23 termos técnicos que o farão entender tudo sobre telefonia

Telefonia móvel, Banda Larga, Telefonia VoIP… existem vários termos que fazem parte do segmento de telecomunicação que muitas vezes são de difícil compreensão. No entanto, saber mais sobre eles é fundamental para quem deseja entender e acompanhar as atualizações e tendências no setor.

Mais do que isso, entender essas expressões também facilita a comunicação, sobretudo com empresas que estão vinculadas diretamente com a prestação desse serviço para uma organização. Sem contar que ter uma maior noção sobre determinadas expressões no setor de telecomunicação reduz as chances de ter problemas como contratação de serviços desnecessários para sua empresa, práticas abusivas de vendas entre outros.

Sabendo disso, listamos nesse artigo alguns termos técnicos importantes para você compreender tudo o que precisa sobre telefonia. Confira!

1.      Telefonia

Telefonia corresponde ao campo da tecnologia responsável pelo desenvolvimento e implantação de serviços de telecomunicação. Basicamente, esta é uma área que trata da transmissão de voz e outros sons a longa distância através de uma rede de telecomunicações

2.      Telecomunicação

Telecomunicação ou telecom como também é conhecido é o termo usado para definir a transmissão de informações a longas distâncias usando para isso diferentes tipos de tecnologia por rádio, fio, sistemas óptico ou então qualquer outro sistema eletromagnético

3.      Telefonia fixa

A telefonia fixa consiste em um sistema de telecomunicação cuja transmissão ocorre através de um aparelho fixo ligado a outro telefone ou então a uma central de condutores metálicos onde existem dois circuitos, sendo um de conversação e outro de marcação, que por sua vez estão associados respectivamente à voz e as chamadas telefônicas. Nesse sistema, os sinais são transmitidos do telefone até a central por meio de fios de metal física ou linhas de fibra óptica.

4.      Rede telefonia fixa

A rede telefonia fixa pode ser definida como um sistema de telecomunicação que funciona como um suporte para a transmissão de informações entre pontos terminais de rede em locais fixos. Nessa rede, as chamadas parte de um computador ou terminal para outro, por meio de vários centros de comutação.

5.      ERB

ERB é a sigla para Estação Rádio Base e corresponde a equipamentos responsáveis por conectar telefones móveis através de ondas de rádio.

6.      STFC

STFC é a sigla para Serviço Telefônico Fixo Comutado e corresponde ao serviço de telecomunicações que, através da transmissão de voz, assim como de outros sinais, faz a comunicação entre pontos fixos determinados usando para isso processos de telefonia.

7.      CCC

CCC é a sigla para Central de Comutação e Controle e trata-se, basicamente, de um conjunto de equipamentos que tem como função realizar o controle do sistema que executa o serviço móvel celular e das estações de rádio base. Além disso, as CCCs também se encarregam de conectar o sistema responsável pela execução do serviço telefonia celular à rede pública de telecomunicações.

8.      Telefonia móvel

Telefonia móvel, ou então telefonia celular como também é chamada, corresponde a um sistema de comunicação móvel que apresenta uma infraestrutura celular e interconexão com rede telefonia fixa.

Diferentemente de como acontece com a telefonia fixa, a telefonia móvel possibilita a transmissão de informações por voz ou dados a partir de dispositivo portátil. Isso é possível graças a comunicação wireless (sem fio) entre o terminal e uma estação rádio base (ERB) que fica conectada a uma central de comutação e controle (CCC) com interconexão a um serviço telefônico fixo comutado (STFC) e outras CCCs, possibilitando desse modo a realização de chamadas entre os terminais celulares e destes para telefones fixos.

9.      3G, 4G e 5G

Basicamente, 3G é a terceira geração dos padrões e tecnologia de rede móvel. Sua velocidade chega até 2Mbps. Enquanto isso, o 4G é o seu sucessor, com tecnologia baseada em IP e velocidade que pode chegar em 100Mbps. O 5G, por sua vez, representa a quinta geração da conexão de rede móvel, que consegue extrair o melhor do espectro de rádio para conectar mais de 1 milhão de aparelhos por metro quadrado. Sua velocidade pode chegar a ser maior que 1Gbps.

10. Adicional por chamada (AD)

Trata-se de um serviço cobrado para o usuário de telefonia móvel para qualquer chamada recebida ou então originada quando o mesmo estiver em roaming nacional. Normalmente, operadoras de telefonia não cobra esse adicional dos clientes quando o roaming é realizando dentro de sua área de concessão.

11. DSL

DSL corresponde a uma tarifa telefônica cobrada por chamadas recebidas pelo cliente em roaming nacional fora da sua área de cobertura.

12. ARPU

ARPU é a sigla para Average Revenue Per User e corresponde a um indicador operacional que se usa na telefonia para demonstrar a receita média por usuário/telefone mensal. Geralmente este é um termo que pode ser aplicado para os resultados globais da operadora, ou então para indicar o valor médio por linha na conta do usuário.

13. Auditoria de contas de telefonia

telefonia

Corresponde a um processamento automatizado responsável por chegar ligação por ligação presente na fatura de telefonia, buscando desse modo verificar se os valores e tarifas cobrados pela operadora em cada serviço estão de acordo com o que foi definido em contrato firmado com a prestadora do serviço. Caso haja alguma discordância de valores, será gerado um relatório de auditoria detalhado para que a empresa abra um processo de contestação contra a operadora de telefonia visando o ressarcimento dos valores contraditórios.

14. xDSL

Esta é a sigla para digtal Subscriber Line ou então Linha Digital Assistente em portugues. Corresponde a uma tecnologia que realiza a transmissão de dados através de fios de cobre. A velocidade de transmissão dessa tecnologia varia conforme o tipo de sistema utilizado.

15. Broadband (Banda Larga)

Corresponde a banda com capacidade para suportar frequências com alta velocidade. Ou seja, qualquer sistema que possibilite uma entrega multisserviço pode ser chamado de Banda Larga ou Broadband. TV por assinatura e xDSL são alguns exemplos práticos.

16. Backbone

Este termo corresponde basicamente a uma conexão de alta velocidade responsável por transportar os dados de redes menores conectadas a essa conexão. Em outras palavras, backbone trata-se de um conjunto de linhas onde redes locais ou regionais se conectam para formar uma rede WAN (Wide Area Network).

17. Degraus tarifários

Os degraus tarifários correspondem aos intervalos de distâncias geodésica estabelecidas para telefonia fixa. Quando se faz uma ligação de um telefone fixo,a cobrança da ligação interurbana será feita de acordo com tarifas definidas para cada grau tarifário. Sendo assim, quanto maior for a distância entre o usuário que fez a ligação e o número discado, mais cara será a ligação.

No geral, existem 5 degraus tarifários, conforme descritos abaixo:

  • Degrau 1 – para distâncias até 50km
  • O Degrau 2 – para distâncias entre 50km e 100km
  • Degrau 3 – para distâncias entre 100km e 300km
  • Degrau 4 – para distâncias acima de 300km
  • DC – Degrau conturbado estabelecido para situações especificas de algumas cidades conturbadas.

18. Telefonia PABX

Corresponde a um equipamento capaz de controlar ligações enviadas, assim como as recebidas, por meio de linhas telefônicas conectadas ao mesmo. Normalmente esse equipamento é usado pelas empresas para fazer a distribuição interna de ramais.

19. Roaming nacional

Trata-se de um serviço de telefonia móvel que possibilita ao usuário de uma operadora se conectar ou então efetuar ligações fora de sua rede de cobertura registrada. Por exemplo, se você habilitou seu celular em São Paulo (DDD11), então está será sua área de cobertura local. Desse modo se viajar para outro estado como Curitiba (DDD41) e efetuar uma ligação para um telefone local, então será considerado uma ligação local em roaming, onde serão cobradas taxas adicionais (AD e DSL) por ter feito ligações fora da área de cobertura.

20. Roaming internacional

Corresponde a um serviço de telefonia móvel que as operadoras oferecem e que possibilita ao usuário se conectar ou então fazer ligações fora da sua área de cobertura. Ficar atento a este serviço é fundamental, pois seu uso de maneira avulsa e sem planejamento pode acabar tornando o valor da fatura de telefonia para empresa muito alta, já que os custos de roaming internacional são muito caros.

21. Telefonia VOIP

VOIP corresponde a uma tecnologia capaz de converter voz em sinal digital, possibilitando desse modo a realização de chamadas diretamente do computador, telefone VOIP ou ainda outros dispositivos controlados por dados.

A telefonia voip trata-se, portanto, de um serviço de telefonia fornecido através da internet, o que garante chamadas com custo mais acessível entre outros benefícios para o usuário.

22. TEM

TEM é a sigla para Telecom Expense Management e corresponde ao processo de gestão de custos de telecom. Trata-se basicamente de um serviço responsável pelo desenvolvimento e controle de inventário dos recursos de telefonia vinculados à estrutura da empresa, assim como aos colaboradores que fazem uso destes recursos. Além disso, esta solução também faz analise e auditoria de contas de telefonia anatel. Tudo com o objetivo de reduzir custos de telefonia, prevenir violação no consumo, bem como alocar os recursos de telefonia de forma estratégia para o crescimento da corporação.

23. Telemetria

Telemetria corresponde a um serviço que as operadoras de telefonia móvel disponibilizam para serviços de monitoramento remoto, gravação ou então indicação de medidas. Normalmente este é um serviço muito aplicado em rastreamento veicular, ou então rastreamento pessoal, monitoramento do nivel de represas entre outras aplicações.

Portanto, estes são alguns dos principais termos em telefonia importantes para conhecer. Conhecendo afundo cada um deles você passa a compreender melhor operações e serviços neste segmento e, assim evita prejuízos em possíveis contratações de serviços em telecomunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.