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Como saber se sua operadora está errando na cobrança em sua empresa?

Postado por Mobilit em 24/10/2017 08:50

cobrança telecomA complexidade das operações de telecom, com sua diversidade de serviços e planos têm crescimento acelerado, muito maior do que as operadoras podem suportar, com sua infraestrutura atual.

Esforços estão em andamento para melhorar os serviços e cobertura, mas até lá devemos nos proteger de possíveis erros de cobrança em nossas faturas, que estão presentes em empresas de todos os tamanhos.

Dependendo de número de linhas, pode-se verificar de modo simples se existem erros nas faturas. No caso da empresa possuir muitas linhas, será preciso a ajuda profissional.

Como fazer?

Para quem possui poucas linhas e recebe as faturas impressas, pode-se verificar uma amostragem no Excel, dividindo o preço por minuto de ligação pelo tempo utilizado. Fazendo isso com todos os tipos de chamadas (fixo, celular, roaming), chegamos ao valor real do minuto cobrado. Aí então basta comparar com o preço acordado no contrato, para ver se os dados coincidem.

No caso de muitas linhas e funcionários, dado à complexidade, recomendamos procurar ajuda de softwares especializados e consultores, pois são muitos e variados itens para serem conferidos, e múltiplos contratos dentro de uma mesma empresa.

O que fazer em caso de erros serem encontrados?

Se após essa rápida auditoria, forem confirmados erros de cobrança, o próximo passo é a contestação dos valores junto às operadoras.

Não podemos negar, esse é um processo burocrático e demorado, exige conhecimento e tempo, envolve reunir provas e redigir uma carta de contestação dentro de rígidos parâmetros definidos pela Anatel, e aguardar pelo posicionamento da operadora.

Acontece que muitos gestores não têm esse tempo disponível, e por isso precisam confiar essa tarefa à uma equipe interna treinada de TI, ou terceirizar o processo a quem é especializado no assunto, e que conhece os pormenores das operações e os direitos pouco divulgados das empresas, como por exemplo o direito de obter o ressarcimento da diferença em dobro caso tenha pago alguma fatura cujo erro de cobrança foi confirmado.

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De qualquer forma, seja com equipe própria ou através de especialistas, erros de cobrança só serão validados após completarem o ciclo, ou seja, iniciando com a auditoria para encontrar os erros, e finalizando com os valores ressarcidos no bolso da empresa.

Certifique-se de ir até o fim do processo, e informe-se sobre todos os detalhes.

Encontre oportunidades de economia escondidas em suas faturas, busque soluções e garanta seus direitos que são acima de tudo, direitos de todo consumidor.

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Topics: cobrança pelas operadoras, faturas de telecom, Erros de cobrança

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