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Excelência em gestão de despesas de telefonia móvel, fixa e dados.

Está satisfeito com os resultados apresentados pelo seu fornecedor de TEM?

Postado por Mobilit em 27/10/2014 16:53

philips_blog_06A quantidade de empresas fornecedoras de TEM (Telecom Expense Management) atuantes no mercado, demonstram que a conscientização sobre a importância de se realizar a gestão de despesas de Telecom,  é uma realidade corporativa.  

De acordo com pesquisa publicada pelo Instituto Gartner, até 2014, 80% das organizações irão gastar em média 15% a mais do que deveriam com comunicação móvel.

As telecomunicações estão entre as despesas mais altas do orçamento de uma empresa, e quando mal gerenciadas, traduzem grandes desperdícios,

Mas, como saber se esses fornecedores são realmente eficientes? Se a economia prometida está sendo entregue? Como escolher o melhor para sua empresa?

 Para não ter preocupações em dobro, siga o check list abaixo,  baseado nas fases da gestão de telecom, assim você pode saber mais sobre as soluções que devem (ou deveriam) ser oferecidas à sua empresa:

GESTÃO DE CONTRATOS – estrutura, monitora e otimiza os contratos de telefonia fixa, móvel e dados, centralizando todas as informações sobre a documentação contratual.

Analisa periodicamente os contratos, visando os melhores patamares de tarifas, tecnologia, SLAs e condições operacionais, segundo sua faixa de gastos.

Verifique se sua gestão de contratos cumpre esses 3 principais requisitos:

  • Acesso online às informações;
  • Garantia de melhores tarifas;
  • Otimização do que é contratado x utilizado.

GESTÃO DE INVENTÁRIO – identifica, cadastra, monitora e atualiza as informações referentes aos recursos de telefonia fixa, móvel e dados.

Monitoramento online e otimização do escopo contratado x utilizado, para redução do impacto negativo por disponibilização inadequada de equipamentos e recursos de telefonia aos usuários finais.

Veja no check-list se a sua gestão realiza:

  • Estruturação de inventário;
  • Análise e otimização;
  • Roll-out de dispositivos.

GESTÃO DE FATURAS – unifica, centraliza, cadastra, importa, audita, contesta, aloca e paga mensalmente todas as faturas de telefonia fixa, móvel e dados.

Gerenciamento mensal de faturas, com possibilidade de auditoria retroativa, racionalizando o processo de recebimento, rateio de despesas, cadastramento e pagamento, identificação e contestação de valores pagos indevidamente.

Identificação de oportunidades de melhorias de processos e redução de custos.

Certifique-se de que a gestão de faturas cumpre com:

  • Eliminação de pagamentos indevidos;
  • Alocação correta de recursos de telecom;
  • Redução de custos operacionais.

GESTÃO DE USO – disponibiliza informações referentes à utilização de cada recurso por cada usuário, comparando-as com a política de uso.

Mensura, monitora, centraliza, organiza, divulga, racionaliza e gerencia a utilização dos recursos de telecom.

A sua gestão de uso faz:

  • Monitoramento de uso;
  • Estruturação da política de uso;
  • Otimização da utilização.

CONSULTORIA TEM - Utiliza a expertise em gestão de despesas de telecom (TEM) e através dos dados fornecidos pelo monitoramento identifica oportunidades de melhorias e redução de custos.

Garante oportunidades de redução e melhorias em contratos, inventário, faturas e uso da telefonia móvel e dados.

A consultoria oferecida à sua empresa realiza:

  • Análise de dados;
  • Busca a redução de custos;
  • Otimização do custo-benefício.

A consultoria é um processo árduo, que envolve várias fases, justamente por tratar das complexidades do universo telecom nas empresas.

A sua gestão deverá encontrar pontos de vazamento e má utilização que poderão ser otimizados, e isso será visível pela redução de despesas nas faturas subsequentes. Na prática, se a auditoria e verificação de faturas são feitas dentro de 1 mês, e as medidas são corretamente aplicadas, no mês seguinte o cliente já irá notar economia significativa nas faturas.

A automação de tarefas, como o pagamento de faturas eletronicamente, monitoramento do inventário e rateio de despesas também estão entre os itens esperados.

 As informações sobre suas faturas e despesas são assunto sério, e devem ser gerenciadas por quem sabe o que está fazendo, afinal, o seu investimento tem de valer a pena, e deve ser mensurável e tangível.

Empresas idôneas devem disponibilizar estudos de casos de sucesso para apreciação, em que detalham os procedimentos utilizados para resolver as mais diversas situações (auditoria/contestação/automação/gestão).

Essa informação atenta para a grande demanda por melhores práticas em telecom e ajuda a esclarecer porque é indispensável ter o olhar voltado para otimização nesta área.

A parceria entre sua empresa e seu fornecedor de TEM deve ser sólida , pois haverá um intenso compartilhamento de dados. Competência, seriedade e visão de mercado são fundamentais para o sucesso.

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Topics: Gestão de Despesas de Telecom, Fornecedor de TEM, TEM (Telecom Expense Management), Resultados

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