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Tomou um susto ao ver sua fatura de telefonia?

Postado por Mobilit em 22/10/2014 11:30

philips_blog_04Sustos e surpresas na hora de receber as faturas telefônicas, quem já não passou por isso?


Infelizmente, todo esse espanto tem fundamento. Um grande levantamento feito por empresas especializadas em gestão e auditoria de telecom do Rio e São Paulo, verificou uma média de erros de 12% nas contas das empresas auditadas.


Os erros são involuntários e aleatórios, com ocorrências variando entre diferentes operadoras, e mesmo entre clientes de uma mesma operadora.


Os erros mais frequentes são a cobrança de tarifa acima do valor acordado, principalmente em planos corporativos, aonde normalmente não há conferência constante.


Outros erros reportados são as falhas de medição da duração de chamadas em ligações interurbanas e internacionais, cobrança de pulsos em excesso em ligações locais e existência de linhas que não foram encomendadas.


Quando há mudança de planos de voz e dados, os erros são encontrados em 90% dos casos, e na maioria deles o cliente paga a conta sem saber sobre eles.


Esses dados são uma surpresa até para a Anatel, que possui estatísticas bem menores em relação aos erros.


Acontece que grande parte dos usuários e empresas não percebem os erros, e muitos também não fazem uma reclamação formal e não contestam os valores.


Não estamos dizendo aqui que as operadoras agem de má fé, o que ocorre é que existe uma demanda muito alta por serviços e uma infinidade de planos diferenciados corporativos. Com o crescimento maior do que a infraestrutura oferecida, os erros aparecem,  muitas vezes prejudicando também as operadoras.


A boa notícia é que através da comprovação de faturas equivocadas, as operadoras mostram-se solícitas em acatar e solucionar a questão (desconto em faturas, ressarcimento, etc.). Logo, o trabalho de monitorar e corrigir as falhas dá resultado.


Para corrigir os problemas, uma empresa deve empregar métodos especializados em auditoria, conferência e contestação de faturas.

 

Muitas optam por ajuda profissional, terceirizando as tarefas e automatizando processos junto a parceiros com experiência de mercado, dada a complexidade das faturas, quantidade de planos, linhas e dispositivos em uso.


É importante lembrar que o processo de verificação, controle e contestação de tarifas é constante, visto que os erros são aleatórios e podem aparecer todos os meses.


Sua empresa precisa de um método que seja incorporado às práticas do dia a dia, para não sofrer com desperdício e comprometer a receita. Pesquise sobre empresas especializadas em gestão de despesas de telecom (TEM), e sobre quais métodos podem ser aplicados no seu caso.


Para cada tamanho de empresa, existem práticas adequadas, que podem ser feitas por você mesmo, por algum profissional designado, ou terceirizadas (parcial ou totalmente).


Realize uma avaliação de suas faturas e descubra aonde pode economizar, além dos outros benefícios em eficiência que a gestão de telecom pode trazer para sua empresa.

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Topics: Auditoria de faturas de telecom, fatura de telefonia, Contestação de Faturas, faturas telefônicas

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