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Economizar é um desafio entre suas metas?

Postado por Mobilit em 29/09/2014 11:30

mobilit_blog_15Difícil pensar em gestão sem pensar em economia.

Quem gerencia ou possui um negócio sabe dos pesados encargos e dificuldades para mantê-lo, e a diminuição de despesas torna-se um fator crucial para a continuidade das atividades.

Falando diretamente, se não há economia, não há negócio. É inviável manter uma atividade sem planejamento e atenção às suas metas orçamentárias.

Alguns cortes de despesas impactam diretamente no bolso e rotina de seus colaboradores, mas outros são pertinente a desperdícios, otimização de processos e eficiência em novas ferramentas, e nestes casos, não há porque não aderir a causa.

As chances de sucesso na obtenção dos resultados diminuem muito se o orçamento for planejado de maneira estática. Mas há muita possibilidade de sucesso se as previsões forem confrontadas com as operações realizadas, e se os dados inseridos respeitarem a realidade do seu negócio e mercado.

Atente para os próximos tópicos, pontuando o orçamento como uma potente ferramenta, útil durante o ano todo:

 A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR O ORÇAMENTO

Planejar orçamento é extremamente importante para as suas operações. Além dos custos, ele também projeta receitas, resultados e pode ser um grande norteador de estratégias. O orçamento é uma ferramenta que auxilia na prevenção de surpresas, como por exemplo, os meses de menor faturamento, aumento de vendas e estoque, contratações, atividades de marketing, férias, etc..

 A maioria dos pequenos negócios planeja o orçamento simplesmente calculando o resultado desejado versus os custos mensais fixos. Essa é a maneira usual de iniciarmos nosso planejamento. Mas somente essas informações serão imprecisas e de pouca utilidade à medida que o negócio cresce e se torna mais complexo.

 ANÁLISE MENSAL

 Para o planejamento ser efetivo, ele terá de ser atualizado mensalmente. Reveja o fluxo de vendas e gastos, e analise se irá precisar adaptar, investir ou otimizar algum custo para equilbrar o mês.

O monitoramento constante traduz o dinamismo necessário para as análises e adequações às projeções, e ele pode ser um grande aliado na diminuição dos riscos pertinentens as surpresas de mercado e de performances.

MUDANÇAS POSITIVAS

Realize investimentos de acordo com suas possibilidades e verifique os possíveis efeitos positivos. Por exemplo, você pode investir em uma ação de marketing ou uma consultoria para otimização de processos, e verificar as mudanças no orçamento e resultados em um período de 6 meses. Promova crescimento e inovação, lançando seus negócios para o progresso.

ENCONTRE OS MAIORES GASTOS

Verifique aonde estão os “vazamentos” em sua empresa. Sua folha de pagamento é muito pesada para o seu faturamento? Você gasta muito com materiais? Suas faturas de telefonia e dados lhe dão dor de cabeça?

Encontre soluções para esses entraves e continue na linha da produtividade com eficiência.

GERENCIE O INESPERADO

Use o seu planejamento para lidar com mudanças repentinas. Como no caso de perder um cliente e ter o seu faturamento reduzido. Analise qual o efeito dessa redução no orçamento e por quanto tempo poderá adminstrá-la. Quanto tempo levará para conseguir um novo cliente? Precisará de investimento para ganhar mais mercado? Permita que os dados lhe causem questionamentos e atue de forma flexível nas soluções para estas respostas.

PROGRAMA DE INCENTIVOS

Monitore e reconheça as performances de sucesso dentro da sua equipe. Estabeleça prazos e metas possíveis e ao mesmo tempo desafiadoras.

Acredite que seu time será capaz de cumprir seus desafios, mas certifique-se das habilidades existentes dentro do grupo e, principalmente, crie metas coerentes com a realidade o mercado. Ao final das execuções e prazos, reconheça, premie e valide esforços, e com certeza você verá resultados extraordinários entre o que foi projetado e o que foi realizado em orçamento.

Um bom planejamento para redução de despesas está intimamente vinculado a um bom orçamento, que atua como um guia para ações futuras, ao mesmo tempo que, possibilita análise de resultados de estratégias já executadas.

Traçar objetivos e metas baseadas em números concretos sobre o seu negócio e mercado significa seguir por caminhos seguros e promissores, utilizando os dados como um potente aliado em suas estratégias.

Economizar está implícito neste processo, mas economizar sem planejamento e coerência pode significar resistência por parte de sua equipe, e eles vão precisar entender porque devem trabalhar a favor das reduções.

Somos gestores, empreendedores e consultores, e temos muita experiência de mercado para assumir o título deste artigo, afirmando que economizar é um grande desafio. Porém ele pode ser visto como uma excelente oportunidade junto aos recursos em gestão, e nos reservam um panorama otimista sobre a redução de despesas.

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Topics: Gestão de Despesas de Telecom, Dicas Corporativas, Despesas Corporativas, Redução de Custos, Economia

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