Como bloquear celular roubado – Passo a passo

como bloquear celular roubado

Ter o celular roubado por si só já é uma situação complicada. E quando se trata de um dispositivo corporativo, o problema é ainda maior. Afinal, no dispositivo estão armazenados dados muitas vezes relevantes para a empresa e que podem acabar caindo em mãos erradas. Por isso, nessas horas saber como bloquear celular roubado faz toda diferença para evitar problemas futuros.

O fato é que roubo de celular vem se tornando uma prática cada vez mais comum. Tanto que segundo dados do Fórum de Segurança Pública, em 2021, foram furtados ou roubados cerca de 847.313 celulares no Brasil. O que representa 21.390 aparelhos a mais se comparado a 2020.

Portanto, com o objetivo de ajudar você a evitar prejuízos maiores em caso de roubo ou mesmo perda de celular corporativo, preparamos esse artigo completo. Nele você aprenderá tudo o que precisa sobre como bloquear celular roubado. Confira!

Celular corporativo roubado – Saiba o que fazer

Quando o celular corporativo da empresa é roubado, é necessário fazer alguns procedimentos para minimizar o estrago. Aqui separamos 3 processos que são essenciais ao ter o celular roubado. Confira:

1 – Realize o bloqueio do Celular corporativo através do IMEI

O IMEI é a sigla para Mobile Equipment Identity e corresponde a um número individual que cada celular possui. É um código de identificação, que ao ser fornecido a operadora de celular, é possível fazer o bloqueio do aparelho instantaneamente.

A princípio, é comum as pessoas não se atentarem muito a isso, mas é importante assim que comprar um celular corporativo, deixar esse número anotado em algum lugar seguro. Desse modo, caso passe por um roubo, furto ou mesmo perca seu celular, você terá a chance de bloquear seu dispositivo.

Como descobrir o IMEI?

Identificar o IMEI do seu aparelho é muito fácil. Tudo o que precisa fazer é digitar no celular o código *#06# e, então aperte no botão de chamar. Depois que fizer isto, uma sequência contendo 15 números vai aparecer na tela do celular. Esses números correspondem ao IMEI.

Além disso, ao adquirir um aparelho celular, na caixa em que o dispositivo vem armazenado tem um código de barras, e próximo a ele está localizado o código IMEI. Estas são, portanto, as duas maneiras de identificar esse número e garantir o bloqueio do celular através do IMEI.

2 – Registre um boletim de ocorrência

Seja por motivo de roubo ou perda do aparelho celular da empresa, você precisa registrar um boletim de ocorrência para ter segurança e comprovação que o aparelho não está mais em poder da empresa.

Assim, você comprova que caso o celular seja utilizado para atividades inadequadas, ele não estava em seu poder.

Em algumas regiões do país é possível fazer o registro do boletim de ocorrência online, através do site da Polícia Civil. Mas, caso não consiga pelo site, você também pode se dirigir até uma delegacia mais próxima de sua residência e efetuar o registro.

3 – Bloqueie o celular de forma remota

Além de realizar o bloqueio por meio do IMEI, você também consegue bloquear o acesso ao conteúdo presente no celular remotamente e também consegue apagar os dados que estão no seu dispositivo. Inclusive senhas salvas.

Em aparelhos Android você pode realizar esse procedimento usando a página do Google, app Encontro Meu Dispositivo. Após abrir o app, vá até a seção “Minha conta Google” e providencie o bloqueio.

Quando o aparelho é IOS, você consegue fazer o rastreio e bloqueio do celular somente através de um outro aparelho com o mesmo sistema operacional. Desde que possua os dados de login do aparelho roubado, usados no Icloud.

Aprenda como bloquear celular roubado -Passo a Passo

como bloquear celular roubado

Como vimos, as duas formas de você saber como bloquear celular roubado são pelo IMEI e através do sistema operacional. Então, confira abaixo o passo a passo que montamos e aprenda como fazer o bloqueio do seu aparelho adotando cada um dos caminhos acima citados.

Como bloquear celular roubado usando o código do IMEI?

Bloquear celular roubado usando IMEI é muito simples. Estando com o código do IMEI em mãos, tudo o que você precisa fazer é ligar para a operadora e informar o código para ativar o bloqueio do aparelho. Os números de cada operadora variam conforme pode verificar abaixo:

  • Claro ligue para 1052;
  • Nextel ligue para 1050;
  • Oi ligue para 1057;
  • Tim ligue para 1056;
  • Vivo ligue para 1058.

Caso ache o aparelho celular que foi roubado, vai precisar ligar novamente para a operadora usando o código IMEI para reativar.

Como bloquear celular roubado Android?

No sistema Android você vai precisar encontrar a opção “Localizar meu dispositivo”, que fica disponível no Google. Além disso, o Android Device Manager, permite que você bloqueie o dispositivo, remova seus dados, e ainda possa rastrear o celular.

Para conseguir fazer isso, só é necessário colocar o login com senha e usuário que foram cadastradas no aparelho roubado. Você vai procurar pela opção de configuração de bloqueio e limpeza.

O rastreamento do aparelho vai depender do GPS dele, caso a função GPS esteja desativada fica impossibilitado realizar o rastreamento.

Como bloquear celular roubado iOS?

As pessoas que usam iPhone, o celular da marca Apple, podem fazer o bloqueio usando o site da Apple iCloud. O acesso fica restrito ao uso do login cadastrado no aparelho celular e para encontrar você deve ir na opção “Buscar meu iPhone”.

Depois que clicar na opção vai aparecer um mapa e um ponto verde que indica a posição do celular roubado. Para realizar o bloqueio você deve clicar na opção “Todos os dispositivos” e, em seguida, selecionar os dados e outros recursos que quer apagar do aparelho. Depois que fizer isso é só efetivar a exclusão e bloqueio do celular. Além disso, saiba que é possível fazer esse mesmo processo usando um outro aparelho da Apple.

Como bloquear celular roubado quando ele é Windows?

Quem possui celular Windows Phone e deseja saber como bloquear celular roubado, terá que adicionar em seu navegador na internet o seguinte endereço:  account.microsoft.com/devices. Nesse site será necessário logar com usuário e senha cadastrado no celular.

Depois que fizer o login, você precisa encontrar a lista de aparelhos cadastrados, selecionar aquele que for de seu interesse. E, então, clicar no botão “Bloquear”. Depois é só seguir todas as orientações fornecidas pelo site para garantir o bloqueio do seu dispositivo.

Como bloquear o WhatsApp do celular roubado?

Outro ponto que preocupa bastante quem tem o celular roubado é o aplicativo WhatsApp. Sobretudo porque, nos últimos anos, várias empresas têm utilizado esse aplicativo de mensagens para se comunicar e trocar informações com sua equipe.

Desse modo, a opção mais rápida e prática para bloquear o whatsapp e assegur a proteção aos dados contidos nele é logo que o celular for roubado já cadastrar o número em um chip novo, usando o número antigo. Com isso há a inativação automática da conta cadastrada no celular antigo. E, assim, os ladrões não conseguem acessar as informações no seu whatsapp.

Entretanto para esse procedimento dar certo, é importante que esta opção esteja ativa no seu aparelho. Para ativa-la, você deve abrir o app whatsapp no seu celular, ir nos 3 pontinhos localizados no canto superior da sua tela e clicar em Configurações > Conta > Verificação em 2 etapas.

A outra forma de fazer o bloqueio é entrando em contato com a equipe de suporte do aplicativo, através do e-mail: support@whatsapp.com. No campo assunto você seleciona a opção “Perdido/Roubado: por favor, desative minha conta”.

No corpo do e-mail é preciso informar o número vinculado ao WhatsApp com o código do país e da região. Lembrando que o código do Brasil é (+55).

Como proteger dados do seu celular em caso de roubo

As instruções passadas até aqui foram para que você saiba como bloquear celular roubado. Mas sabendo que cada vez mais aumenta o número de roubos no Brasil, você precisa encontrar formas de proteger seus dados caso esse tipo de problema aconteça. Para isso, existem algumas dicas importantes que você pode colocar em prática:

Adicione senhas diferentes nos aplicativos

Ao utilizar senhas e códigos no celular corporativo você dificulta o acesso aos dados. Mesmo que o ladrão roube o celular não vai conseguir gerar danos maiores. O primeiro ponto aqui é cadastrar uma senha de bloqueio de tela diferente de qualquer outra senha dos apps do celular.

Todos os aplicativos que forem possíveis cadastrar senhas para acesso, cadastre. Celulares corporativos podem cadastrar senhas padrões para os aplicativos, facilitando o acesso das pessoas que trabalham na empresa.

Realize backups com frequência

A melhor forma de fazer a proteção dos dados é através de backups. Seja por motivo de roubo ou perda do aparelho. Ou ainda em caso de o celular estragar, o backup permite que você restaure os dados em outro celular sem grandes problemas.

Mas, não esqueça de salvar esses dados em um local seguro. Os sistemas de nuvem podem ser a melhor opção, pois você garantem a segurança e é possível obter o acesso de qualquer lugar. Sem falar que o acesso desses sistemas se dá somente através de senhas que são criptografadas.

Faça uso de rastreadores

Os rastreadores são programas que quando são instalados no celular permitem que você o localize de onde estiver. O que, por sua vez, pode ser uma ótima solução na hora de encontrar celulares roubados. Mas não é só isso.

Além de facilitar a localização do aparelho, os rastreadores possuem a funcionalidade de realizar a exclusão dos dados do celular, trazendo maior segurança às suas informações. Portanto, ter um dispositivo desse instalado no seu aparelho é muito importante para manter a proteção dos dados contidos no celular.

Contrate um seguro

Caso sua empresa possua orçamento para fazer a adesão de seguro para o celular é importante. Principalmente, se o roubo é um problema recorrente.

Com o seguro a empresa se protege de prejuízos e hoje em dia os aparelhos modernos têm custos mais altos. Desse modo, quando contrata um seguro de celular você tem uma boa parte do valor restituído.

No geral, os valores  desse tipo de seguro variam conforme a adesão do plano, então é importante pesquisar bastante e entender bem como a seguradora trabalha.

Após entender como bloquear celular roubado, realize os procedimentos e se resguarde anotando o número do IMEI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.