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Cinco dicas de inovação em TI

Postado por Mobilit em 04/02/2015 11:30

mob_jan_07O desenvolvimento da tecnologia propiciou uma grande mudança na forma como vivemos, interagimos com as pessoas e trabalhamos.

Inovar virou a palavra de ordem. Há muitas ferramentas e soluções disponíveis, mas consegue se sobressair de fato neste mercado tão competitivo quem traz não apenas novas ideias, mas mostra novos caminhos e alia tendências a expectativas sem subir custos.

O cliente quer ser surpreendido – porque, sim, a tecnologia está aí, possibilitando maravilhas nunca antes pensadas em nossas rotinas. Então, é preciso ir além: ele já tem mais acesso e obtém informações diferenciadas. Ele quer saber como você, fornecedor de TI, pode oferecer algo que faça a diferença na rotina dele.

Por meio de pesquisas e de investimentos estudados, é possível trazer a inovação. Como consequência, ela fomentará a produção ou apresentará aos colaboradores um novo serviço ou sistema que se traduzirá em mais lucro para a empresa.

A inovação tecnológica pode ser de produto (novo ou aprimorado) e de processo (adoção de novos métodos ou de métodos aprimorados de produção).

O fato é que TI está no centro do palco: de suas iniciativas e transformações, podem surgir novos meios de produzir, agilidade nas negociações e queda dos custos.

Para ir adiante, no entanto, é preciso atenção: muitas empresas trabalham muito e não conseguem desenvolver inovações de fato porque não são capazes de vencer suas deficiências em operações.

Segundo uma pesquisa mundial que a consultoria Delloite fez, de 450 profissionais de TI entrevistados, mais de 30% afirmou que a inovação ocorre acidentalmente nas empresas. 14% dos entrevistados indicaram que sim: suas empresas têm uma política transparente para estimular a inovação.

Isso mostra o receio que as empresas têm de investir em inovação – afinal, inovação é risco.

Qual o caminho?

Os profissionais de TI devem buscar o crescimento dos negócios e bases de clientes, mas devem também sustentar com responsabilidade e cuidado as operações que já sustentam.

Atente-se, assim, para alguns passos que podem ajudá-lo a inovar sem perder o rumo do trabalho e sem desperdiçar investimentos:

1.      Demonstre confiabilidade e conhecimento: as mudanças que TI pode sugerir podem impactar em toda a estrutura e as atividades de uma empresa. Isso significa, às vezes, fazer muito mais do que um investimento em um software, mas reestruturar setores e realocar equipes. TI pode mexer com tudo, e mexer profundamente. Por isso, é preciso criar um relacionamento duradouro de confiança com o cliente, já que ele não aceitará dar um grande passo sem ter certeza de que você está agindo com sabedoria e responsabilidade.

Construir esse relacionamento aos poucos é essencial. Além disso, ao mostrar novos caminhos que seu cliente pode seguir para crescer, você consegue também se tornar uma referência técnica, ou um consultor. O cliente confia nas soluções que você indica porque sabe que você tem conhecimento de causa;

2.      Aposte em treinamento e construa uma força de vendas poderosa: se o foco da empresa é vender produtos, é muito importante que quem vai vender, saiba o que está oferecendo de fato. E isso, só o treinamento pode dar. Não permita que o vendedor vá a campo sem ter o total domínio do produto que tem em mãos; isso é fundamental para conseguir crescimento na empresa;

3.      Crie uma tática de marketing direcionada: sim, marketing também é necessário para TI. Por meio dele, você terá ferramentas para manter os atuais clientes e brigar no mercado por novos. O relacionamento deve ser constante, consistente e adequado, e os canais de comunicação devem estar sempre abertos. Aproveite sua habilidade em tecnologia e inove em sua política de relacionamento: seja flexível e use formas econômicas e surpreendentes de tratar e lidar com seus clientes;

4.      Busque alianças: selecione empresas que não oferecem produtos e serviços concorrentes aos seus e feche parcerias sólidas. Mantenha reuniões pessoalmente, pois elas ajudarão a aumentar o vínculo entre vocês. A possibilidade de vendas crescerá, inclusive para setores em que você não se encontra ainda.

5.      Fique atento aos gastos: Pensar somente em novas ferramentas integra todo o cenário corporativo. Pense na estrutura necessária para fazer a máquina funcionar, e com isso referimo-nos às despesas com redes e dados, além das linhas fixas e móveis. Uma gestão de despesas é a base fundamental para o aparelhamento do TI, e sem isso não podemos viabilizar nosso negócio, principalmente os virtuais.

Para fazer os negócios crescerem, a regra é antiga: é preciso maximizar vendas e manter seu negócio estruturado. Para crescer oferecendo inovação, você deve olhar e repensar para suas estratégias e políticas, investir em treinamentos e manter o bom relacionamento no mercado.

Não se esqueça de que inovar é arriscar, por isso, conquiste clientes e parceiros para que eles não temam arriscar com você!

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Topics: TEM (Telecom Expense Management), Otimização de tempo em TI, Profissionais de TI, inovação em TI

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