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8 dicas para liderança em TI

Postado por Mobilit em 28/09/2017 08:30

mob_jan_06Segundo a consultoria Gartner, dos Estados Unidos, quase 4 milhões e meio de empregos na área de TI serão criados ainda este ano.

É natural, portanto, que muitos profissionais que já estão no setor cresçam, e ocupem cargos de mais responsabilidade e liderança.

Porém, a promoção, que por vezes é bastante esperada, pode se tornar um pesadelo se o profissional não se atentar para alguns passos. Afinal, um antigo colega pode se tornar, do dia para a noite, o chefe dos demais. Promoções mexem com egos e pode causar inveja. Como fazer esse novo panorama funcionar com tranquilidade?

Especialistas explicam que os cem primeiros dias são determinantes. O modo como o novo líder vai conduzir a equipe nesse período vai permitir que ele ganhe a confiança de todos ou a descrença. É bom lembrar que cobranças e ameaças não são características de um bom gestor, e podem causar o repúdio dos funcionários.

Mudam as prioridades e as necessidades. Com a agenda mais apertada, é preciso saber controlar bem o seu tempo e o de sua equipe – com cuidado e polidez. É essencial que esse novo líder crie uma harmonia com os funcionários, que se tornarão capazes de entender o porquê de ele pedir determinada tarefa em um prazo tão curto, “se antes não era assim”.

É fundamental que esse novo chefe se atente para algumas ações que podem definir seu sucesso no cargo:

1.      Tire todas as suas dúvidas e nunca deixe de questionar o que não está claro. Quem chega a um cargo, seja ele de qualquer nível, tem a oportunidade de aprender, e esse é o momento de fazer perguntas. A sua dúvida pode ser a de muitos outros que, na acomodação de suas rotinas, não se atentaram para a situação;

2.      Seja flexível com seus horários. Organize-se e respeite suas prioridades, mas esteja pronto também para alterar atividades e responder para aquelas que nem estavam planejadas;

3.      Mantenha o contato que possui com pessoas de outros setores, empresas e mercados. O relacionamento é ferramenta fundamental para proporcionar nosso desenvolvimento no trabalho;

4.      Sua equipe já estava lá antes de você. Por isso, não subestime as opiniões e solicitações que fazem com sua chegada. Você pode ter um olhar fresco sobre a situação, mas não pode ignorar a experiência do grupo. Saiba ouvir e lembre-se de que as pessoas vêm em primeiro lugar;

5.      Ao se envolver em um novo projeto, preste atenção nas questões financeiras e seus ciclos. Ao saber como estão as vendas ou a capacidade de compra de sua empresa, você evita desenvolver planos que serão abandonados antes mesmo de serem iniciados;

6.      Um líder acompanha, mostra os caminhos e não deixa, nunca, seus funcionários se desmotivarem. O foco no bom relacionamento do grupo é essencial, e mantê-los otimistas, mesmo no pior dos cenários, é a forma que você terá de garantir a produção e o surgimento de novas ideias;

7.      Seu tempo será mais curto, e sua agenda terá mais tarefas a cumprir. Por isso, não perca a agilidade. Seja rápido nas orientações e decisões, e, ao finalizar uma tarefa, dirija-se à próxima imediatamente;

8.      Você pode já ter um bom relacionamento com os colegas que se tornaram subordinados, e isso é importante. Mas é preciso que eles e toda a empresa enxerguem que você é, de fato, o líder. Mostre seu entendimento dos negócios e iniciativa na hora de mudar rumos.

Outras iniciativas, como se comunicar bem, ser proativo, estar aberto a aprender e ouvir os outros, são esperadas de um novo líder de TI e de qualquer profissional, em qualquer posição que ele ocupe.

O mercado está em forte expansão, e por isso você não pode desperdiçar a nova oportunidade que recebeu. Atente-se para o seu posicionamento e iniciativas nesses cem primeiros dias, e garanta uma gestão duradoura e forte, respeitada por subordinados, chefes, clientes e parceiros.

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Topics: Dicas para profissionais de TI, Liderar equipe de TI

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