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BYOD e MDM - O que a Forrester Research diz sobre o futuro dos dois

Postado por Mobilit em 29/05/2014 13:00

BYODA Forrester Research, empresa de pesquisa de mercado e tecnologia, aponta que empresas precisam investir em MDM (Mobile Device Management), especialmente se quiserem implantar um programa BYOD. Com isso é possível que a área de TI dê suporte a múltiplas plataformas e tecnologias, aumente sua capacidade gerencial, automatização de processos, segurança e controle de dispositivos, sejam eles de propriedade do funcionário ou da empresa.

MDM ou Mobile Device Management contempla uma série de medidas para garantir a segurança das informações contidas nos dispositivos de propriedade dos funcionários, com o cuidado de não violar a privacidade e dados pessoais. Algumas das medidas são:

  • Implementação de Senhas
  • Encriptação de dados
  • Backup regular
  • Acesso remoto para apagar dados
  • App próprio da empresa, compatível com várias plataformas

Pesquisas americanas indicam o crescimento do uso de tablets nas empresas por lá e que seus funcionários se dispõem a dividir parte ou todo o custo do aparelho, para usufruir do uso pessoal e poder escolher o modelo, uma tendência BYOD. O aumento do uso de tablets levará a melhores práticas de trabalho, mas há riscos de segurança, o que exige a adoção do MDM. Com isso, dados pessoais e corporativos são mantidos separados e somente a usuários autorizados é permitido o acesso.

Quando uma aplicação MDM é escolhida, os seguintes fatores devem ser considerados:

  • Segurança – Empresas geralmente gerenciam a segurança dos dados internamente, no caso do MDM deve-se considerar o uso de senhas, encriptação e autenticação dos dispositivos em contato com a rede. MDM também protege os dados em caso de perda ou na ocasião de desligamento da empresa.
  • Política de Uso – A empresa deve estabelecer políticas que assegurem a proteção dos recursos internos. Identifique o tipo de informação que os funcionários devem ou não devem ter em seus dispositivos, aonde devem usá-los e quando. Reforce o compromisso através de contratos com o RH.
  • Suporte – Para pequenos negócios, pode ser difícil suportar todas as plataformas e sistemas operacionais com os recursos de BYOD e MDM. No início, investigue suas reais capacidades e requisitos mínimos.
  • Acesso – Determine quem terá autorização: somente gerentes, chefes de setor ou a equipe de vendas? Precisa ter níveis de acesso personalizados?
  • Gerenciamento Financeiro – Existem três maneiras para lidar com os gastos com dispositivos. Uma é a empresa pagar pelo plano de dados através de faturas diretas. Outra alternativa é o funcionário registrar seu dispositivo junto à empresa e receber uma conta atrelada à sua folha de pagamento para que ele mesmo possa pagar. Outra opção é cada gerente receber um relatório de gastos para revisão e pagamento.

A previsão da Forrester Research é que o mercado MDM valha U$ 6.6 bilhões, em 2015. A sua empresa está preparada para investir em MDM? Qual a sua opinião sobre o assunto?

Topics: BYOD, MDM

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