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A sua empresa está pronta para essa mudança de paradigma de TI?

Postado por Mobilit em 25/03/2015 11:30

paradigma tecnologiaAs mídias sociais vêm mudando o panorama do setor de tecnologia – as pessoas consomem e compartilham informações mais rápida e constantemente. Essa mudança deve se refletir diretamente no modo como gestores investem em tecnologia e em suas expectativas de converter usuários em clientes.

Os números de pessoas utilizando as mídias sociais impressionam: em novembro passado, eram 284 milhões no Twitter e 1 bilhão e 350 milhões no Facebook. Sabe-se que a maior parte dos acessos é feita por smartphones – nos Estados Unidos, 58% dos adultos têm um aparelho e, entre as pessoas de 19 e 28 anos, essa taxa é de impressionantes 98%.

A tecnologia permeia praticamente todos os processos, e a área de TI, a implementação de tecnologia, assim como os seus custos, devem ser parte integrante de toda estratégia.

Um caso interessante é o marketing moderno, já que hoje se comprova que os métodos tradicionais de marketing para conquistar não funcionam mais.

Trata-se de um novo paradigma e, com isso, é preciso buscar novas estratégias, como é o caso do marketing digital e inbound marketing, por exemplo, que utilizam meios virtuais e traçam estratégias baseadas nos novos comportamentos de compra do consumidor moderno.

Nos negócios, percebem-se tendências específicas – uma delas é que mais empresas estão preocupadas em analisar o Big Data, para obter vantagem competitiva. Porém, as que chamam mais atenção para essa mudança de paradigma são:

·        O responsável pelo departamento de marketing tem gastado mais em TI do que o CIO;

·        Os orçamentos de marketing estão crescendo mais rápido do que os de TI.

Hoje, o marketing chega a influenciar quase que metade de todas as aquisições de TI. Assustador?

O que está acontecendo?

É preciso entender como as empresas estão desenvolvendo esse novo modo de fazer marketing.

Parte dele ainda é tradicional, como a criação de conteúdo. Porém, as empresas, inclusive as de pequeno e médio porte, têm investido em modernas ferramentas de rastreamento de software.

Isso é feito para que elas identifiquem se seus anúncios são entregues e são vistos, e em quais plataformas – tablets, smartphones ou outras.

Ainda, esse investimento possibilita localizar interações entre clientes potenciais e o material criado pela empresa em websites, e-mails, e-books e Whitepapers.

O que fazer?

Se ainda não o fizeram, os departamentos de marketing e TI devem aprender a trabalhar juntos, já que seus papéis estão mais entrelaçados.

Ao cooperar entre si, eles conseguirão que as tarefas sejam cumpridas mais rapidamente, contribuindo para o aumento do retorno de investimento (ROI) da empresa.

Há também a oportunidade de um lado aprender com o outro:

·        A visão compartilhada da companhia permite o alinhamento de interesses;

·        Obtém-se a eficiência operacional, já que não há mais a duplicação de tarefas;

·        Com a economia feita, há mais para investir;

·        Os gastos de TI conduzem totalmente as receitas, já que há uma visão mais direta de como a tecnologia pode provocar mais leads e contribuir para os esforços de vendas.

Integração entre TI e marketing

Novas estratégias, como a de se comunicar em tempo real com os clientes, surgem. Assim, o conteúdo criado pelo marketing é entregue por TI – trata-se de uma abordagem mais rápida e personalizada para obter o engajamento dos atuais e possíveis clientes.

Para tudo isso funcionar, é preciso ter uma visão clara e completa de tudo o que se tem nos departamentos, além de uma forma de interagir com tudo de forma eficiente.

Considere desenvolver uma plataforma que ajude os profissionais de marketing e TI (e até de outros departamentos) a colocar cada coisa em seu lugar. É ideal que essa plataforma centralize todos os bens e serviços de tecnologia. Com isso, você obterá redução de custos, que podem ser investidos em outras demandas.

Melhores práticas, novas tecnologias, novos parceiros e uma gestão integrada dos ativos e fluxos de TI são parte de um novo modelo inovador.

Procure um fornecedor para ajudá-lo nessa tarefa: há softwares com base pronta, que só precisam ser customizados à sua operação. Com eles, você consegue também administrar os gastos com telecom em tempo real.

Com todas as mudanças percebidas no cenário corporativo, procure ferramentas para que sua equipe possa integrar melhor todos os departamentos, favorecendo o crescimento e o destaque da empresa. 

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Topics: Dicas de TI, tecnologia móvel, inovação em TI

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