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Auditoria e contestação de faturas de telecom

Postado por Mobilit em 09/01/2018 08:00

02E75035A contratação de empresas especializadas em gestão de custos de telecomunicações, ou Telecom Expense Management (TEM), vem se mostrando uma alternativa cada vez mais interessante para empresas que buscam acompanhar e gerenciar as suas despesas com Telefonia Fixa, Móvel e Dados e, com isso, evitar gastos desnecessários. No Brasil, as cobranças indevidas nas faturas e os problemas no fornecimento dos serviços de Telecom são recorrentes. De acordo com dados do Procon de São Paulo, no ano de 2013 o setor de telecomunicações assumiu a liderança no ranking de reclamações, com 75.401 registros.  

Diante deste cenário, é preciso estar atento e acompanhar de perto tais serviços. Delegar a uma equipe especializada a tarefa de gerenciar de maneira automatizada e minuciosa todos os contratos e faturas referentes aos serviços de Telecom, é o caminho correto para evitar gastos e cobranças indevidas.

Entenda melhor como isso acontece.

O contrato é a referência

Quando o contrato fechado entre empresa e prestadora de serviços de Telecom é padrão, sem acordos e configurações especiais, o acompanhamento das faturas costuma ser mais simples, ainda que passível de erros. Mas, em muitos casos, os contratos não são padronizados, pois possuem planos customizados para atender às necessidades de cada empresa, o que pode gerar erros e falhas na hora da geração da cobrança.

As consequências aparecem nas faturas: cobrança de serviços não contratados ou não utilizados, taxas promocionais não aplicadas, tarifas não previstas em contrato, cobrança de planos já cancelados, entre outros. E para que essas divergências não passem em branco e gerem custos evitáveis, é preciso instaurar um processo de auditoria minucioso, que tem como base a verificação e acompanhamento de todas as faturas.  

A auditoria das faturas

As empresas de Gestão de Despesas de Telecom (Telecom Expenses Management - TEM), são capazes de automatizar todo esse processo, através de um Serviço de Auditoria de Faturas de Telecom, que analisa mensalmente de forma eletrônica todas as contas recebidas. Após o processamento e analise em sistema de todas as faturas, é gerado um relatório de auditoria que detalha as inconsistências encontradas, item a item. Estas inconsistências normalmente são referentes à cobranças em desacordo com o contrato, mas também podem ser referentes à itens e/ou serviços não contratados ou já cancelados. Esta auditoria também pode ser feita de forma retroativa, analisando contas já pagas, normalmente até os dois últimos anos.

A contestação e o ressarcimento

O segundo passo, depois da auditoria e levantamento dos erros, é a contestação. Essa parte também fica a cargo do responsável pelo Serviço de Auditoria de Faturas de Telecom, que além de apresentar a reclamação às operadoras, fará o acompanhamento de todo o processo até a sua conclusão. A conclusão normalmente será através do ressarcimento dos valores, os quais podem ser solicitados em dobro, caso a fatura tenha sido paga integralmente e dentro dos prazos de vencimento. Históricamente, os erros de cobrança nas faturas de telecom variam, em média, entre 8% e 12% do valor total da fatura.

Se você ainda tem dúvidas quanto à contratação de serviços de gestão de custos de Telecom, veja aqui no blog outros benefícios que esta escolha pode proporcionar para sua empresa.New Call-to-action

Topics: Gestão de Despesas de Telecom, cobrança pelas operadoras, auditoria de TEM, Consultoria em TEM, Auditoria de faturas de telecom

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