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6 Características que o líder de TI deve ter

Postado por Mobilit em 19/12/2017 08:30

Líder de TI; Mobilidade corporativa; Contrato de despesas de TELECOM; Telecom“Aprenda a liderar, e o sucesso será a consequência”

Dentro do corrido ambiente corporativo, um profissional que saiba escutar, motivar, comandar e delegar, enquanto mantém um equilíbrio entre atitude e humildade é um bem que não tem preço para a empresa.

Acontece que nem todo líder já nasce desse jeito (com raras exceções), e a maioria de nós pode aprender e desenvolver tais habilidades.

Sendo assim, o que é preciso para ser um grande líder? Inspirar seus colaboradores e fazer a diferença para a empresa?

Abaixo listamos 6 características principais, virtudes que você deve desenvolver através da análise franca de suas atitudes, assim como a compreensão das necessidades daqueles que estão no mesmo barco que você.

1 – Humildade

A famosa frase “A segurança é silenciosa, incertezas fazem barulho” é uma grande verdade. Um líder inseguro irá buscar constantemente por atenção e crédito por suas ações (mesmo quando não merecer).

Por isso, colocar o seu ego de lado através da humildade é uma decisão sábia. Quanto mais esbravejar, mais irá expor a sua falta de autoestima, revelando atitudes como inveja e insegurança frente ao sucesso de outros. Tais atitudes podem, literalmente, acabar com uma empresa.

Lembre-se, a palavra “humildade” vem do latim “humilitas” e “humus”, que significa “quem tem os pés no chão”, “quem está em contato com o solo”, e isso designa uma pessoa que reconhece suas fraquezas e limitações e age de acordo com essa consciência. Um líder com essa virtude irá certamente empoderar seus colaboradores de maneira positiva.

2 – Positividade

Não importa o seu cargo, a atitude é tudo quando lidamos com pessoas. Até o diretor de TI, que costumeiramente lida mais com tecnologia, precisa contar com pessoas em quase 100% das operações.

Por isso é importante saber que pessoas podem ouvir palavras, mais irão sentir as atitudes. Ninguém pode “fingir” um sentimento negativo e pensar que não será notado.

Sabe aquela impressão que temos quando dizemos “não é o que você diz, mas sim a forma como você diz”? É um fato, pois podemos dizer algo positivo, mas se nossa atitude for negativa, será interpretada como tal.

Se você reclama que seus funcionários não estão motivados, então é melhor começar a liderar pelo exemplo. Seja você a motivação, o entusiasmo, e compartilhe essa energia contagiante. Mostre gratidão e incentivo, e você terá todos os olhos e mentes juntos com você, prontos para grandes desafios!

3- Comunicação

mobilidade corporativa

Ah, a comunicação! Essa é difícil de conseguir! O que é uma boa comunicação, praticamente falando? Comece por compartilhar a sua visão estratégica com os seus parceiros, para assegurar o correto alinhamento, todos na “mesma página”.

Além disso, divida os sucessos da empresa com eles. Quem trabalhou em determinado projeto? Quem fez acontecer?

O reconhecimento é uma ferramenta poderosa usada por grandes líderes, que desperta a motivação intrínseca e o senso de pertencimento da equipe. Encorajar a transparência é essencial para uma conduta ética dentro das organizações.

Por fim, a comunicação é uma riquíssima fonte de recursos e insights. Se o negócio passar por dificuldades ou desafios, coloque seu time a par dos acontecimentos. Você irá se surpreender com as diferentes ideias e perspectivas novas que irá receber, e que ainda não havia considerado!

4 – Delegar

Delegar é uma tarefa difícil para a maioria dos líderes. Costumamos pensar que podemos fazer tudo nós mesmos, e melhor do que o resto das pessoas. A verdade é que é impossível alguém fazer tudo sozinho ao mesmo tempo.

Encontrar e desenvolver expertises escondidas por vezes é como lapidar uma pedra preciosa. Líderes precisam observar bem as aptidões de seus profissionais, e desenvolver a arte de delegar as tarefas certas para os talentos certos, e confiar que seus colaboradores irão se esforçar para fazer o melhor, sempre.

5 – Mentoring

Líderes em potencial podem ser encontrados em qualquer lugar da empresa, e a tarefa do líder em exercício é identificar essas características, e servir-lhes de “mentor”.

A missão do líder não se resume ao aqui e agora, e o futuro da empresa deve ser preservado. O seu valioso conhecimento deve ser passado para frente, pois uma hora todos iremos nos aposentar, não é mesmo?

Encontrar os candidatos certos para transferir conhecimento, assegurando o futuro do negócio e formando os líderes de amanhã, é parte da missão de um grande líder.

6 – Paciência

A paciência é uma virtude que poucos possuem. Costumamos querer tudo, e querer tudo rápido!

Líderes, diferentemente de todos, devem se destacar nesse aspecto. Líderes têm de ser pacientes. Pessoas estão contando com você, portanto dê um tempo para assimilar as informações e evitar o esgotamento das relações.

A sabedoria do negócio é adquirida com o tempo, e devemos enxergar isso como uma jornada, e não uma corrida.

E você, se considera um grande líder? Está cultivando as virtudes necessárias? Conte-nos sobre suas experiências!

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Topics: Carreira de TI, Como liderar equipe de TI, inovação em TI, Líder de TI

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