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Está auditando manualmente suas faturas de telefonia?

Postado por Mobilit em 13/10/2014 11:30

mobilit_blog_18Entenda o processo e os desafios de auditoria e contestação de faturas.

A auditoria e contestação de faturas são processos conhecidos por sua complexidade e grau de importancia. Têm como missão, evitar gastos elevados com produtos e serviços, e verificar se estes estão sendo tarifados adequadamente.

Quem já tentou contestar alguma operadora, mesmo sobre linhas pessoais, sabe bem dos obstáculos encontrados.

Imagine uma empresa com 100 funcionários. Essa empresa gera 30 faturas de 4 operadoras diferentes, e possui de 10 a 20 itens de serviço contratados (planos de voz e dados, pacotes de internet e sms, etc.).

 Pense agora no técnico de TI que, entre as suas funções dentro da empresa, também é incumbido da responsabilidade de conferir e tomar providências sobre essas faturas.

Será que esse profissional consegue gerenciar todos esses dados? Conciliar suas funções principais dentro da empresa com o trabalho de conferir esse volume de faturas?

O resultado será eficiente? Provavelmente não.

O profissional e a empresa em questão precisam de auxílio operacional sobre como tornar esse processo menos maçante, e precisam também de métodos efetivos para lidar com suas faturas.

Entenda mais sobre o processo:

  • Primeiro, deve-se auditar as faturas da empresa. Reunir as contas e conferir todos os itens, comparando-os com os contratos iniciais. Serão detalhados valores das chamadas, plano de internet e sms, uso de dispositivos e número de linhas em uso. Questione; a empresa realmente precisa de todos os serviços contratados? Está utilizando todas as linhas que possui? Existem linhas sub utilizadas? Há planos sendo pagos sem uso?

  • Agora é hora de encontrar os erros e verificar se as tarifas estão de acordo com os contratos. Encontrar linhas fantasmas, cobrança sobre ligações não realizadas, taxas cobradas em dobro, planos tarifados sem utilização, etc..  É nessa fase que se descobrem as discrepâncias entre o que foi contratado e o que está sendo pago de fato, e é aqui estão concentradas grandes oportunidades de economia.

  • A contestação envolve o contato com as operadoras, iniciando a série de protocolos para correções e ressarcimentos. São necessários amplos conhecimentos sobre legislação, linguagem das operadoras e seu funcionamento, assim como elaboração de relatórios que servirão como prova.

Considere alguns tópicos :

  • O contato com as operadoras são demorados e estressantes. Na grande maioria das vezes, o usuário é colocado em espera por vários minutos, isso se tiver sorte de não perder a ligação no meio do processo.

  • A maioria das operadoras possui Call Centers terceirizados, com atendentes com baixo nível de informação, sistemas limitados e baixa autonomia.

  • Operadoras utilizam linguagem específica e informações de um universo extremamente complexo, é comum haver muita dificuldade durante as negociações.

  • As operadoras SEMPRE irão refutar o seu argumento, e para provar o contrário, você precisa ter dados precisos e método adequado.

Conciliar tantas tarefas resultará em um colaborador sob pressão e com rendimento abaixo do esperado, pois ele sabe que poderia fazer melhor, mas não há como. Certamente esse profissional irá se sentir frustrado com tantas dificuldades, que requerem método e dedicação integral para serem resolvidas.

Diante desses processos, as empresas têm duas alternativas: Ter uma equipe interna devidamente treinada para executar essas funções, ou, terceirizar as tarefas através de uma parceria com empresas especializadas em gestão de telecom (TEM).

O fato é que não há como ignorar a gestão destas despesas, pois os custos gerados são altos e os erros, frequentes. Auditar e contestar faturas são processos trabalhosos, é importante contar com ajuda profissional de quem tem know-how sobre as melhores práticas, ferramentas eficazes, e experiência no mercado das telecomunicações.

Se você deseja otimizar seus processos, economizar e direcionar sua equipe para trazer rendimentos e prosperar, considere a implantação de uma gestão de despesas de TEM definitiva.

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Topics: Auditoria de faturas de telecom, fatura de telefonia

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