Aprenda como bloquear ligações de telemarketing

como bloquear ligações de telemarketing

Ligações de empresas de telemarketing representam um problema constante, sendo inclusive alvo de muitas reclamações. Seja para consumidores ou mesmo para empresas, o bombardeio de contatos via telefone fixo ou móvel feito por essas empresas é enorme. Por isso, é comum se pensar ou buscar meios de como bloquear ligações de telemarketing hoje em dia.

Afinal, será que essa possibilidade existe? É possível efetuar o bloqueio do contato de empresas de telemarketing? Como funciona esse processo de bloqueio?

A resposta é sim, atualmente é possível fazer esse bloqueio através do Procon, Anatel e alguns aplicativos de celular. Além disso, por meio do próprio celular é possível realizar alguns bloqueios de chamadas de telemarketing.

Ficou interessado? Siga conosco e compreenda mais detalhes sobre o assunto!

Tem como bloquear ligações de telemarketing?

Há alguns anos atrás bloquear ligações de telemarketing era considerado um processo moroso e complicado. Mas, hoje em dia já é totalmente possível fazer o bloqueio das ligações de telemarketing.

Via de regra é possível efetuar esse bloqueio através de sites reconhecidos como o Procon e a Anatel. Assim como também por meio de aplicativos e as próprias configurações dos celulares propiciam isso.

Vale destacar que atualmente não existe uma Lei Federal que ampare o consumidor em relação a esses inúmeros contatos de empresas de telemarketing. Contudo, em alguns estados já existe legislações especificas que garantem ao consumidor o bloqueio dessas ligações, como:

  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • São Paulo.

Um ponto importante a se observar nesse caso é que quando você realiza o bloqueio das ligações de telemarketing em seu estado, seu número também será bloqueado para as ligações de telemarketing de outros estados. Sobretudo para evitar que as operadoras de telefonia usem números de cidades e estados diferentes para entrar em contato.

Como funciona o bloqueio de ligações de telemarketing?

Bloquear ligações de telemarketing é super simples e fácil. Depois que preenche seu cadastro é só aguardar o período de 30 dias. Após esse prazo, as empresas ficam proibidas de fazer ligações de telemarketing para seu número.

O melhor de tudo é que o bloqueio não possui uma data limite para término. Somente o titular da conta pode desfazer o pedido de bloqueio.

Quando você faz o bloqueio, recebe um e-mail de confirmação de login e senha, para acessar essa área de bloqueios. No site do Procon é possível também denunciar empresas que não respeitarem o bloqueio das ligações de telemarketing que você solicitou.

Além disso, é importante destacar que fazer essa solicitação não significa que seu contato estará isento de receber esse tipo de ligação. Essa opção serve apenas para que você autorize ou não o recebimento das chamadas de empresas como operadoras de telefonia e bancos.

Isso sem falar que ao bloquear as chamadas de telemarketing, isso não impede que você receba mensagens de propagandas no através de SMS ou do WhatsApp. E mesmo que você tenha feito o bloqueio, as empresas ainda possuem autorização em casos específicos, como ligar para realizar uma cobrança de dívidas em aberto. Ou ainda, para realizar pesquisa de satisfação. Porém, tudo isso, não pode envolver oferecimento de produtos e serviços.

Como bloquear ligações de telemarketing pela Anatel

Agora você já sabe como funciona o bloqueio das ligações de telemarketing. Mas, como realizar esse bloqueio na prática?

Uma das formas é pela Anatel. Essa agência que regula a telefonia, possui uma lista em nível nacional chamada “Não me perturbe”. Nessa lista contém o número das pessoas que não querem receber ligações de telemarketing.

É possivel adicionar o seu nome ou da sua empresa nessa lista de forma totalmente gratuita e sem grandes dificuldades. Para realizar o cadastro em relação ao bloqueio basta seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente acesse o site “Não me Perturbe“;
  2. Em seguida, procure pela opção “Cadastrar”, que fica à direita na parte superior da página e clique nesta opção;
  3. Depois que fizer isto, será necessário adicionar seu CPF, um e-mail e criar uma senha;
  4. Em seguida, procure pelo botão “Não sou um robô” e “Enviar”;
  5. Prontinho! Cadastro finalizado.

Mas atenção. Com este passo a passo, você apenas concluiu seu cadastro. Para incluir o seu contato na lista dos bloqueados, você deve:

  1. Entrar no site “Não me Perturbe” e realize o login com e-mail e senha de cadastro;
  2. Em seguida, busque pela opção “Novo bloqueio”;
  3. Adicione seus dados, como nome completo e número de telefone;
  4. Depois você deve selecionar as empresas que deseja bloquear;
  5. Clique no botão “Não sou um robô” e após em “Enviar”.

Depois disso, um comprovante será gerado no sistema. Vale lembrar que o bloqueio ocorre apenas para as ligações de telemarketing, contatos de pesquisa de satisfação e de empresas não governamentais seguem acontecendo.

Um ponto favorável aos consumidores é que após uma modificação realizada pela Anatel, agora ficou mais fácil de perceber quando um contato é para telemarketing. Atualmente os contatos de empresas de telemarketing devem trazer o prefixo 0303.

Bloqueando ligações de telemarketing no Procon

Você também pode bloquear ligações de telemarketing pelo site do Procon. O bloqueio ocorre no próprio site do Procon do Estado em que você mora. Contudo, é necessário verificar se há esse serviço disponível em sua região.

No site, será necessário realizar um cadastramento simples, com CPF, RG e endereço onde você reside. Além disso, no site do Procon você consegue registrar 5 números, fixos ou celulares, vinculados ao usuário.

Para isso, será necessário fazer um cadastro através de um formulário eletrônico. Em seu e-mail irá receber um login e senha para então poder acessar o site e realizar o bloqueio. Esse bloqueio pode levar até 30 dias para acontecer.

No estado de São Paulo, onde há uma lei que regulamenta esse tipo de serviço, há a opção de como bloquear ligações de telemarketing através do site Poupatempo. Caso, após esse período, você siga recebendo ligações de telemarketing, você deve informar o Procon. Para isso, será preciso se dirigir até uma unidade de atendimento do Procon em sua região.

Como bloquear ligações de telemarketing no celular

Outra forma de bloquear ligações de telemarketing é através das configurações do próprio aparelho. Veja a seguir como efetuar o bloqueio dessas ligações em dispositivos Android ou então iOS.

Como bloquear ligações de telemarketing em Android

Para realizar o bloqueio das ligações nos celulares Android, será preciso abrir a opção de discador do celular e, então, apertar nos 3 pontinhos verticais que ficam na parte direita da tela do celular. Em seguida, procure pelo botão “Configurações” e após isso vá à opção “Números bloqueados”.

Nessa opção é necessário inserir o número que você quer bloquear. Para completar o processo, faça a ativação da opção de identificação de contato SPAM.

Além disso, você pode bloquear diretamente, assim que o número te ligar. Para isso, basta ir ao histórico das chamadas e clicar em “Bloquear”. Esse é o caminho geral, mas dependendo do modelo pode sofrer algumas alterações.

Como bloquear ligações de telemarketing em iOS

Nos telefones da marca Apple, você consegue realizar esse bloqueio de chamadas indesejadas selecionando uma a uma. Para isso você vai ir no ícone do telefone que fica em verde, o mesmo que você usa para realizar chamadas.

Nessa opção há uma aba chamada “contatos” que você pode bloquear todos os contatos que não quer receber ligação através do botão, “Bloquear este Chamador”. Nos casos das chamadas de telemarketing, que não estão salvas em seu celular.

Você verifica o número que quer bloquear no histórico de chamadas, em seguida segue para o ícone do i, que significa informações e clica na opção “Bloquear este Chamador”. Pronto! A partir desse momento só irá receber ligações desse número se você realizar este desbloqueio.

Como bloquear ligações de telemarketing usando aplicativos

Além dessas opções citadas acima, você pode realizar o bloqueio através de um aplicativo para bloquear ligações de telemarketing. Veja abaixo a lista onde destacamos 3 apps para bloquear ligações de telemarketing.

CallApp

Este é um excelente aplicativo para bloquear as chamadas de telemarketing e, além disso, ele também permite que você grave as ligações e personalize sua agenda, gerenciando as ligações.

É um aplicativo intuitivo, onde você vai seguindo as instruções de bloqueio que ele mesmo fornece.

TrueCaller

TrueCaller é um aplicativo que pode ser usado tanto em IOS como Android. Além disso, ele é um app recomendado pelas principais operadoras, Vivo e Claro, não só por ser de fácil navegação, como também por instruir de forma intuitiva a realização do bloqueio dos números de telemarketing por meio dele.

Este app possui um extenso banco de dados que comporta os números espalhados pelo mundo. Com ele, você pode identificar de qual local são as chamadas e fazer o bloqueio. Um ponto interessante desse aplicativo é que ele também bloqueia mensagens de SMS.

Hiya

Esse é um app mais recomendado para IOS. Para usar é bastante simples, basta instalar o app e, então, acessar os ajustes do telefone. Em seguida, você deve ir até a opção “Telefone” e habilitar o bloqueio através do app, na opção “Bloqueio e identificação”.

Portanto, agora que você já sabe as diferentes formas de como bloquear ligações de telemarketing não perca tempo com esses contatos frequente e indesejáveis. Use alguns dos caminhos descritos acima e efetue já o bloqueio das ligações de telemarketing para seu fixo ou celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.