7 vantagens da automação de processos empresariais

automação de processos

A automação de processos empresariais contribui muito para o desenvolvimento dos negócios: permite o planejamento, a execução e o acompanhamento de tudo o que o envolve, mantendo inclusive seu alinhamento. Torna-se, assim, um diferencial competitivo.

Os benefícios mais populares e explorados da automação são a redução de despesas e a eficácia que os negócios adquirem. Ela possibilita o mapeamento do fluxo das atividades, a integração de aplicações e o gerenciamento das tarefas. Dessa forma, evita atrasos e gargalos.

Porém, há muito mais a ser conquistado com a solução: conheça aqui sete benefícios.

1.  Sem papel

O processo leva à digitalização de documentos. Além de obter um registro permanente dos dados, não é preciso disponibilizar tanto espaço físico para arquivá-los. Além disso, fica muito mais rápido encontrar qualquer documento ou informação nele contida. Ao invés de folhear pastas e pastas de arquivos, basta realizar uma busca no computador.

2.  Libere seu pessoal

A produtividade é maximizada, já que a automação permite que as pessoas usem seu tempo e seu talento para planejar, fazer vendas e inovar. As atividades automáticas ficam para as máquinas.

3.  Transparência dos seus negócios

Ao automatizar, é imprescindível etiquetar e especificar tudo o que faz parte do seu negócio – a partir disso, o processo de automação será iniciado. Dessa forma, você consegue ter uma visão clara e muito mais transparente dos seus ativos.

4.  O dom da previsão

Antes, quando não havia tecnologia disponível, as projeções empresariais dependiam de palpites, adivinhações e do “achismo”. Não havia pessoal suficiente para monitorar todos os ativos e recursos. Com a automação, as ferramentas propiciam esse monitoramento constantemente. E o fazem com precisão: os dados e projeções das necessidades do negócio tornam-se extremamente assertivos.

5.  O fim do desperdício

Recursos pouco ou não utilizados são rapidamente detectados em um ambiente automatizado. Quando um funcionário deixa a empresa, por exemplo, seu celular pode ser utilizado por outro. Você se torna capaz de identificar e redirecionar o que não está em uso.

6.  Abra novos canais de negócios

Além de contribuir para a manutenção, a automação permite também a aquisição de novos canais de negócios: as informações de vendas e a infraestrutura de suporte ficam disponíveis de uma forma que não seria possível apenas com a ação humana.

7.  Torne-se onipresente

Não é possível estar em vários lugares ao mesmo tempo. Não para o ser humano. Os sistemas automatizados conseguem, no entanto, rastrear e acompanhar todos os processos, vinte e quatro horas por dia, não importa em quantos Estados brasileiros ou países sua empresa esteja. E, de repente, você sabe tudo, sobre todos os lugares!

Certamente, haverá desafios para implementar a automação dos processos de sua empresa. Será preciso buscar a compatibilidade de integração entre todos os sistemas e haverá questões de segurança para resolver – ao digitalizar todos os documentos, por exemplo, você abre mais oportunidades para a vulnerabilidade.

Porém, os benefícios são indiscutíveis. A automação de processos permite extrair o que a tecnologia tem de melhor para oferecer ao ambiente corporativo. E quando isso se reflete na produtividade, redução de custos, fim de desperdício e possibilidade de planejamento assertivo, não há o que questionar.

Se sua empresa ainda não optou por essa ferramenta, é hora de ponderar, selecionar um bom parceiro comercial de TI e investir em soluções que farão sua empresa ser mais transparente, rentável e ativa no mercado.

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