e tampouco deve custar a satisfação dos funcionários e a sua produtividade.

Muitos pontos podem ser levantados para encontrar os reais fatores geradores de gastos desnecessários, e esses sim devem ser analisados e cortados.

Porque reduzir custos na empresa é importante?

Saber como reduzir gastos corporativos é algo que pode trazer muitas vantagens competitivas para a empresa. Além de proporcionar mais rentabilidade, aderir a medidas e estratégias que reduzam os custos na sua empresa, também oferece como vantagens:

Mais competitividade

Quando realizada com planejamento, o corte de despesas corporativas também garante a empresa mais recursos para inovar seus processos, produtos e serviços. Com isso, há um ganho exponencial de competitividade.

Maior engajamento e motivação por parte dos colaboradores

Adotando práticas em conjunto com sua equipe para diminuir as despesas corporativa, seus colaboradores automaticamente se sentirão responsáveis pelos resultados internos e externos destas ações.

Além disso, eles entenderão que fazem parte de uma causa maior. Como resultado, há uma aproximação e interatividade maior da empresa com seus funcionários, visando o alcance de objetivos em comum.

Disponibilidade de capital

Outra vantagem de saber como reduzir gastos corporativos está na sobra de caixa que esse tipo de estratégia proporciona. Quando usado de forma inteligente, a disponibilidade de capital ajuda a trazer mais solidez para o negócio, permitindo que você invista em melhorias internas, bem como em novas oportunidades de negócio.

Portanto, fica claro que reduzir despesas na empresa cria um ciclo positivo que eleva sua capacidade de ganho de mercado, assim como também gera mais lucros para o seu empreendimento.

Aprenda como reduzir custos corporativos

Basicamente, existem algumas práticas consideradas verdadeiras regras de ouro para quem deseja reduzir custos corporativos. Abaixo listamos as melhores. Confira!

Analise os gastos antes de reduzir

Fazer o monitoramento dos gastos é um dos primeiros passos que deve dar antes de partir para a redução de despesas propriamente dita. Por meio dessa análise você saberá quais setores estão demandando maiores investimentos, assim como quais processos podem ser eliminados ou incorporados do seu plano de ação com o objetivo de promover uma queda em suas despesas mensais.

Sem esse controle, suas chances de perder dinheiro ao invés de economizar são enormes. Por isso, fique atento e monitore primeiramente seus gastos para somente então partir para medidas de redução de custos corporativos.

Evite cortes de gastos nas áreas geradoras de receitas

Concentre-se nas operações centrais e evite ao máximo reduzir custos de áreas críticas, como vendas, marketing ou tecnologia que permita a execução do trabalho. Essas áreas devem ser preservadas, assim como a cooperação de todos os profissionais envolvidos.

Descontos em faturas

Saiba que multas por atraso ou juros oneram muito as despesas no final do mês. Negocie descontos para pagamentos antecipados e evite atrasos nos pagamentos.

Tarifas bancárias

Esteja atento as taxas e observações em pormenores, letras miúdas e pequenas cobranças diversas. Faça um levantamento de tudo o que foi gasto, e pesquise as tarifas de outros bancos. Adicionalmente, pesquise taxas  menores e converse com o gerente. Se souber negociar, você poderá diminuir os gastos em um terço ou até pela metade.

Redução de impostos

Certamente a complexidade se faz presente no sistema tributário brasileiro, e as diversas possibilidades em tributação podem representar redução ou não do pagamento de impostos.  Adicionalmente, tenha um contador de confiança para encontrar soluções para o seu tipo de negócio e especificação tributária. 

Gestão de resíduos na produção

Outra medida para ter como reduzir custos corporativos é otimizar sua gestão de resíduos na produção. Adotando medidas para uma gestão mais eficiente nesse sentido, você consegue melhorar a receita da sua empresa ao mesmo tempo em que favorece o meio ambiente. Assim, todos saem ganhando

Compras e serviços

Despesas como material de escritório, alimentos ou então itens de manutenção podem custar caro. Planeje com antecedência e compre quantidades maiores com desconto. Em outras palavras, utilize os serviços online, aonde em muitos casos os preços são menores e não há cobrança de frete.

Meios de comunicação

Ligações telefônicas, principalmente as feitas para celulares, planos de dados inadequados e erros em faturas correspondem em muitos casos ao principal fator de desperdício de capital dentro de uma empresa. Contudo, é muito importante que esses processos sejam analisados, revistos e otimizados.

Outro ponto importante é a disponibilização de tecnologia móvel para comunicação. Mensagens de texto, redes sociais e teleconferências reduzem drasticamente os custos com Telecom.

Armazenamento na nuvem

Documentos impressos são caros, ocupam espaço e são ecologicamente incorretos. Imprima o estritamente necessário e invista em armazenamento de dados na nuvem, notas fiscais e faturas eletrônicas e ordens de serviço remotas. Conheça algumas ferramentas gratuitas como por exemplo, Google Drive, Box, Docs, Dropbox, iCloud, entre outros.

Renegociação de dívidas

As dívidas são parte dos negócios. Entretanto, não se desespere, negocie juros e elabore um plano para  quitação estudando as possibilidades e as vantagens existentes junto aos fornecedores e bancos. Além disso, avaliar contratos vigentes também é uma ótima forma de reduzir custos corporativos. E sabe porquê?

Muitas vezes acontece, por exemplo, de um fornecedor que tinha uma proposta mais vantajosa mudar suas condições com o tempo. Então, o que antes era uma vantagem para sua empresa, hoje pode representar um prejuízo para os seus rendimentos.

Sendo assim, avaliar o gasto em cada contrato é importante, pois lhe permite fazer um comparativo entre os custos e os serviços e produtos que utiliza hoje em dia. E não havendo um equilíbrio, você pode renegociar itens do contrato que estão subutilizados, podendo corta-los das renovações de contrato sem que isto incorra em prejuízo para o seu negócio.

Terceirização

Uma ótima maneira de economizar com pessoal e treinamento. Contudo, funções de apoio como especialistas em seleção, consultorias em Telecom e Marketing podem ser contratados para projetos específicos, contribuindo com sua expertise. 

Gestão de estoque

Uma parte considerável dos recursos de uma empresa são mobilizados para o estoque. Por isso, é indispensável fazer uma boa gestão nesse setor. Para fazer sobrar dinheiro no seu caixa, é interessante que as compras sejam efetuadas no atacado e antecipadamente. Dessa forma, você consegue ter acesso a preços menores.

Aposte no home office

Com a Pandemia, um dos regimes de trabalho que passou a fazer parte da rotina de muitas empresas foi o home office. Através desse modelo de trabalho, muitos gestores perceberam um ganho de produtividade, além de uma economia em vários quesitos como luz, água, entre outros.

Sendo assim, uma ótima forma de reduzir custos nas empresas que ainda não trabalham de forma remota é considerar a adoção desse regime em alguns setores. Contudo, é essencial monitorar os trabalhos remotos com relatórios de produtividade e cumprimento de metas, além de utilizar tecnologias adequadas para uma comunicação eficaz.

Otimização

Em muitas empresas os setores estão focados em suas tarefas particulares e a visão sistêmica fica comprometida. Otimizar processos através de análises ou consultorias pode ser de grande auxílio na identificação de pontos de atenção, tanto na redução de despesas como na eficiência em processos e produtividade. 

O momento é oportuno para revisões orçamentárias e novas elaborações. Apesar de tudo, análises vinculadas a redução de despesas devem ser consideradas prioridade, tanto para obter os resultados almejados, quanto para se considerar futuros investimentos. 

A hora é de economizar, e isso significa assumir o compromisso sustentável para com suas operações e custos. Grandes empresas estão sinalizando que este é o caminho, e em suas políticas consideram a eficiência em gestão de custos, parte integrante de suas estratégias. 

Finalmente, saber como reduzir gastos corporativos trata de otimizar processos de forma inteligente, considerando prioridades e eliminando desperdícios. Deve ser feita de tempos em tempos, para garantir a saúde da empresa. Quem se prepara não sofre os prejuízos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *