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Excelência em gestão de despesas de telefonia móvel, fixa e dados.

As operadoras estão cobrando mais do que deveriam da sua empresa?

Postado por Mobilit em 03/04/2014 10:26

cobrança_das_operadoras

A Gestão de Despesas de Telecom possui muitas complexidades, muitos fatores que devem ser considerados e que aumentam conforme o tamanho da empresa, mas a questão da cobrança pelas operadoras permeia empresas de todos os portes.

Linhas fixas, móveis, pacotes de uso de dados, planos corporativos, aparelhos consignados e adquiridos, contratos, planos de roaming e WiFi, as contas de uma empresa não são simples, e se não houver controle e auditorias periódicas, você pode estar perdendo muito dinheiro.

Vejamos alguns fatores quando nada é feito sobre o assunto:

  • Em média, 35% das faturas contêm algum tipo de erro, segundo a Forrester Research;
  • Não ter uma política de Wireless = 40% em gastos adicionais em serviços, de acordo com o relatório da AOTMP “The Importance of a Wireless Policy”;
  • Não ter um programa de Gerenciamento de Despesas de Telecom = 22% em gastos adicionais por ano, apontou o relatório da AOTMP “The Value of TEM“.

Para avaliar o quanto as operadoras cobram de você e o que a concorrência oferece, você precisa seguir os seguintes passos:

Inventário

Antes de negociar contratos, é preciso saber qual será a demanda. Quantos aparelhos serão necessários, quantos já existem, quantos estão obsoletos, quem irá usar os serviços e aparelhos e quais são as necessidades. Não deixe tais decisões nas mãos das operadoras, quem conhece a sua empresa deve (ou deveria) ser você.

Gestão de Contratos

O próximo passo é saber quais são os contratos e planos vigentes e algumas perguntas devem ser feitas, por exemplo: Quais os planos/contratos existentes? Sua empresa possui um plano de voz/dados? O que exatamente está sendo pago? Onde estão os contratos? Quais as datas de expiração/renovação? Quais são as melhores tarifas para o perfil da minha empresa? Os erros encontrados nessa fase podem lhe surpreender.

Negociação de Contratos

Uma negociação eficiente é a melhor maneira de poupar dinheiro. Sendo assim, tenha alguém experiente com você ou, ao menos, tenha um plano pré-estabelecido para não perder o foco. Use um modelo de contrato sólido e claro, no qual estarão descritos todos os serviços contratados, quais os valores, assim como datas de expiração/renovação. Assegure-se de que terá o que pagou. Verifique e compare tarifas, analise os dispositivos e aparelhos oferecidos e pesquise orçamentos em mais de uma operadora, não seja impulsivo e não se precipite com ofertas tentadoras; pondere as vantagens. Se preferir, contrate uma empresa especializada que poderá lhe ajudar em parte ou em todo o processo, como desejar.

Após todos os passos, é importante ter todos os dados disponíveis para controle e relatórios, mantendo a visibilidade de prazos e vencimentos e, principalmente, os custos. Assegure um ciclo de Gestão de Custos de Telecom saudável, pois o processo não acaba nunca, já que essa área especificamente é a que mais sofre alterações tecnológicas, mudanças repentinas e oportunidades que devem ser aproveitadas rapidamente. Um monitoramento constante é essencial para a tomada de decisões.

Você já avaliou os contratos que tem com as suas operadoras de telefonia fixa, móvel e dados? Qual a sua forma de fazer esse controle?

Topics: cobrança pelas operadoras

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