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Três sinais que indicam que é hora de uma solução TEM

Postado por Mobilit em 17/12/2014 11:30

mobili_3-2Quem já não viveu o tormento de ver um pequeno problema na empresa se transformar em algo incontrolável, e com consequências sérias para os negócios?

Esse tipo de ocorrência em TI pode ser corriqueiro, mas muitos gestores não conseguem enxergar o problema quando ele nasce.

É preciso tomar iniciativas desde o começo, e adotar as ferramentas necessárias para solucionar aquilo que (ainda) nem parece tão sério…

Por isso, é importante ficar atento para as solicitações e demandas e não perder o timing: se a empresa precisa de mudanças ou de novas ferramentas, lidere a mudança, estude os riscos e alternativas e ofereça respostas o quanto antes.

Muitas solicitações costumam surgir no departamento de telecomunicações, já que telefonia é uma grande fonte de problemas e de altos custos para as companhias brasileiras.

O responsável pela área deve estudar a contratação de uma solução que gerencie o uso, as contas, as despesas e indique as melhores ferramentas e operadoras para reduzir custos – um fornecedor de administração de gastos com telecom, ou TEM (telecom expense management).

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O impacto pode ser grande: empresas norte-americanas já reportaram a redução de 10% até 40% em seus custos com telefonia, após a aquisição da solução.

É importante, no entanto, saber quando adquiri-la, e alguns indicadores podem mostrar aos gestores que é o momento:

1.      Tempo: qualquer solicitação de relatórios ou dados de telecom não pode levar mais do que 30 minutos para ser atendida, isso é um ótimo sinal de que há algo de errado. Gestores têm que ser capazes de oferecer informações sobre consumo, histórico, utilização e inventário, entre outras, em curtíssimo prazo.

Responder rapidamente significa trabalhar com organização. Preste atenção no tempo de resposta às solicitações, dentro da sua empresa.

2.     Recursos: o retorno de auditorias no setor, por exemplo, tem que prover o ressarcimento de pelo menos 5% do custo, ou ela simplesmente não está funcionando. Se a equipe interna não tem os instrumentos adequados para liderar uma operação como essa, é hora de repensar o que vem sendo feito.

Certifique-se de possui uma equipe especializada e capaz de produzir relatórios precisos, auditar faturas e produzir o inventário de dispositivos.

Se não tiver essa expertise dentro da empresa, reveja suas práticas e considere a parceria com quem entende do assunto e pode lhe ajudar efetivamente.

3.  Experiência: a chamada síndrome da areia movediça ocorre quando as atividades operacionais tomam muito mais tempo do que as gerenciais.

Fazer rateio, tratar com operadoras, solicitar correções ou fornecer informações para os usuários são tarefas que não podem tomar o tempo do profissional, que deve analisar os números e pensar estrategicamente nos próximos passos do setor.

Se suas operações são maçantes, e você parece não sair do lugar, e só o que tem como resultado são funcionários frustrados, fique atento!

Enormes furos no orçamento podem ser evitados ao sabermos exatamente como TEM pode ajudar.

É possível, sim, colocar os custos e informações de telecom de sua empresa nos trilhos com uma estratégia eficiente, desenvolvida por um parceiro de TEM competente e confiável. Informe-se e busque a melhor solução!

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