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Quando você deve, ou não, terceirizar Gestão de Despesas de Telecom - Parte 2

Publicado por Mobilit

20 de Setembro de 2016 16:54:30 BRT

mobilit_blog_10Partimos do princípio de que não há meios de aliar eficiência e economia sem incorporar a gestão de despesas de Telecom.

Empresas de pequeno, médio e grande porte enfrentam os mesmos desafios quando o assunto é redução de despesas, e as telecomunicações ainda representam um enorme gargalo para o vazamento de recursos que poderiam ser otimizados e economizados.

A área de Telecom apresenta ótimas oportunidades para enxugar gastos, pois são muitas as possibilidades entre as opções de pacotes de dados, negociações de contratos e melhores práticas através de novos dispositivos.

Porém nada disso pode ser executado sem uma gestão eficiente, apta a lidar com a complexidade e relevância dos processos de análise de dados, com expertises vinculadas ao monitoramento e controle.

A terceirização de despesas de Telecom é um excelente investimento para organizações que demandam de agilidade na otimização de despesas, mas se esse ainda não for o momento da sua empresa, é possível avaliar como fazer isso dentro de casa.

QUANDO NÃO DEVO TERCEIRIZAR?

Existem casos e condições específicas aonde a empresa possui os requisitos para lidar com a maioria dos processo de Telecom, avalie se este é o seu perfil através dos tópicos a seguir:

Volume  de despesas em Telecom

O primeiro ponto a ser levado em consideração está relacionado ao volume de despesas em Telecom. Pacotes de telefonia fixa e dados que compreendam valores altos, R$ 100.000,00  a 150.000,00 aproximadamente, demandam de muita atenção e equipe especializada.

Se esse não for o caso, e seu negócio utilizar poucas linhas telefônicas e poucos dispositivos, o gerenciamento das faturas pode ser feito localmente. Mas atenção, mesmo os pequenos empreendimentos sofrem com erros na fatura, cobranças equivocadas e uso indevido de linhas. Mantenha seus gastos sob controle.

Organização

Quando o negócio já possui um volume maior de uso de dados e linhas, organização é essencial.

Faça perguntas como:

- Mantenho minhas faturas organizadas?

- Possuo todos os contratos em um mesmo lugar?

- Tenho um inventário atualizado de todos os dispositivos em uso?

- Sei quem paga pelo quê, e quais setores são responsáveis pelas faturas?

Essas respostas lhe darão parâmetros sobre o seu status de organização atual. Se a maioria delas for negativa, provavelmente você irá precisar de uma assessoria.

Software

A complexidade em gerenciar faturas e processos de dentro da empresa requer uma plataforma/software próprio. Somente desta forma será possível visualizar gastos, inventários e usuários ativos, além de atualizar informações. Sem essa ferramenta, a empresa terá dificuldades em tabular e visualizar as informações, e irá perder tempo considerável para produzir relatórios precisos.

Equipe e Disponibilidade

O Gerenciamento de TEM é constante, e sendo assim você deve dispor de tempo hábil e equipe disponível. Será necessário criar uma área de gestão própria, ou irá sobrecarregar seus funcionários, impedindo-os de realizar suas funções primárias dentro da empresa.

Expertise e Capacitação

A gestão de TEM requer profissionais com habilidades especializadas, como análise de dados, negociação de contratos, estruturação e manutenção de inventário e faturas, profundo conhecimento técnico em auditorias e políticas de uso, além de contatos dentro das operadoras e amplo conhecimento de mercado. Se pretende gerir seus processos internamente, deve considerar o investimento em desenvolver ou contratar profissionais especializados.

O objetivo do TEM é gerar economia e eficiência, facilitar as operações da gestão, aliviar a carga de processos e otimizar as práticas.

O empreendedor deve ponderar sobre suas condições e metas, e conhecer as vantagens de uma gestão eficiente.

Cada empresa possui sua configuração específica, e não existe uma solução padrão para todos os casos. Uma análise detalhada poderá determinar o que pode ser feito em casa e o que será mais eficaz se terceirizado.   

Uma pesquisa da Gartner aponta números expressivos sobre os efeitos da gestão de Telecom. Para uma análise completa e enriquecedora, abserve os dados a seguir:

  • Entre 7 a 12% das cobranças de serviços telefônicos
    possuem erros e custam, anualmente, mais de 8 milhões de
    dólares para grandes empresas. (Aberdeen)

  • Até 2014, 80% das organizações irão gastar em média 15% a
    mais do que deveriam com comunicação móvel. (Gartner)

  • Em média, 31% do plano mensal de minutos de voz móvel é
    inutilizado e geralmente um funcionário somente utiliza
    cerca de 13% da sua capacidade de dados móvel. (CCMI)

De acordo com a pesquisa Gartner, uma solução de TEM permite uma economia global de 40%, e redução dos preços médios dos serviços em 23,4%.

É importante saber que existem possibilidades flexíveis de manter algumas tarefas sendo realizadas dentro da empresa, e contratar parceiros para outras mais específicas ou trabalhosas, e o melhor de tudo, é saber que existem muitas razões para acreditar na gestão de despesas como uma grande oportunidade.

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Assuntos: Gestão de Despesas de Telecom, Redução de Custos, Terceirização de Serviços

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Sobre a Mobilit

A Mobilit é uma empresa focada na prestação de Serviços de Gestão e Redução de Despesas de Telecom (TEM). Com mais de 10 anos de mercado, seu principal objetivo é auxiliar empresas no gerenciamento dos contratos, inventário, faturas e auditorias de telecom, priorizando a redução de custos e o uso de sistemas que automatizem os processos e a geração de informações. Entre em contato conosco.

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