8 Livros interessantes para profissionais de TI

Categorias

O que quer ver hoje?

Posts

Últimas postagens

livros de ti

Compartilhe esse post

Se você gosta de tecnologia, ler sobre o tema torna-se amplamente prazeroso! Contudo, é possível saber mais sobre sua área, entender as novidades e imaginar como cada ferramenta pode ser adequada às suas necessidades. Neste artigo faremos a sugestão de 8 livros para profissionais de TI.

Tecnologia é uma área que, em sua origem, está sempre à frente das demais. Para quem trabalha com TI, é imprescindível se manter atualizado – as mudanças são rápidas e geralmente ditam os rumos do que será adotado pelas empresas ou então por usuários.

Enfim, não basta, porém, orquestrar as soluções existentes como ninguém. Isso conta, claro, mas o que está por vir nem sempre pode ser descoberto exclusivamente nas telas dos computadores.

Por mais retrógrado que pareça, os livros ainda guardam respostas diferenciadas para quem quer crescer no âmbito profissional, sobretudo aos que desenvolvem a carreira em tecnologia. Enfim, livros trazem informações mais completas, nos fazem pensar além, nos provocam e nos levam a considerar outros panoramas.

Mais do que uma ferramenta racional importante, a leitura pode ser um hobby relaxante, mesmo que o tema seja profissional. Adicionalmente, o hábito de ler favorece a capacidade de concentração, ajuda a melhorar a memória, aprimora o aprendizado e diminui o estresse.

Quem lê, tem mais argumentos para conversar e escrever e se torna, de modo geral, um profissional e uma pessoa mais bem-preparados. Não sabe por onde começar? Vamos lá:

1. Livros de TI – Tecnologias da Informação na Gestão

De António Manuel Valente de Andrade, a primeira dica de livros sobre TI é o clássico “Tecnologias da Informação na Gestão”. Descrevendo um enquadramento da importância dos sistemas e das tecnologias de informação para as organizações, esse livro procura satisfazer uma necessidade pedagógica para o ensino e aprendizagem inicial de TI.

Para isso, o e-book de Valente de Andrade busca desmitificar temas básicos e relativos aos sistemas de informação. Servindo como base tecnológica inicial para estudantes de áreas de economia e de gestão de TI, o ebook “Tecnologias da Informação na Gestão” procura estruturar os tópicos de modo que a permitir ao leitor a compreensão total dos temas.

Alem disso, o autor Antônio de Andrade preocupou-se em desenvolver o livro de forma que o leitor entenda todas as etapas de construção dos sistemas de informação. Ou seja, desde o planejamento até mesmo o desenvolvimento e posterior exploração dos sistemas. Obra completa e fundamental, esta dica de livros de TI serve para todo profissional da área.

2. 31 tipos de sistemas de informação

“31 tipos de sistemas de informação- maneiras de a tecnologia da informação ajudar as organizações” é um dos livros de TI mais didáticos. De Stanley Loh, este livro descreve que para cada maneira, há um objetivo específico, e o texto também procura explicar o funcionamento e as aplicações de cada um.

Ou seja, o livro de Stanley Loh, quando possível, se aprofunda sobre formas de como tornar concreto os diferentes tipos de sistemas de informação, sem falar necessariamente sobre programação. Dessa forma, o intuito do livro “31 tipos de sistemas de informação- maneiras de a tecnologia da informação ajudar as organizações” é falar de tecnicalidades.

Para isso, o autor deixa de lado a linguagem rebuscada e diretamente ligada a programação, para se dedicar a uma linguagem prática e simples. Nesse sentido, o intuito do autor é ajudar os profissionais de TI a desmitificar o funcionamento dos sistemas. Ler este livro, é importante para entender como o TI pode ser aplicado em diferentes organizações.

Para ajudar na didática, o autor mostra ainda exemplos de aplicação dos sistemas de informação não só para empresas, mas para áreas diversas como educação, saúde, engenharias e mobilidade. Dessa forma, as diferentes aplicações dos sistemas de informação servem como Benchmarking para futuras e promissoras implantações.

3. Gestão da cadeia de suprimentos integrada a tecnologia de Informação

Outra boa dica de livros de TI é o livro “Gestão da cadeia de suprimentos integrada à Tecnologia da Informação”, de Carlos Francisco Simões Gomes e Priscilla Cristina Cabral Ribeiro. Neste livro, são abordadas as diferenças entre logística e gestão da cadeia de suprimentos e houve atualização do conteúdo, agora com novas referências bibliográficas.

A publicação deste livro ocorreu em um momento cujo o cenário econômico brasileiro privilegia investimentos em infraestrutura logística (rodovias, portos e aeroportos) e em tecnologia da informação. Entre as áreas discutidas e que estão altamente valorizadas na área de TI, estão os sistemas de rastreabilidade e de integração de empresas.

Alem disso, o livro de Carlos e Priscilla discute também sobre as tecnologias de identificação no setor de TI. Ao ler esta dica de livros de TI, o profissional de TI também poderá entender sobre analise de investimentos e matemática financeira. Alem de conceitos fundamentais de pesquisa operacional e competitividade associados ao setor de TI.

Juntos, os novos apêndices do livro “Gestão da cadeia de suprimentos integrada à Tecnologia da Informação” de Carlos Francisco Simões Gomes e Priscilla Cristina Cabral Ribeiro ilustram práticas sobre a integração dos temas citados. Dessa forma, o mesmo pode ser considerado uma obra rica, diversa e descritiva sobre temais atuais e diversos entrelaçados ao TI.

4. ISO/IEC 20000: Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação

Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação, de Jose Maria Fiorino Soula, trata da implementação de processos ITIL® para alcançar os requisitos da norma ISO/IEC 20000 de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação (GSTI), além de apresentar a experiência e os segredos de implementações bem-sucedidas nas maiores empresas brasileiras do setor, relatados em casos de estudo.

Este é um dos livros de TI que mostra também a relevância dos serviços de TI em um mundo cada vez mais interligado. Para profissionais de TI, este livro é uma ótima oportunidade para o mesmo aprimorar sua competência e gerar mais valor em sua carreira profissional.

Nesse sentido, o profissional de TI poderá compreender também como alavancar e levar inovação aos processos de negócio. Isso porque a industrialização de TI permite redução de custos e uma maior produtividade nos níveis de serviços desejados. Para demonstrar isso, os autores adotaram as melhores praticas da ITIL, as recomendações da ISSO/IEC 20000. O objetivo é mostrar como a ITIL é útil para a identificação de processos-chave e para o alinhamento dos serviços de TI às necessidades do negócio.

5. Livros de TI – Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação

De Marconi Vieira, o livro “Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação” aborda o gerenciamento e a realização de projetos. Trata-se de uma nova edição, com capítulos revisados e ampliados e estudos de casos de projetos de TI e de governança corporativa. Entre os casos de sucesso inclusos nessa nova edição do livro estão casos como o da Petrobras.

Além disso, ao ler este que é considerado um dos melhores livros de TI, você poderá entender também histórias como a Siemens Brasil, Way Brasil TV e também da Ford. Outro motivo para você não deixar de ler este livro de TI, é que nele você também irá se deparar com temas novos e atuais.

Entre os novos temas presentes no livro de Marconi Fabio Vieira estão inclusas discussões sobre o que é tecnologia da informação e quais os papeis de TI para os setores do empreendimento. Além disso, no livro “Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação” você poderá entender mais sobre a relação do setor de TI e a economia digital.

Fora isso, discussões sobre pressões comerciais e suporte de TI, planejamento de TI, método de priorização de projetos de TI e governança de TI também estão presentes no livro. Dessa forma, aliados aos temas da edição antiga, o livro “Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação” é um dos mais completos para profissionais de TI.

6. Sem lugar para se esconder- Edward Snowden, a NSA e a Espionagem do Governo Americano

Do jornalista Glenn Greenwald, o livro “Sem lugar para se esconder- a NSA e a Espionagem do Governo Americano” descreve a história do autor com Edward Snowden. Segundo o livro, os encontros do autor com o ex-prestador de serviços da NSA (National Security Agency), maior órgão de dados de criptografia do mundo, ocorreram em torno do ano de 2013.

Trabalhando para a produção de uma série de matérias para o jornal britânico The Guardian, Greenwald conta detalhadamente como foi escolhido por Snowden para uma missão especial.  Sabe qual? A maior missão que um jornalista poderia receber, a de receber e tornar publico os dados confidenciais da agência NSA.

Alem de descrever como foi a experiência com a NSA, Greenwald também faz reflexões acerca do papel da mídia no jornalismo do século XXI. Mais do que isso, o jornalista também reflete sobre questões ligadas as práticas de vigilância pelos governos, dando ênfase ao americano.  Mas, por que é importante ler esta dica de livros de TI?

Saiba você que foram as iniciativas do ex-prestador de serviços da NSA que transformaram políticas e relações em geral dentro do mundo de TI. Isso porque este exemplo de livros de TI descreve varias lições sobre ética no mundo do TI seguindo o exemplo de Snowden. Característica crucial para qualquer profissional, a ética é fundamental no TI.

7. Livros de TI – O poder dos quietos

Com titulo um tanto que curioso, outro bom exemplo de livros de TI é “O poder dos quietos” de Susan Cain. Diariamente associados a timidez e falta de introspecção, muitos profissionais de TI sofrem por possuírem esses traços em sua personalidade. Nesse sentido, o livro de Cain foi escrito para ser usado como uma fonte inspiração para os profissionais introspectivos.

Isso significa que os tímidos profissionais de TI podem usar o “O poder dos quietos” como uma forma de entender a sua força. Além disso, o livro exemplifica como os introspectivos podem tirar vantagens no trabalho de acordo com a típica personalidade. Ou seja, se você também é tímido, o livro de Cain pode ser o seu combustível para o sucesso no TI.

Isso porque, por meio de argumentos sólidos e de uma pesquisa extensa, Cain indaga os ideais de extroversão seguidos pelo mercado de trabalho. Nesse sentido, a autora questiona a subvalorizarão dos profissionais tímidos e introvertidos pela sociedade. Para isso, a autora de “O poder dos quietos” descreve histórias reais de profissionais com essa personalidade.

Entre as histórias contadas por Susan Cain, estão as histórias de sucesso de Barak Obama, Steven Spielberg, Albert Einstein e Bill Gates. Além disso, nessa dica de livros de TI você também pode poderá se inspirar em outras histórias de profissionais anônimos considerados quietos. Com isso, você aprenderá usar a sua personalidade a seu favor.

8. O verdadeiro valor de TI

Escrito por George Westerman e Richard Hunter, “O verdadeiro valor de TI” é outro exemplo de livros de TI que você não pode deixar de ler. O livro é baseado em uma pesquisa realizada pelo consagrado MIT (Massachusetts Institute of Technology) sobre as práticas adotadas por executivos de sucesso em gestão de TI.

Em parceria com a Gartner Group, maior empresa de consultoria do mundo, “O verdadeiro valor de TI” relata de forma completa como os exemplos de sucesso em TI conseguiram agregar valos para seus negócios na área. Além disso, Westerman e Hunter mostram como os executivos estão atuando para transformar a percepção da diretoria em relação à Ti.

Nesse sentido, o intuito de “O verdadeiro valor de TI” é fazer com que a área deixe de ser visualizada apenas como um cetro de custos. Mais do que isso, nesse exemplo de livros de TI, outro intuitoé fazer com que a gestão de TI seja vista como um centro de competitividade e valor, com a objetividade de colaborar para o negócio como um todo.

Mas afinal, por que você deve ler “O verdadeiro valor de TI”? Tenha em mente que tradicionalmente gestores são vistos como “inimigos” pelos cargos abaixo. Com o intuito de transformar essa visão e colaborar para o crescimento do negócio, o livro em questão te ensinará como mudar isso. Mais do que isso, o livro te dará estratégias fundamentais de sucesso na gestão de TI.

E então, já escolheu o seu livro de TI preferido? Lembre-se que mesmo com a tecnologia cada vez mais avançada, os livros são a melhor forma de entender o passado e avançar para o futuro!

Compartilhe esse post

Está pronto para economizar?

Fale conosco.

Este site utiliza cookies para melhor experiência durante a visita. Ao continuar a navegar, você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.